Modelo de Impugnação ao Pedido de Cancelamento de Audiência por Inércia da Parte Contrária e Defesa da Regular Tramitação Processual com Fundamento no CPC/2015

Publicado em: 09/11/2024 Processo Civil
Modelo de manifestação/impugnação apresentada pelo autor para requerer o indeferimento do pedido de cancelamento de audiência formulado pela parte contrária em processo cível. O documento destaca que o pedido de cancelamento foi fundamentado na própria ausência de apresentação de documentos pela parte requerida, configurando tentativa protelatória e violação aos princípios da cooperação, celeridade e boa-fé processual previstos no CPC/2015. São citados dispositivos legais (arts. 6º, 77, 139, 357 e 434 do CPC/2015) e precedentes do TJSP, argumentando-se que o cancelamento da audiência, nessas condições, representa excesso de formalismo, afronta à duração razoável do processo e estimula práticas de advocacia predatória. Ao final, requer-se o indeferimento do cancelamento, eventual concessão de prazo para apresentação dos documentos faltantes, condenação por litigância de má-fé e manutenção da audiência designada.

MANIFESTAÇÃO/IMPUGNAÇÃO AO PEDIDO DE CANCELAMENTO DE AUDIÊNCIA

1. ENDEREÇAMENTO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ___ do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Processo nº: 0000000-00.2024.8.26.0000

Requerente: A. J. dos S., brasileiro, solteiro, advogado, inscrito no CPF sob o nº 000.000.000-00, portador do RG nº 0.000.000-0 SSP/SP, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliado na Rua das Flores, nº 100, Bairro Centro, CEP 00000-000, Cidade/UF.

Requerido: M. F. de S. L., brasileira, casada, empresária, inscrita no CPF sob o nº 111.111.111-11, portadora do RG nº 1.111.111-1 SSP/SP, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliada na Avenida das Palmeiras, nº 200, Bairro Jardim, CEP 11111-111, Cidade/UF.

2. DOS FATOS

A presente manifestação tem por objetivo impugnar o pedido formulado pela parte contrária, M. F. de S. L., de cancelamento da audiência designada nos autos do processo em epígrafe.

Conforme se extrai dos autos, a audiência de instrução e julgamento foi regularmente designada por este juízo, tendo as partes sido devidamente intimadas para apresentação de documentos essenciais à instrução do feito, conforme determina o CPC/2015, art. 434. Contudo, a parte contrária, mesmo após expressa determinação judicial, deixou de apresentar todos os documentos requisitados, limitando-se a juntar parte da documentação e, posteriormente, requereu o cancelamento da audiência sob a alegação de ausência de condições para o regular prosseguimento do ato.

Ressalta-se que tal conduta revela, em verdade, tentativa de procrastinar o andamento processual, em afronta aos princípios da celeridade e da cooperação processual, previstos no CPC/2015, art. 6º e art. 139, III. A ausência injustificada de apresentação de documentos não pode servir de fundamento para o cancelamento da audiência, sob pena de se premiar a inércia e a má-fé processual.

Diante desse contexto, é imprescindível o indeferimento do pedido de cancelamento da audiência, garantindo-se a regular tramitação do feito e a efetividade da prestação jurisdicional.

3. DO DIREITO

3.1. DO DEVER DE COLABORAÇÃO E DA BOA-FÉ PROCESSUAL

O CPC/2015, art. 6º consagra o princípio da cooperação, impondo às partes o dever de colaborar para que se obtenha, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva. Ademais, o CPC/2015, art. 77, I determina que todos os sujeitos do processo devem comportar-se de acordo com a boa-fé.

A conduta da parte contrária, ao não apresentar todos os documentos solicitados e, em seguida, requerer o cancelamento da audiência, viola frontalmente tais princípios, configurando nítida tentativa de retardar o andamento processual e de frustrar o direito da parte adversa à tutela jurisdicional tempestiva.

3.2. DA INVIABILIDADE DO CANCELAMENTO DA AUDIÊNCIA POR FALTA DE DOCUMENTOS

O CPC/2015, art. 357, §3º prevê que, não sendo apresentados os documentos necessários, o juiz pode determinar sua exibição, mas não há previsão legal para o cancelamento automático da audiência por tal motivo. Pelo contrário, a audiência deve ser mantida, cabendo ao magistrado avaliar, no curso do ato, eventuais prejuízos ou a necessidade de redesignação, sempre em observância ao princípio do contraditório e da ampla defesa (CF/88, art. 5º, LV).

O cancelamento da audiência, nessas circunstâncias, representaria excesso de formalismo e afronta ao princípio da razoável duração do processo (CF/88, art. 5º, LXXVIII), além de estimular práticas protelatórias, como já rechaçado pela jurisprudência.

3.3. DA PREVENÇÃO DE ATOS PROTELATÓRIOS E DA DIGNIDADE DA JUSTIÇA

O CPC/2015, art. 139, III atribui ao juiz o dever de prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da justiça e indeferir postulações meramente protelatórias. Assim, o pedido de cancelamento da audiência, fundado na própria inércia da parte, deve ser repelido, sob pena de se estimular o abuso do direito de litigar e práticas de advocacia predatória.

O indeferimento do pedido de cancelamento da audiência, portanto, encontra respaldo não apenas na legislação processual, mas também nos princípios constitucionais da eficiência e da duração razoável do processo.

4. JURISPRUDÊNCIAS

TJSP (23ª C"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

EMENTA:
Processo civil. Pedido de cancelamento de audiência. Alegação de ausência de documentos essenciais. Princípios da cooperação (CPC/2015, art. 6º), boa-fé processual (CPC/2015, art. 77, I), celeridade e duração razoável do processo (CF/88, art. 5º, LXXVIII). Inviabilidade do cancelamento automático da audiência por inércia da parte. Precedentes do TJSP. Pedido improcedente.

VOTO

I – RELATÓRIO

Trata-se de pedido formulado por M. F. de S. L. para o cancelamento da audiência de instrução e julgamento designada nos autos do processo nº 0000000-00.2024.8.26.0000, sob a alegação de não haver condições para o regular prosseguimento do ato em razão da suposta ausência de documentos essenciais à instrução processual.

A parte Requerente, A. J. dos S., apresentou manifestação/impugnação, defendendo a manutenção da audiência, ao argumento de que a ausência injustificada de apresentação de documentos não pode servir de fundamento para a postergação do feito, sobretudo diante dos princípios da celeridade, cooperação e boa-fé processual.

II – FUNDAMENTAÇÃO

1. Da Análise dos Fatos e do Direito

O pedido de cancelamento da audiência baseia-se na ausência de apresentação de documentos por parte da Requerida, situação que, conforme consta, decorre de inércia injustificada. O CPC/2015, art. 357, §3º prevê ao magistrado a faculdade de determinar a exibição de documentos, mas não autoriza o cancelamento automático da audiência quando a parte, sem justificativa plausível, deixa de cumprir determinação judicial.

A conduta da parte Requerida viola os princípios da cooperação (CPC/2015, art. 6º) e da boa-fé processual (CPC/2015, art. 77, I), além de afrontar a duração razoável do processo (CF/88, art. 5º, LXXVIII). O cancelamento da audiência, nessas condições, representaria incentivo a práticas protelatórias, em descompasso com o dever do magistrado de prevenir e reprimir atos contrários à dignidade da justiça (CPC/2015, art. 139, III).

Ressalto que o contraditório e a ampla defesa (CF/88, art. 5º, LV) não se prestam a acobertar estratégias processuais que atentem contra a efetividade e a eficiência da prestação jurisdicional.

2. Jurisprudência Aplicável

A jurisprudência do E. Tribunal de Justiça de São Paulo é pacífica ao repelir pedidos de cancelamento de audiência fundados em preclusão temporal ou ausência injustificada de documentos, quando inexistente prejuízo ou violação ao contraditório. Destaco:

  • TJSP - AI Acórdão/TJSP: "Inviabilidade do cancelamento da audiência designada, sob o pretexto de preclusão temporal... Excessivo rigor formal que não se coaduna com o princípio da ampla defesa..." (DJ 23/09/2024)
  • TJSP - Apelação Cível Acórdão/TJSP: "Desatendimento à ordem judicial pela autora, a despeito de regularmente intimada... Recurso desprovido." (DJ 16/01/2025)

3. Fundamentação Constitucional

O presente voto observa o comando do art. 93, IX, da Constituição Federal, que exige fundamentação adequada e explícita das decisões judiciais, sendo a motivação pressuposto da legitimidade e transparência do ato jurisdicional.

III – DISPOSITIVO

Diante do exposto, julgo improcedente o pedido de cancelamento da audiência formulado por M. F. de S. L., mantendo-se a data previamente agendada para a audiência de instrução e julgamento, nos termos do artigo 357 do CPC/2015.

Faculto à parte Requerida prazo de 5 (cinco) dias para apresentação dos documentos faltantes, sob pena de preclusão e eventual aplicação das sanções previstas no art. 400 do CPC/2015.

Eventual intenção protelatória será analisada em momento oportuno, podendo ensejar condenação em custas e honorários advocatícios, nos termos do artigo 81 do CPC/2015.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

São Paulo, 10 de junho de 2024.

Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Petição inicial substitutiva de inventário por arrolamento para levantamento de valores devidos pelo RIOPREVIDÊNCIA em favor das herdeiras legítimas da servidora pública falecida M. S. de S. L., com fundamento no C...

Modelo de Petição inicial substitutiva de inventário por arrolamento para levantamento de valores devidos pelo RIOPREVIDÊNCIA em favor das herdeiras legítimas da servidora pública falecida M. S. de S. L., com fundamento no C...

Publicado em: 28/04/2025 Processo Civil

Petição inicial substitutiva que requer o processamento do inventário por arrolamento dos valores de aproximadamente R$ 90.000,00 devidos pelo RIOPREVIDÊNCIA à servidora pública aposentada falecida M. S. de S. L., cujas únicas herdeiras legítimas são suas filhas. O pedido está fundamentado no CPC/2015, art. 659, CPC/2015, art. 660, CPC/2015, art. 661, CPC/2015, art. 662, CPC/2015, art. 663, CPC/2015, art. 664, CPC/2015, art. 665, CPC/2015, art. 666 e CPC/2015, art. 667 e no CCB/2002, art. 1.829, além de respeitar princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana e a legalidade. A petição inclui a correção dos dados pessoais das partes, a solicitação de celeridade devido ao estado de saúde de uma requerente, e requer a expedição de alvará judicial para levantamento dos valores, com produção de provas documentais e possibilidade de audiência de conciliação.

Acessar

Modelo de Agravo de Instrumento para Levantamento de Verba Salarial Penhorada por Inércia do Exequente em Execução Judicial, com Fundamentação na Natureza Alimentar da Verba e Princípios Constitucionais

Modelo de Agravo de Instrumento para Levantamento de Verba Salarial Penhorada por Inércia do Exequente em Execução Judicial, com Fundamentação na Natureza Alimentar da Verba e Princípios Constitucionais

Publicado em: 08/11/2024 Processo Civil

Modelo completo de Agravo de Instrumento interposto pelo Executado em ação de execução de título judicial, visando reverter decisão que destinou ao fundo judicial valores penhorados em conta salário, em razão da inércia do exequente. O recurso fundamenta-se no CPC/2015, art. 833, IV (impenhorabilidade relativa do salário), art. 924, V (extinção da execução pela inércia do credor), bem como nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e proteção do salário. Traz síntese dos fatos, requisitos de admissibilidade, teses jurídicas detalhadas, jurisprudência atualizada, pedido de efeito suspensivo e demais requerimentos pertinentes, além de exemplos de peças correlatas (alegações finais, recurso especial, contestação, manifestação e ação autônoma). Indicado para casos em que o devedor busca evitar o perecimento de verba alimentar penhorada diante da inércia do credor.

Acessar

Modelo de Nova Emenda à Petição Inicial em Inventário por Arrolamento para Levantamento de Valores de Servidora Pública Falecida perante o RIOPREVIDÊNCIA

Modelo de Nova Emenda à Petição Inicial em Inventário por Arrolamento para Levantamento de Valores de Servidora Pública Falecida perante o RIOPREVIDÊNCIA

Publicado em: 16/04/2025 Processo Civil

Modelo de petição de nova emenda à inicial em processo de inventário por arrolamento, proposta por herdeiras legítimas, visando a regularização processual para levantamento de valores devidos pelo RIOPREVIDÊNCIA ao espólio de servidora pública falecida. O documento atende exigências do CPC/2015, art. 319, CPC/2015, art. 659, CPC/2015, art. 660, CPC/2015, art. 661, CPC/2015, art. 662, CPC/2015, art. 663, CPC/2015, art. 664, CPC/2015, art. 665, CPC/2015, art. 666, CPC/2015, art. 667, detalha a qualificação das partes, exposição dos fatos, fundamentos jurídicos, referências à legislação e jurisprudência, além de requerer a expedição de alvará judicial para recebimento dos créditos, regular tramitação do inventário, reconhecimento das herdeiras e produção de provas.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.