Modelo de Impugnação Parcial ao Cumprimento de Sentença por Inclusão Indevida de Custas e Regularização de Intimações Processuais

Publicado em: 20/03/2025 CivelProcesso Civil
A presente peça jurídica trata de uma impugnação parcial ao cumprimento de sentença, fundamentada no CPC/2015, art. 525, apresentada pelo impugnante contra o exequente. O objetivo principal é a exclusão de valores indevidamente incluídos no cálculo do débito, referentes a custas processuais já pagas pela parte contrária, bem como a retificação do cadastro processual para direcionamento das intimações à advogada constituída. A peça alega violação do CPC/2015 e CF/88, destacando a má-fé processual do exequente e pleiteando devolução em dobro do valor cobrado indevidamente, aplicação de penalidades por litigância de má-fé e pagamento de honorários e custas processuais. Contém fundamentação legal, jurisprudências relevantes e pedidos detalhados.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]

Processo nº: [número do processo]

Impugnante: [nome do devedor/impugnante]

Impugnado: [nome do credor/exequente]

IMPUGNAÇÃO PARCIAL AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

[NOME COMPLETO DO IMPUGNANTE], [qualificação completa], por meio de sua advogada regularmente constituída, [nome da advogada], inscrita na OAB [número da OAB], com endereço profissional na [endereço completo], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 525, apresentar a presente IMPUGNAÇÃO PARCIAL AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

PREÂMBULO

O presente incidente tem como objetivo impugnar parcialmente o cumprimento de sentença promovido pelo exequente, em razão da inclusão indevida de custas processuais pagas pela parte contrária no cálculo apresentado, bem como requerer a regularização do cadastro processual para que as intimações sejam direcionadas à advogada constituída nos autos.

DOS FATOS

1. O trânsito em julgado da decisão exequenda ocorreu em 05/02/2025. Após a instauração do cumprimento de sentença, o exequente apresentou planilha de cálculos que incluiu, indevidamente, custas processuais que foram pagas pela parte contrária, onerando de forma injusta o impugnante.

2. O impugnante, em respeito ao princípio da boa-fé processual, efetuou o depósito judicial do valor que entende devido, excluindo o montante correspondente às custas indevidamente cobradas, conforme comprovante de depósito em anexo.

3. Além disso, destaca-se que, após a instauração do cumprimento de sentença, a advogada do impugnante não foi devidamente intimada dos atos processuais, em flagrante violação ao CPC/2015, art. 272. A adesão ao domicílio eletrônico não exime a necessidade de intimação do advogado constituído nos autos, o que comprometeu o direito de defesa do impugnante.

DO DIREITO

4. A inclusão indevida das custas processuais no cálculo do débito viola o disposto no CPC/2015, art. 509, §4º, que determina a fiel execução do título executivo judicial. O direito ao ressarcimento das custas é da parte, e não do procurador, conforme entendimento consolidado na jurisprudência.

5. A conduta do exequente, ao incluir valores indevidos no cálculo, configura abuso de direito e má-fé processual, ensejando a aplicação do CCB/2002, art. 940, que prevê a devolução em dobro do valor cobrado indevidamente, além da penalidade por litigância de má-fé, nos termos do CPC/2015, art. 80.

6. Ademais, a ausência de intimação da advogada do impugnante após a instauração do cumprimento de sentença afronta o princípio do contraditório e da ampla defesa, previstos na <"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

VOTO

Excelentíssimos Senhores Desembargadores,

Trata-se de impugnação parcial ao cumprimento de sentença oposta por [NOME COMPLETO DO IMPUGNANTE], que se insurge contra a inclusão de custas processuais no cálculo do débito exequendo, alegando violação aos princípios da boa-fé processual e do contraditório.

ANÁLISE DOS FATOS

Inicialmente, verifica-se que o trânsito em julgado da decisão exequenda ocorreu em 05/02/2025, e que o exequente, ao apresentar a planilha de cálculos, incluiu custas processuais que não lhe são devidas, conforme alegado pelo impugnante.

Além disso, foi apontada a ausência de intimação regular da advogada constituída pelo impugnante, em flagrante afronta ao disposto no CPC/2015, art. 272, o que compromete os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, insculpidos na CF/88, art. 5º, LV.

FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA

O direito do impugnante encontra amparo no CPC/2015, art. 509, §4º, que estabelece que a execução do título judicial deve ser realizada de forma fiel, vedando a inclusão de valores indevidos. Ademais, o CCB/2002, art. 940 prevê a restituição em dobro de valores cobrados de má-fé, o que se verifica no presente caso.

A ausência de intimação da advogada do impugnante, por sua vez, configura violação ao princípio do contraditório, garantido pela CF/88, art. 5º, LV, comprometendo a validade dos atos processuais subsequentes e devendo ser corrigido com a retificação do cadastro processual.

JURISPRUDÊNCIA

O entendimento jurisprudencial é pacífico no sentido de reconhecer a necessidade de exclusão de valores indevidamente incluídos no cálculo do débito exequendo, bem como de exigir a regularidade na intimação dos advogados constituídos nos autos:

TJSP (11ª Câmara de Direito Privado) - \"Deve ser excluído do cálculo apresentado pelo exequente o valor correspondente às custas processuais indevidamente incluídas, sob pena de violação ao princípio da boa-fé processual.\" (Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, Rel.: Des. Walter Fonseca, J. em 04/10/2024)

TJSP (20ª Câmara de Direito Privado) - \"A ausência de intimação regular do advogado constituído compromete o contraditório e deve ser sanada, sob pena de nulidade dos atos processuais.\" (Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, Rel.: Des. Rebello Pinho, J. em 21/11/2024)

CONCLUSÃO

Ante o exposto, com fundamento na CF/88, art. 93, IX, voto no sentido de dar procedência parcial à impugnação apresentada, determinando:

  1. A exclusão do valor referente às custas processuais indevidamente incluídas no cálculo do débito;
  2. A liberação do valor depositado ao credor, com a consequente quitação do débito;
  3. A restituição em dobro dos valores cobrados indevidamente, nos termos do CCB/2002, art. 940;
  4. A condenação do exequente por litigância de má-fé, nos termos do CPC/2015, art. 80;
  5. A retificação do cadastro processual para que as intimações sejam direcionadas à advogada do impugnante;
  6. A condenação do exequente ao pagamento das custas e honorários advocatícios decorrentes da presente impugnação.

É como voto.

[Local], [Data]

[Nome do Magistrado]


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Impugnação à Regularização Fundiária Urbana: Contestação de Proprietário Tabular por Ausência de Requisitos Legais, Oposição à Ocupação e Nulidades no Procedimento Administrativo conforme Lei 13.465/2017

Modelo de Impugnação à Regularização Fundiária Urbana: Contestação de Proprietário Tabular por Ausência de Requisitos Legais, Oposição à Ocupação e Nulidades no Procedimento Administrativo conforme Lei 13.465/2017

Publicado em: 08/11/2024 CivelProcesso Civil

Modelo de impugnação à regularização fundiária urbana (REURB) apresentada por proprietário tabular de imóvel contra pedido de regularização proposto por ocupante e Município. O documento detalha a ausência dos requisitos legais para a regularização, aponta vícios formais e materiais no procedimento administrativo, ressalta a oposição do proprietário à ocupação e fundamenta-se na Lei 13.465/2017, Lei 6.015/1973 e Constituição Federal. Inclui preliminares sobre inépcia do pedido, ausência de notificação válida, defesa do direito de propriedade, necessidade de observância do devido processo legal e impossibilidade de reconhecimento de prescrição aquisitiva. Apresenta jurisprudências relevantes e requer nulidade do procedimento, intimação das partes e produção de provas. Indicado para casos de defesa do direito de propriedade frente a REURB em que não há consolidação da posse ou anuência do proprietário.

Acessar

Modelo de Réplica à Contestação do INSS em Ação de Concessão ou Restabelecimento de Benefício por Incapacidade com Fundamentação em Provas Médicas e Pedido de Nova Perícia Judicial

Modelo de Réplica à Contestação do INSS em Ação de Concessão ou Restabelecimento de Benefício por Incapacidade com Fundamentação em Provas Médicas e Pedido de Nova Perícia Judicial

Publicado em: 05/11/2024 CivelProcesso Civil

Modelo de réplica à contestação apresentada pelo INSS em ação previdenciária que visa à concessão ou restabelecimento de benefício por incapacidade (auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez), em favor de segurada acometida por infarto agudo do miocárdio. O documento detalha a impugnação à alegação do INSS de ausência de incapacidade laborativa, fundamentando-se em farto conjunto probatório médico, laudos subscritos por médicos do serviço público e princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e proteção social. Defende a possibilidade de afastamento da presunção de veracidade do laudo pericial judicial diante de impugnação técnica consistente e requer, subsidiariamente, a realização de nova perícia judicial, preferencialmente por especialista em cardiologia. Inclui pedidos de manutenção de tutela antecipada, condenação do INSS às verbas devidas e consideração de todas as provas juntadas.

Acessar

Modelo de Ação Declaratória de Inexigibilidade de Débito, Estorno de Valores e Indenização por Danos Morais em Favor de Menor Incapaz Contra Instituição Financeira por Compras Indevidas em Ambiente Digital

Modelo de Ação Declaratória de Inexigibilidade de Débito, Estorno de Valores e Indenização por Danos Morais em Favor de Menor Incapaz Contra Instituição Financeira por Compras Indevidas em Ambiente Digital

Publicado em: 11/11/2024 CivelProcesso Civil

Modelo de petição inicial para ação declaratória de inexigibilidade de débito, cumulada com obrigação de fazer (estorno de valores) e indenização por danos morais, ajuizada por menor absolutamente incapaz, representado por sua genitora, em face de instituição financeira (Banco Itaú Unibanco S.A.). O caso envolve a realização de compras digitais atípicas e de elevado valor por meio de cartão de crédito, sem autorização, por menor portador de TDAH, evidenciando falha na prestação do serviço bancário e violação à proteção do consumidor. Fundamenta-se na responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços, nulidade de atos praticados por incapaz, proteção ao consumidor vulnerável e princípios constitucionais e consumeristas, com pedidos de declaração de inexigibilidade do débito, estorno dos valores e indenização por danos morais.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.