Jurisprudência em Destaque

Exibindo 4904 resultados

Dano Moral. E-mail que ataca reputação de empresa gera reparação por dano moral

E-mail que ataca reputação de empresa gera reparação por dano moral A elaboração e divulgação de e-mail com conteúdo depreciativo à imagem de uma determinada empresa configura ato ilícito. Esse foi o entendimento dos integrantes da 6ª Câmara Cível do TJRS., que negou provimento à apelação de GHP Informática Ltda., empresa acusada de denegrir o nome de outra companhia. Intitulado de “alerta", o e-mail foi (...)

Acessar

STF. IPI. Benefício das empresas. Produtos destinados à importação.

Decisão do STJ evita rombo bilionário na União Quase simultâneamente à decisão do STF que desfavoreceu a União no caso da Cofins e do PIS, os ministros do Superior Tribunal de Justiça decidiram ontem favoravelmente ao governo e negaram o direto de empresas receberem créditos referentes ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que foi pago na fabricação de produtos destinados à exportação. Por cinco vot(...)

Acessar

STF. Tributário. PIS/COFINS. Inconstitucionalidade.

Alteração da base de cálculo do PIS e da Cofins é inconstitucional. Lei 9.718/98. O STF declarou, por maioria, a inconstitucionalidade de dispositivo da Lei 9.718/98 que instituiu nova base de cálculo para a incidência de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). No julgamento dos Recursos Extraordinários (REs) 357950, 390840, 358273 e 346084 o Plenário decidiu pel(...)

Acessar

Senado. Tributário. Consumidor. Esclarecimento sobre os impostos

Esclarecimento sobre os impostos incidentes. CF/88, art. 150, § 5º. Regulamentação rejeitada. A comissão aprovou parecer contrário ao projeto de lei de autoria do então senador Francisco Pereira que regulamenta o § 5º do art. 150 da CF/88 e estabelece medidas para o esclarecimento, aos consumidores, a respeito de impostos sobre mercadorias e serviços (PLS 129/05). O relator da matéria, senador César Borges (PFL-BA), assinalou (...)

Acessar

Senado. Consumidor. Aprovação de projetos.

Comissão aprova projetos que beneficiam consumidores. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou no dia 26/10/2005, em decisão terminativa, substitutivo a projeto de lei que acrescenta artigo ao Código de Defesa do Consumidor para obrigar a comunicação prévia da inclusão do nome do consumidor em cadastros, bancos de dados, fichas ou registros de inadimplentes.A proposta, de autoria (...)

Acessar

Senado. Meio ambiente. Reposição florestal.

Comissão aprova projeto de reposição florestal em áreas degradadas. O projeto de lei que altera o Código Florestal para permitir a reposição e a recomposição de reserva legal mediante o plantio de palmáceas em áreas alteradas foi aprovado no dia 26/10/2005, em decisão terminativa, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A matéria (PLS 110/05), de autoria do senador Flexa Ribeir(...)

Acessar

Senado. Partilha de bens. Desburocratização.

(...)

Acessar

Senado. Seguridade social. Aposentadoria especial.

CAS aprova projeto que regulamenta aposentadoria das pessoas com deficiência com 25 anos de contribuição. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou no dia 27/10/2005, projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que estabelece requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos portadores de deficiência que sejam segurados do regime geral de Previdência Social (PLS 252/05 - complementar). De acordo com o (...)

Acessar

Câmara. Honorários advocatícios. CCJ obriga Fazenda a pagar despesas processuais.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no dia 20/10/2005 substitutivo do deputado Bosco Costa (PSDB-SE) que obriga a Fazenda Pública a pagar as despesas processuais e os honorários de sucumbência em ações de grande valor. O substitutivo faz apenas alterações de redação ao Projeto de Lei 4.108/04, do deputado Maurício Rands (PT-PE), e ao PL 5097/05, do deputado Vignatti (PT-SC), que tramitam em conjunto. Conforme(...)

Acessar

Câmara. Ensino. CCJ aprova PEC que torna educação infantil obrigatória.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, no dia 25/10/2005, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 393/05, do Senado, que torna obrigatória a educação infantil (creches e pré-escola) na rede pública de ensino. A relatora da matéria na comissão, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), acatou os argumentos de que cabe ao Estado garantir educação pública a todos, sem distinção de idade. A P(...)

Acessar