Jurisprudência em Destaque

Exibindo 4904 resultados

TST esclarece quando intervalo superior ao legal gera hora extra

A Súmula 118 do Tribunal Superior do Trabalho é clara ao dispor que a concessão de intervalo intrajornada não previsto em lei ou em tempo superior ao legal representa tempo à disposição do empregador e, portanto, deve ser remunerado como serviço extraordinário. Mas, para que o trabalhador tenha direito a essa remuneração, é necessário que esse tempo seja acrescido ao final da jornada de trabalho. Quando, por liberalidade do empregado(...)

Acessar

STJ. Responsabilidade civil. Prazo para reaver prejuízo causado a terceiro conta da data d

Prazo para reaver prejuízo causado a terceiro conta da data do pagamento e não do acidente O prazo para o segurado causador de acidente apresentar pedido à seguradora para receber o pagamento dos danos por ele provocados a outra pessoa é de um ano. Esse prazo, no entanto, começa a ser contado da data em que o segurado efetivamente pagou os prejuízos, e não da data em que ocorreu o sinistro. Com esse entendimento, a Terceira Turma do S(...)

Acessar

STJ. Honorários de perito devem seguir critérios genéricos

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acompanhou com unanimidade o voto do ministro José Delgado em processo movido pelas companhias áreas Fly e TAM contra decisão do Juízo da 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. A 8ª Vara fixou um valor de honorários periciais considerado excessivo pelas empresas de avião em um processo movido por elas contra a União e contra o INSS. Na sua decisão, o ministro Del(...)

Acessar

STJ. É prorrogável o prazo para juntada de original quando seu término recair em dia não-ú

É prorrogável o prazo para juntada de original quando seu término recair em dia não-útil A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu entendimento de que o prazo para apresentação de original em recurso apresentado via fac-símile que findar em final de semana, feriado ou dia em que não houver expediente forense ficará prorrogado até o primeiro dia útil seguinte a esta data. Com isso, os ministros aderiram à (...)

Acessar

STJ. Reduzida indenização por extravio de folhas de cheques

Reduzida indenização por extravio de folhas de cheques A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a redução do valor de indenização por danos morais devida em razão de constrangimentos provenientes do extravio de folhas de cheque a correntistas do Banco Itaú S/A de 50 salários mínimos para 30. Com isso, o Banco Itaú terá que pagar a quantia de R$ 9.000,00 para Mário Alberto e Mariza Bandarra. O casal ale(...)

Acessar

Nova lei cria a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, e dá outras providências.

Lei 11.182, de 27/09/2005. Cria a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, e dá outras providências. (...)

Acessar

Íntegra do voto do ministro Pertence no julgamento de ADI sobre MP 2192

O plenário do Supremo Tribunal Federal suspendeu, no último dia 14/9, a eficácia do parágrafo 1º do artigo 4º da Medida Provisória 2192-70/2001, que trata da privatização dos bancos estaduais. O dispositivo garantia ao vencedor de licitação para compra da instituição o monopólio da movimentação financeira do Estado até o ano de 2010. A decisão deu-se no julgamento de medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade ((...)

Acessar

Chega ao Supremo ADI contra dispositivo do Estatuto do Desarmamento

Chega ao Supremo ADI contra dispositivo do Estatuto do Desarmamento A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-Brasil) ajuizou, no Supremo, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3586), com pedido de liminar, contra o artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei Federal 10.826/03). A Adepol questiona texto do Estatuto do Desarmamento que considera crime a posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Consta na ADI(...)

Acessar

Direito do Consumidor. Propaganda enganosa. Ação de Obrigação de Fazer

Justiça obriga concessionária a vender carro com 44% de desconto Uma concessionária da Renault em Campinas, no interior de São Paulo, foi condenada a cumprir uma oferta veiculada num jornal local. Um consumidor alegou que a empresa anunciou o veículo Clio por um preço e, quando chegou na loja para comprá-lo, foi informado de que o valor era bem mais alto. Segundo a juíza Renata Manzini, da 5ª Vara Cível de Campinas, o anuncio (...)

Acessar

Senado. CPC. Recurso. Agravo de Instrumento. Novas regras.

Senado. O Plenário do Senado aprovou, nesta no dia 21/09/2005, projeto de lei da Câmara (PLC 72/05) que altera o Código de Processo Civil (CPC) no tocante às regras de utilização de agravo retido e de agravo de instrumento. Os os recursos são utlizados para impugnar decisões interlocutórias (aquelas que não põem termo ao processo, ou seja, não são terminativas do processo). De acordo com o projeto aprovado o a retenção(...)

Acessar