Jurisprudência em Destaque

Exibindo 4911 resultados

Senado. Seguridade social. Fator previdenciário. Extinção.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou no dia 09/03/2006, em decisão terminativa, projeto (PL 296/03) do Senador Paulo Paim (PT-RS) que prevê o fim do chamado fator previdenciário. Trata-se de cálculo criado pela reforma da Previdência para estimular os segurados a retardar a sua aposentadoria. Pelo sistema atual, as aposentadorias de segurados mais jovens são menores do que as dos trabalhadores que decidem postergar a decisão de se(...)

Acessar

Senado. Seguridade social. Aposentadoria para deficientes.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou no dia 09/03/2006, decisão terminativa, deu parecer favorável à proposta de criação de aposentadoria especial aos portadores de deficiência. O Projeto de Lei Complementar 358/05, de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR), que estabelece critérios especiais para a concessão de aposentadoria ao segurador portador de deficiência pelo Regime Geral da Previdência Social. Pelo texto, que será ex(...)

Acessar

Senado. Seguridade social. Aprovada aposentadoria para dona-de-casa.

O plenário aprovou, no dia 10/03/2006 por unânimidade o projeto de lei prevê a concessão de aposentadoria especial às donas-de-casa (PLS 318/05). A matéria foi aprovada em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no dia 09/03/2006. De acordo com o PLS 318/05, terão direito a uma alíquota de contribuição de 11% para a Previdência o segurado facultativo sem renda própria que se dedique exclusivamente ao trab(...)

Acessar

Senado. Precatório. PEC cria regime especial para pagamento de precatórios com desconto.

Já está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado a Proposta de Emenda à Const. 12/2006, que cria o regime especial destinado ao pagamento de precatórios por meio, entre outros mecanismos, de leilões de deságio. Os devedores (a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios) poderiam optar por este regime, de forma a quitar parte das dívidas resultantes de decisões judiciais de última instâ(...)

Acessar

Emenda Constitucional 52. Verticalizacção. Texto completo.

EMENDA CONSTITUCIONAL 52, de 08/03/2006 Dá nova redação ao § 1º do art. 17 da Constituição Federal para disciplinar as coligações eleitorais. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional: Art. 1º - O § 1º do art. 17 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação: «Art. 17 - (...)

Acessar

Verticalização. Congresso promulga nesta quarta Emenda que acaba com a verticalização.

Congresso promulga nesta quarta-feira emenda que acaba com a verticalização O Congresso Nacional promulga, nesta quarta-feira (8), a emenda constitucional que acaba com a obrigatoriedade de se repetirem nos estados e municípios as coligações partidárias realizadas para a disputa da Presidência da República. A promulgação ocorrerá em sessão solene do Congresso Nacional, marcada para às 11h30, no Plenário do Senado. A em(...)

Acessar

Progressão de regime. Julgamento monocrático.

Primeira Turma decide que pedidos de progressão de regime poderão ser julgados monocraticamente A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal resolveu questão de ordem suscitada pelo ministro Cezar Peluso e decidiu que todos os habeas corpus com pedidos de progressão de regime podem ser julgados individualmente pelo relator. A decisão foi tomada durante o julgamento do Habeas Corpus (HC) 86224 e fundamentada pela decisão tomada p(...)

Acessar

Justiça gratuita. Possibilidade de pedido em qualquer fase do processo.

Justiça gratuita Assistência pode ser pedida em qualquer fase da ação O pedido de assistência gratuita da Justiça pode ser feito em qualquer fase do processo. O entendimento é da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que assegurou Justiça gratuita a um trabalhador que deixou de recolher custas processuais de R$ 258 sem apresentar declaração de pobreza. O relator da questão, ministro João Oreste Dalazen esclareceu q(...)

Acessar

Filiação. Paternidade. Reconhecimento. Anulação se comprovado erro ou falsidade.

Filiação. Reconhecimento da paternidade. Anulação de registro só poderá ser feita se comprovado erro ou falsidade, diz STJ.» É irrevogável o reconhecimento de paternidade, salvo por erro, dolo, coação, simulação ou fraude, vícios afastados. Com esse entendimento, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ/MG). O Tribunal negou provimento ao re(...)

Acessar

STF. Nepotismo no Poder Judiciário. Proibição pelo CNJ. Constitucionalidade

STF. Nepotismo no Poder Judiciário. Constitucionalidade da Res. 7/2005 do CNJ O Plenário do Supremo Tribunal Federal manteve, por maioria (9 x 1), a validade da Resolução nº 7/2005 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que vedou a contratação de parentes de magistrados, até o terceiro grau, para cargos de chefia, direção e assessoramento no Poder Judiciário. Com a liminar, proferida com efeito retroativo, vinculante e com(...)

Acessar