Modelo de Petição de Demissão por Justa Causa: Rescisão Contratual com Base no Descumprimento de Acordo Coletivo
Publicado em: 14/10/2024 Trabalhista Processo do TrabalhoPETIÇÃO DE DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da ___ Vara do Trabalho da Comarca de [CIDADE/UF]
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
EMPREGADOR: Empresa XYZ Ltda., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00.000.000/0001-00, com sede na Rua das Flores, nº 123, Bairro Centro, CEP 00000-000, Cidade/UF, endereço eletrônico: [email protected].
EMPREGADO: J. M. da S., brasileiro, solteiro, auxiliar de produção, portador do CPF nº 000.000.000-00 e RG nº 0.000.000 SSP/UF, residente e domiciliado na Rua das Acácias, nº 456, Bairro Jardim, CEP 00000-000, Cidade/UF, endereço eletrônico: [email protected].
3. EXPOSIÇÃO DOS FATOS
O Reclamado, ora EMPREGADO, foi admitido pela Reclamante, EMPREGADORA, em 01/03/2022, para exercer a função de auxiliar de produção, com jornada de trabalho das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.
No entanto, no período compreendido entre os dias 06 e 07 de maio de 2023, o Reclamado participou ativamente de movimento grevista deflagrado por parte dos empregados da empresa, mesmo após a celebração de acordo coletivo em 04/05/2023, que previa a cessação do movimento paredista pelo prazo de 90 (noventa) dias e a imediata retomada das atividades laborais.
A conduta do Reclamado, ao descumprir deliberadamente o acordo coletivo firmado entre a empresa e os representantes sindicais, configura grave insubordinação e indisciplina, além de causar prejuízos à continuidade das atividades empresariais.
Diante da reiteração da conduta e da ausência de justificativa plausível para o descumprimento do acordo, a EMPREGADORA optou por rescindir o contrato de trabalho do Reclamado por justa causa, nos termos do art. 482, alíneas “h” e “e”, da CLT.
4. DO DIREITO
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu art. 482, alíneas “e” e “h”, estabelece que constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador o ato de indisciplina ou insubordinação, bem como a prática de atos lesivos à boa-fé contratual.
No caso em tela, restou comprovado que o Reclamado participou de movimento grevista após a celebração de acordo coletivo que determinava a suspensão da greve e o retorno imediato ao trabalho. Tal conduta caracteriza descumprimento de obrigação contratual e violação à norma coletiva, o que autoriza a rescisão contratual por justa causa.
Ressalte-se que o direito de greve, previsto na CF/88, art. 9º, deve ser exercido nos limites legais e convencionais. A inobservância desses limites, especialmente após acordo firmado com o si"'>...