Modelo de Embargos de Declaração para Sanar Omissão e Contradição em Decisão Saneadora sobre Contrato de Compra e Venda de Imóvel
Publicado em: 14/09/2024 CivelProcesso Civil Direito ImobiliárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº __________
Autor: A. J. dos S.
Réu: R. F. da S.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
A. J. dos S., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com escritório profissional situado à __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.022, opor os presentes EMBARGOS DE DECLARAÇÃO em face da decisão que saneou o processo, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
PREÂMBULO
O presente recurso tem como objetivo sanar omissão e contradição na decisão que saneou o processo, ao negar o lapso temporal requerido pelo autor para manifestação nos autos e apresentação de provas essenciais à comprovação da legitimidade da assinatura constante no contrato de compra e venda do imóvel em litígio.
DOS FATOS
Trata-se de ação envolvendo a compra e venda de um terreno, em que o autor, A. J. dos S., vendeu o imóvel a terceiros, com base em contrato assinado pelo réu, R. F. da S., e em procuração específica outorgada pelo mesmo, conferindo poderes gerais sobre o imóvel.
O réu, no entanto, alegou que a assinatura constante no contrato não era sua, requerendo a realização de perícia. Foram realizadas três perícias, sendo duas negativas e uma positiva quanto à autenticidade da assinatura.
O autor, representado por seu advogado, requereu prazo para manifestação e apresentação de provas adicionais, demonstrando que o réu assinou outros documentos com a mesma assinatura questionada. Contudo, a decisão saneadora do processo negou o pedido de prazo, sem que houvesse intimação prévia do autor acerca do indeferimento, prejudicando sua defesa.
Tal decisão impede o autor de comprovar a legitimidade da assinatura, além de violar o princípio do contraditório e da ampla defesa, garantidos pela CF/88, art. 5º, LV.
DO DIREITO
Os embargos de declaração são cabíveis para sanar obscuridade, contradição, omissão ou erro material em decisões judiciais, conforme disposto no CPC/2015, art. 1.022.
No caso em tela, verifica-se omissão na decisão saneadora, que não apreciou adequadamente o pedido de prazo para manifestação do autor, essencial para"'>...