Modelo de Reclamação Trabalhista com Pedido de Reconhecimento de Vínculo Empregatício e Quitação de Verbas Rescisórias
Publicado em: 20/09/2024 Trabalhista Processo do TrabalhoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DO TRABALHO DA ___ VARA DO TRABALHO DE [CIDADE/UF]
[Local], [Data]
PREÂMBULO
Reclamante: [Nome do Reclamante, qualificado abaixo]
Reclamado: [Nome do Reclamado, qualificado abaixo]
[Nome do Reclamante], brasileiro(a), [estado civil], [profissão], portador(a) do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], por seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na [endereço do advogado], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 840, §1º, da CLT e demais dispositivos aplicáveis, propor a presente
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
em face de [Nome do Reclamado], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
O Reclamante foi admitido pela Reclamada em [data de admissão], para exercer a função de [função exercida], com jornada de trabalho de [detalhar jornada] e remuneração mensal de R$ [valor]. Contudo, o vínculo empregatício nunca foi formalizado, uma vez que a Reclamada não procedeu ao registro do contrato de trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do Reclamante, em flagrante descumprimento ao disposto na CLT, art. 29.
Durante o período de prestação de serviços, o Reclamante desempenhou suas atividades de forma subordinada, pessoal, onerosa e não eventual, características que configuram a relação de emprego nos termos do CLT, art. 3º. Apesar disso, a Reclamada optou por não formalizar o vínculo empregatício, privando o Reclamante de direitos trabalhistas básicos.
Em [data de dispensa], o Reclamante foi dispensado sem justa causa, sem que lhe fossem quitadas as verbas rescisórias devidas, tais como aviso prévio indenizado, férias proporcionais acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, FGTS com multa de 40%, entre outras.
DO DIREITO
A relação de emprego entre as partes está claramente configurada, conforme os requisitos previstos no CLT, art. 3º: subordinação, pessoalidade, onerosidade e não eventualidade. A ausência de registro na CTPS do Reclamante constitui infração ao CLT, art. 29, sendo dever do empregador proceder à anotação do contrato de trabalho.
A dispensa sem justa causa, por sua vez, impõe à Reclamada a obrigação de quitar as verbas rescisórias devidas, nos termos do CLT, art. 477. Ademais, a ausência de recolhimento do FGTS durante o vínculo empregatício e a não realização do pagamento da multa de 40% sobre os depósitos do FGTS violam o disposto no CF/88, art. 7º, III.
<"'>...