Modelo de Ação de Obrigação de Fazer Cumulada com Indenização por Danos Morais Relativa a Vazamentos e Infiltrações em Direito de Vizinhança
Publicado em: 22/08/2024 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Distribuição por dependência, se for o caso.
Nome completo do autor: M. F. de S. L.
Endereço completo: _____________________________
CPF: _____________________________
E-mail: _____________________________
Nome completo dos réus: A. J. dos S. e C. E. da S.
Endereço completo dos réus: _____________________________
CPF dos réus: _____________________________
E-mail dos réus: _____________________________
PREÂMBULO
O autor, acima qualificado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento nos artigos 186, 927 e 942 do Código Civil, bem como nos artigos 319 e seguintes do CPC/2015, propor a presente:
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
Em face de A. J. dos S. e C. E. da S., também qualificados, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
DOS FATOS
Desde o dia 03 de julho de 2024, o autor vem sofrendo com vazamentos de água no teto do banheiro auxiliar e infiltrações nas paredes do banheiro principal de seu apartamento. Os problemas surgiram de forma inesperada, causando umidade, mofo e danos estruturais no imóvel.
O autor entrou em contato informalmente com os proprietários dos apartamentos superiores, A. J. dos S. e C. E. da S., mas não obteve qualquer retorno ou providência para solucionar o problema. A omissão dos réus tem causado prejuízos à segurança, ao sossego e à saúde da família do autor.
DO DIREITO
O direito do autor encontra amparo no art. 186 do Código Civil, que prevê a obrigação de reparar o dano causado a outrem por ação ou omissão. Além disso, o art. 927 do Código Civil estabelece que aquele que causar dano a outrem, por ato ilícito, fica obrigado a repará-lo.
Os problemas de vazamento e infiltração configuram violação ao direito de vizinhança, previsto nos arts. 1.277 e 1.278 do Código Civil, que garantem ao proprietário o direito de exigir que o vizinho impeça a propagação de danos ao seu imóvel.
Ademais, o art. 942 do Código Civil dispõe sobre a responsabilidade solidária entre os causadores do dano, permitindo ao autor exigir reparação de qualquer um dos réus.
Os danos morais também são evidentes, uma vez que a situação ultrapassa o mero aborrecimento, afetando a saúde e o bem-estar da família do autor. Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justiça tem reconhecido a indenização por danos morais em casos semelhantes.