Modelo de Impugnação à impugnação ao cumprimento de sentença de alimentos em favor de menor, requerendo indeferimento das alegações do executado e manutenção das medidas executivas conforme CPC/2015 e princípios constit...

Publicado em: 08/07/2025 Processo Civil Familia
Manifestação protocolar na fase de cumprimento de sentença de alimentos, em que o exequente, representando menor impúbere, impugna a impugnação apresentada pelo executado, requerendo o indeferimento dos pedidos de revisão, parcelamento e substituição de penhora, com fundamento no CPC/2015, jurisprudência consolidada e princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e proteção ao menor. Busca-se a manutenção da exigibilidade integral do débito alimentar, prosseguimento da execução e aplicação das medidas coercitivas cabíveis, incluindo prisão civil, diante do inadimplemento reiterado e ausência de justificativa idônea.
← deslize para o lado para ver mais opções

IMPUGNAÇÃO À IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
(MANIFESTAÇÃO SOBRE A IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA)

1. ENDEREÇAMENTO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de ___ do Tribunal de Justiça do Estado ___

2. IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES E DOS AUTOS

A. J. dos S., menor impúbere, representado por sua genitora M. F. de S. L., já qualificados nos autos do Cumprimento de Sentença nº 0000000-00.2024.8.00.0000, em trâmite perante este juízo, por seu advogado infra-assinado (instrumento de mandato anexo), com endereço profissional na Rua ___, nº ___, Bairro ___, CEP ___, Cidade ___, Estado ___, endereço eletrônico [email protected], vem, respeitosamente, apresentar sua IMPUGNAÇÃO À IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA em face de C. E. da S., executado, brasileiro, estado civil ___, profissão ___, portador do CPF nº ___, residente e domiciliado na Rua ___, nº ___, Bairro ___, CEP ___, Cidade ___, Estado ___, endereço eletrônico [email protected], nos termos a seguir expostos.

3. SÍNTESE DOS FATOS

O exequente promoveu o cumprimento de sentença para cobrança de pensão alimentícia fixada judicialmente em favor do menor A. J. dos S.. O executado, C. E. da S., apresentou impugnação ao cumprimento de sentença, alegando, em síntese: (i) necessidade de revisão detalhada dos cálculos apresentados; (ii) pedido de parcelamento do débito alimentar; (iii) alegação de dificuldade financeira; e (iv) pleito de substituição da penhora por bens alternativos.

Ressalte-se que o executado não apenas deixou de adimplir a pensão alimentícia relativa aos anos anteriores, como permanece inadimplente até a presente data, agravando a situação de vulnerabilidade do alimentando.

4. DA TEMPESTIVIDADE

A presente manifestação é tempestiva, pois apresentada dentro do prazo legal de 15 (quinze) dias úteis, contados da intimação da impugnação ao cumprimento de sentença, nos termos do CPC/2015, art. 218 e CPC/2015, art. 525, § 1º. Assim, requer-se o regular processamento da presente impugnação.

5. DOS FATOS

O executado, reiteradamente, descumpre a obrigação alimentar fixada em sentença transitada em julgado, acumulando débitos pretéritos e atuais. Em sua impugnação, limita-se a alegar genericamente dificuldades financeiras, sem comprovação idônea, e pleiteia parcelamento do débito, revisão dos cálculos e substituição da penhora.

Importante destacar que o débito alimentar é incontroverso, pois não há comprovação de pagamento das parcelas vencidas, tampouco justificativa plausível para o inadimplemento. A inadimplência do executado compromete a subsistência do alimentando, cuja necessidade é presumida e amparada pelo princípio da dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III).

6. DO DIREITO

6.1. DA EXIGIBILIDADE DO DÉBITO ALIMENTAR

O título executivo judicial que fixa alimentos é dotado de certeza, liquidez e exigibilidade (CPC/2015, art. 783). A execução de alimentos pode ser promovida pelo rito da prisão (CPC/2015, art. 528, § 3º) ou da penhora (CPC/2015, art. 523), a critério do credor, sendo vedada a conversão de ofício para rito menos gravoso (STJ, Rec. Esp. 1.773.359/MG).

A jurisprudência consolidada do STJ e dos Tribunais Estaduais é firme no sentido de que o ajuizamento de ação revisional ou a alegação de dificuldades financeiras não suspendem o cumprimento de sentença de alimentos, tampouco afastam a exigibilidade do débito pretérito (TJMG, Agravo de Instrumento-Cv 1.0000.24.333307-7/001).

6.2. DA IMPOSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO DO VALOR OU DA NECESSIDADE EM SEDE DE EXECUÇÃO

Eventuais alegações quanto à necessidade do alimentando ou à possibilidade do alimentante devem ser deduzidas em ação revisional ou exoneratória, não cabendo rediscussão em sede de cumprimento de sentença (CPC/2015, art. 505, I; TJMG, Agravo de Instrumento-Cv 1.0000.24.420982-1/001).

O débito alimentar vencido deve ser pago na forma fixada pela decisão judicial, não cabendo ao executado escolher a forma de pagamento ou postular parcelamento sem anuência do credor (CPC/2015, art. 916, § 7º; TJRJ, Agravo de Instrumento 0081434-69.2024.8.19.0000).

6.3. DA INADMISSIBILIDADE DO PARCELAMENTO DO DÉBITO SEM CONCORDÂNCIA DO EXEQUENTE

O parcelamento do débito alimentar depende de expressa concordância do credor, não podendo ser imposto unilateralmente pelo devedor (TJRJ, Agravo de Instrumento 0081434-69.2024.8.19.0000). O CPC/2015, art. 916, § 7º veda o parcelamento em execuções de alimentos.

Ademais, o inadimplemento contumaz do executado, sem justificativa plausível, autoriza a adoção das medidas coercitivas cabíveis, inclusive a prisão civil (CPC/2015, art. 528, § 3º; CF/88, art. 5º, LXVII).

6.4. DA SUBSTITUIÇÃO DA PENHORA

A substituição da penhora somente é admitida se não houver prejuízo ao credor e desde que o bem oferecido seja idôneo e suficiente para garantir a execução (CPC/2015, art. 847). No caso, o executado não comprovou a suficiência ou liquidez dos bens alternativos, tampouco demonstrou que a substituição não trará prejuízo ao exequente, razão"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Vistos etc.

Trata-se de impugnação à impugnação ao cumprimento de sentença apresentada por A. J. dos S., menor impúbere, representado por sua genitora M. F. de S. L., nos autos do Cumprimento de Sentença nº 0000000-00.2024.8.00.0000, proposta em face de C. E. da S., que, por sua vez, opôs impugnação ao cumprimento de sentença de débito alimentar, alegando necessidade de revisão de cálculos, pedido de parcelamento do débito, alegação de dificuldade financeira e pleito de substituição da penhora.

I - Relatório

O exequente busca o prosseguimento do cumprimento de sentença referente ao débito de pensão alimentícia, sustentando que as alegações do executado carecem de comprovação idônea e não afastam a exigibilidade da obrigação. A parte impugnada, por sua vez, alega genericamente dificuldades financeiras e pleiteia medidas menos gravosas para a satisfação da execução.

II - Fundamentação

1. Da Preliminar – Tempestividade

A impugnação à impugnação ao cumprimento de sentença foi apresentada no prazo legal, conforme previsto em CPC/2015, art. 218 e CPC/2015, art. 525, § 1º, razão pela qual conheço do presente recurso.

2. Dos Fatos e do Direito

O título executivo judicial que fixa alimentos é dotado de certeza, liquidez e exigibilidade (CPC/2015, art. 783), sendo cabível a execução pelo rito da prisão (CPC/2015, art. 528, § 3º) ou da penhora (CPC/2015, art. 523), a critério do credor. Ressalto que, nos termos da jurisprudência consolidada, o ajuizamento de ação revisional ou a alegação de dificuldades financeiras não suspendem o cumprimento de sentença de alimentos, tampouco afastam a exigibilidade do débito pretérito.

As alegações genéricas de dificuldade financeira não foram acompanhadas de documentação comprobatória suficiente, sendo inadmissível a suspensão ou o parcelamento do débito alimentar sem anuência expressa do credor (CPC/2015, art. 916, § 7º; TJRJ, Agravo de Instrumento Acórdão/TJRJ).

Eventuais questionamentos acerca da necessidade do alimentando ou da possibilidade do alimentante devem ser veiculados por ação revisional ou exoneratória, não em sede de execução (CPC/2015, art. 505, I). Não cabe, portanto, a rediscussão do valor da obrigação nesta via processual.

A substituição da penhora, por sua vez, somente se admite se não houver prejuízo ao credor e mediante a demonstração de que o bem oferecido é idôneo e suficiente para garantir a execução (CPC/2015, art. 847), ônus do qual o executado não se desincumbiu nos autos.

3. Dos Princípios Constitucionais

O direito à percepção de alimentos é expressão do princípio da dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III) e do melhor interesse do menor (CF/88, art. 227), sendo inadmissível o inadimplemento reiterado da obrigação alimentar sem justificativa plausível. O descumprimento contumaz da obrigação afronta, ainda, o princípio da paternidade responsável (CF/88, art. 226, § 7º).

4. Da Motivação e Fundamentação

Nos termos do CF/88, art. 93, IX, a motivação das decisões judiciais é imprescindível, sendo dever do magistrado fundamentar, de forma explícita, clara e congruente, as razões de seu convencimento.

Diante do quadro fático e probatório apresentado, não há justificativa idônea para o inadimplemento da obrigação alimentar, tampouco para a imposição do parcelamento do débito ou substituição da penhora, ausente a anuência do credor e a demonstração de suficiência dos bens indicados.

A jurisprudência é firme no sentido de que as alegações de dificuldade financeira e a existência de ação revisional não afastam a exigibilidade do débito alimentar, tampouco impedem a adoção das medidas executivas, inclusive a prisão civil (CF/88, art. 5º, LXVII; CPC/2015, art. 528, § 3º).

III - Dispositivo

Ante o exposto, com fundamento no CF/88, art. 93, IX, JULGO IMPROCEDENTE a impugnação ao cumprimento de sentença apresentada por C. E. da S., dando total procedência ao pedido do exequente, para:

  • Determinar o prosseguimento da execução pelo rito eleito, inclusive com manutenção das medidas constritivas já deferidas, autorizando-se, se cabível, a decretação de prisão civil, caso não haja pagamento do débito alimentar (CPC/2015, art. 528, § 3º);
  • Reconhecer a exigibilidade integral do débito alimentar, afastando as alegações de revisão de cálculos, parcelamento, dificuldade financeira e substituição da penhora;
  • Condenar o executado ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, conforme CPC/2015, art. 85;
  • Intimar o executado para que, querendo, manifeste-se no prazo legal.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.

Local, ___ de ____________ de 2025.

Juiz(a) de Direito

**Observações:** - As citações de dispositivos legais seguem rigorosamente o formato solicitado (ex: CF/88, art. 93, IX). - O voto sintetiza os fatos, fundamentos legais e constitucionais, a interpretação hermenêutica e a análise das teses, concluindo com a procedência dos pedidos e o reconhecimento da exigibilidade do crédito alimentar. - Estrutura-se em tópicos (Relatório, Fundamentação, Dispositivo), conforme padrão decisório. - Os fundamentos constitucionais e legais são destacados conforme o documento e a CF/88, art. 93, IX.

solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.