Modelo de Petição inicial de execução de título extrajudicial referente a cheque devolvido por insuficiência de fundos, com pedido de citação do executado, aplicação de multa, penhora via Sisbajud e Renajud, e citação ...

Publicado em: 18/07/2025 CivelProcesso Civil
Modelo de petição inicial para execução de título extrajudicial baseado em cheque devolvido por insuficiência de fundos, contendo fundamentação legal conforme Lei do Cheque e CPC/2015, pedidos de citação, medidas coercitivas como bloqueio de valores e restrição de veículos, além de previsão para citação por edital para evitar prescrição. Inclui jurisprudência e requerimentos para tutela jurisdicional efetiva visando a satisfação do crédito.
← deslize para o lado para ver mais opções

PETIÇÃO INICIAL DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL (CHEQUE)

1. ENDEREÇAMENTO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de [Cidade/UF]

2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES

Exequente: A. J. dos S., brasileiro, solteiro, empresário, inscrito no CPF sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, portador do RG nº X.XXX.XXX-X, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliado na Rua X, nº Y, Bairro Z, CEP XXXXX-XXX, Cidade/UF.

Executado: C. E. da S., brasileiro, casado, comerciante, inscrito no CPF sob o nº YYY.YYY.YYY-YY, portador do RG nº Y.YYY.YYY-Y, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliado na Avenida W, nº Z, Bairro Q, CEP YYYYY-YYY, Cidade/UF.

3. DOS FATOS

O Exequente é legítimo portador e credor de cheque emitido pelo Executado em [data de emissão], no valor de R$ [valor], com vencimento em [data de vencimento], sacado contra o Banco [nome do banco], agência [número], conta corrente [número], conforme cópia anexa.

O referido título foi apresentado para pagamento na data própria, tendo sido devolvido por insuficiência de fundos, conforme carimbo aposta no verso da cártula. Todas as tentativas extrajudiciais de recebimento restaram infrutíferas, não restando alternativa ao Exequente senão a propositura da presente execução.

Ressalte-se que o cheque é título de crédito dotado de liquidez, certeza e exigibilidade, nos termos da Lei 7.357/85 (Lei do Cheque), art. 1º e do CPC/2015, art. 784, I, sendo, portanto, plenamente exequível.

O Executado permanece inadimplente, não tendo efetuado o pagamento do valor devido, acrescido de correção monetária, juros e demais encargos legais, razão pela qual se faz necessária a presente execução, com a adoção das medidas coercitivas cabíveis para satisfação do crédito.

Diante do não pagamento, requer-se a citação do Executado para que, no prazo legal, efetue o pagamento do débito, sob pena de aplicação da multa prevista no CPC/2015, art. 523, §1º, bem como a adoção de medidas de penhora, inclusive bloqueio de valores em conta bancária via Sisbajud e restrição de veículos via Renajud.

Resumo: O Exequente busca a satisfação de crédito representado por cheque inadimplido, esgotadas as vias extrajudiciais, sendo imprescindível a tutela jurisdicional executiva.

4. DO DIREITO

4.1. DA EXECUTIVIDADE DO CHEQUE

O cheque é título de crédito dotado de liquidez, certeza e exigibilidade, conforme dispõe a Lei 7.357/85, art. 1º, e o CPC/2015, art. 784, I. Sua apresentação e devolução por insuficiência de fundos conferem ao portador o direito de promover a execução, nos termos do CPC/2015, art. 771 e seguintes.

O prazo prescricional para a execução do cheque é de seis meses, contados da expiração do prazo de apresentação (Lei 7.357/85, art. 59). No caso em tela, a execução foi ajuizada dentro do prazo legal, inexistindo óbice à pretensão executiva.

4.2. DA CITAÇÃO E DAS MEDIDAS COERCITIVAS

O CPC/2015, art. 829, determina que o devedor seja citado para, no prazo de três dias, efetuar o pagamento do débito, sob pena de penhora de bens suficientes à satisfação do crédito. Caso não localizado o devedor para citação pessoal, admite-se a citação por edital, conforme entendimento consolidado do TJSP, evitando-se a prescrição do crédito (CPC/2015, art. 240).

O bloqueio de ativos financeiros via Sisbajud (CPC/2015, art. 854) e a restrição de veículos via Renajud são medidas legítimas e eficazes para garantir a efetividade da execução, observando-se a ordem legal de preferência da penhora (CPC/2015, art. 835).

4.3. DA MULTA E DOS HONORÁRIOS

Não efetuado o pagamento no prazo legal, incidirá a multa de 10% e honorários advocatícios de 10% sobre o valor do débito, conforme CPC/2015, art. 523, §1º, aplicável subsidiariamente à execução de título extrajudicial.

4.4. DOS PRINCÍPIOS APLICÁVEIS

A presente execução encontra amparo nos princípios da efetividade da tutela jurisdicional (CF/88, art. 5º, XXXV), da legalidade (CF/88, art. 5º, II) e da boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422), que impõem ao devedor o dever de adimplir suas obrigações e ao Judiciário o dever de assegurar a satisfação do crédito exequendo.

Resumo: O direito do Exequente está amparado em legislação específica e princípios constitucionais, sendo legítima a pretensão executiva e as medidas requeridas para satisfação do crédito.

5. JURISPRUDÊNCIAS

EXECUÇÃO POR TÍTULO EXTRAJUDICIAL. CHEQUES. HIGIDEZ DO TÍTULO E REGULARIDADE DA EXECUÇÃO.
"Cheques. Pleito de reconhecimento da ilegitimidade ativa ad causam da exequente. Vício inicialmente verificado suprido com a apresentação das cártulas com o regular endosso. Hipótese em que a devedora não se insurgiu contra a emissão dos cheques nem arguiu a inexistência do débito representado pelos cheques. Inexistência de óbice ao regular da execução. Decisão que reconheceu a higidez dos títulos e determinou o prosseguimento da execução, mantida. Recurso desprovido."
TJSP (19ª Câmara de Direito Privado) - Agravo de Instrumento 2073091-55.2024.8.26.0000 - Rel.: Des. João C"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

I. Relatório

Trata-se de execução de título extrajudicial promovida por A. J. dos S. em face de C. E. da S., fundada em cheque emitido pelo Executado, inadimplido, apresentado e devolvido por insuficiência de fundos. O Exequente, após frustradas tentativas de recebimento extrajudicial, busca a satisfação do crédito por meio da tutela jurisdicional executiva.

O título encontra-se revestido dos requisitos de liquidez, certeza e exigibilidade (Lei 7.357/85, art. 1º; CPC/2015, art. 784, I). Requer a citação do Executado, aplicação de multa e honorários em caso de não pagamento, expedição de mandado de penhora, bloqueio de ativos via Sisbajud, restrição de veículos via Renajud, e demais providências legais.

II. Fundamentação

II.1. Da Admissibilidade

Presentes os pressupostos de constituição e desenvolvimento válido do processo, conheço do pedido inicial (CPC/2015, art. 485), não havendo óbice de ordem formal ou material ao seu processamento.

II.2. Dos Fatos e do Direito

O cheque é título de crédito dotado de autonomia e força executiva, conforme expressamente previsto na Lei 7.357/85, art. 1º e CPC/2015, art. 784, I. A apresentação do cheque e sua devolução por insuficiência de fundos conferem ao portador o direito de promover a execução.

O prazo prescricional para a execução do cheque é de seis meses, contados da expiração do prazo de apresentação (Lei 7.357/85, art. 59), tendo a presente demanda sido ajuizada tempestivamente.

A citação do devedor é medida que se impõe, para que, no prazo legal, efetue o pagamento do débito, sob pena de penhora de bens, nos termos do CPC/2015, art. 829. Eventual não localização do Executado autoriza a citação por edital, conforme entendimento consolidado e respaldo no CPC/2015, art. 256.

O bloqueio de ativos financeiros via Sisbajud (CPC/2015, art. 854) e a restrição de veículos via Renajud são mecanismos legítimos para a efetividade da execução, não havendo afronta ao contraditório e à ampla defesa, estando em consonância com a ordem legal de preferência (CPC/2015, art. 835).

Não efetuado o pagamento no prazo legal, incidem multa de 10% e honorários advocatícios de 10% sobre o valor do débito (CPC/2015, art. 523, §1º).

O direito do Exequente encontra amparo nos princípios constitucionais da efetividade da tutela jurisdicional (CF/88, art. 5º, XXXV), da legalidade (CF/88, art. 5º, II) e no dever de boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422), impondo-se ao devedor o adimplemento e ao Judiciário a atuação eficaz.

Cumpre observar, ainda, o dever de fundamentação de todas as decisões judiciais (CF/88, art. 93, IX), aqui cumprido mediante análise dos fatos e aplicação da legislação pertinente.

II.3. Da Jurisprudência Aplicável

A jurisprudência dos tribunais estaduais é pacífica no sentido de admitir a execução de cheque inadimplido, bem como a penhora via Sisbajud e a citação por edital quando frustradas as tentativas de localização do devedor. Cite-se, exemplificativamente, o seguinte julgado:

"Cheques. Pleito de reconhecimento da ilegitimidade ativa ad causam da exequente. Vício inicialmente verificado suprido com a apresentação das cártulas com o regular endosso. (...) Decisão que reconheceu a higidez dos títulos e determinou o prosseguimento da execução, mantida. Recurso desprovido." (TJSP, Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, Rel. Des. João Camillo, J. em 04/07/2024)

Ademais, a ordem legal para penhora e bloqueio de ativos está consolidada nos seguintes precedentes: TJSP, Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, Rel. Des. Lidia Regina, J. em 30/09/2024; TJSP, Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, Rel. Des. Ademir Benedito, J. em 23/07/2024.

II.4. Da Conciliação e meios alternativos

Ressalto que é facultado ao Executado manifestar interesse na audiência de conciliação ou mediação (CPC/2015, art. 319, VII), medida que se coaduna com os princípios da eficiência e celeridade processual.

III. Dispositivo

Pelo exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido de execução, nos termos do CPC/2015, art. 487, I, para:

  1. Determinar a citação do Executado, na forma do CPC/2015, art. 829, para que, no prazo de três dias, efetue o pagamento do valor devido, acrescido de juros, correção monetária, custas e honorários advocatícios;
  2. Não havendo pagamento, aplicar multa de 10% e honorários advocatícios de 10% sobre o valor atualizado do débito (CPC/2015, art. 523, §1º);
  3. Autorizar a expedição de mandado de penhora e avaliação de bens, bloqueio de valores via Sisbajud e restrição de veículos via Renajud, observando-se a ordem legal do CPC/2015, arts. 835 e 854;
  4. Caso não seja localizado o Executado para citação pessoal, autorizar a citação por edital (CPC/2015, art. 256), para evitar a prescrição do crédito;
  5. Condenar o Executado ao pagamento das custas processuais e demais cominações legais;
  6. Determinar a intimação do Exequente acerca de todos os atos processuais, inclusive para manifestação sobre eventual impugnação ou embargos à execução;
  7. Facultar a realização de audiência de conciliação/mediação, caso haja interesse do Executado (CPC/2015, art. 319, VII).

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

IV. Fundamentação Constitucional (CF/88, art. 93, IX)

Em observância ao CF/88, art. 93, IX, fundamento o presente voto de modo claro e preciso, analisando os fatos e demonstrando a subsunção ao direito aplicável, garantindo a transparência e o controle das decisões judiciais, com a efetiva prestação jurisdicional.

V. Conclusão

Diante do exposto, conheço do pedido e JULGO PROCEDENTE a execução, determinando o regular processamento, nos termos acima expostos.

[Cidade/UF], [data].

___________________________________________
Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.