Precedentes Abrir aqui1

Doc. LEGJUR 173.2602.7788.5419

1 - TJSP Apelação. Crime de roubo. Sentença que absolveu o acusado por falta de provas. Recurso do Ministério Público. 1. Quadro probatório insuficiente a evidenciar a responsabilidade penal. 2. No processo penal, cabe ao órgão acusatório, em vista do princípio da presunção de inocência, demonstrar de forma inequívoca que o réu praticou o fato descrito na denúncia, sem o que o caso será de absolvição, ainda que o acusado nada prove. 3. Não se afigura possível a edição de um decreto condenatório calcado essencialmente na prova produzida na fase policial. Recurso não provido.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 547.1453.0819.7760

2 - TJSP Apelação criminal. Lei 8.069/90, art. 232. Professor que, em sala de aula, adverte adolescente de que, se ela não escolhesse o seu projeto de vida, acabaria igual a outras alunas dele, «vendendo» o corpo. Recurso defensivo pretendendo a absolvição. Cabimento. Ausência de elemento subjetivo específico, consubstanciado na vontade deliberada de causar constrangimento ou de humilhar a vítima. Ementa: Apelação criminal. Lei 8.069/90, art. 232. Professor que, em sala de aula, adverte adolescente de que, se ela não escolhesse o seu projeto de vida, acabaria igual a outras alunas dele, «vendendo» o corpo. Recurso defensivo pretendendo a absolvição. Cabimento. Ausência de elemento subjetivo específico, consubstanciado na vontade deliberada de causar constrangimento ou de humilhar a vítima. Figura típica incompatível com a culpa e o dolo eventual. Possibilidade de sancionamento da conduta, reconhecidamente reprovável, por outros ramos do Direito. Absolvição que se impõe. Recurso provido.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 800.9364.3465.5095

3 - TJSP Apelação criminal. CP, art. 147. Delito que pode ser praticado por meio de gestos, os quais, todavia, devem conter em si a promessa de um mal injusto e grave. Réu que gesticulou para as vítimas como quem questiona «o que você quer, o que você está olhando?» e como se estivesse «chamando para tirar alguma satisfação". Contexto de desavenças pretéritas que, por si só, não permite concluir que Ementa: Apelação criminal. CP, art. 147. Delito que pode ser praticado por meio de gestos, os quais, todavia, devem conter em si a promessa de um mal injusto e grave. Réu que gesticulou para as vítimas como quem questiona «o que você quer, o que você está olhando?» e como se estivesse «chamando para tirar alguma satisfação". Contexto de desavenças pretéritas que, por si só, não permite concluir que houve efetiva ameaça. Absolvição mantida. Recurso ministerial não provido.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 141.1929.4082.3330

4 - TJSP Apelação criminal. Posse de drogas para consumo pessoal - Lei 11.343/06, art. 28, caput. Fato típico e antijurídico. Discussão da matéria pelo STF - no RE 635.659, ainda pendente de julgamento. Sentença condenatória mantida. Réu primário e que confessou a prática delitiva. Readequação, de ofício, da reprimenda para fixá-la no mínimo legal. Advertência. Recurso não provido. 

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 938.8202.3270.2927

5 - TJSP RECURSO EM SENTIDO ESTRITO -

Decisão que pronunciou os reús ELBER e FILIPE como incursos no art. 121, caput, c.c art. 14, II, ambos do CP - Manutenção - Prova da materialidade e suficientes indícios de autoria revelados pelo conjunto probatório dos autos, que corroboram os elementos informativos - Pedido de reconhecimento da excludente de ilicitude de legítima defesa ou excludente de culpabilidade de inexigibilidade de conduta diversa - Não acolhimento - Reconhecimento de referidas excludentes de ilicitude e culpabilidade que, na primeira fase do procedimento do júri, somente é possível quando demonstrada de forma cristalina e irrefutável as circunstâncias do CP, sob pena de indevida invasão da competência constitucional do Conselho de Sentença - Precedentes - Contradições entre os depoimentos do réu e da vítima e informantes - Dúvida que deve ser dirimida pelo Conselho de Sentença - Pedido de desclassificação para o crime de lesão corporal - Afastamento - Animus necandi evidenciado pelas circunstâncias do golpe e pelos depoimentos testemunhais - ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 233.7806.2882.4642

6 - TJSP APELAÇÃO CRIMINAL -

Roubo, resistência e lesão corporal (art. 157, caput, art. 329, caput, e art. 129, §12, na forma do art. 69, caput, todos do CP). Sentença condenatória. Materialidade e autorias delitivas sobejamente comprovadas. Credibilidade dos relatos das vítimas e das testemunhas. Depoimentos em harmonia com o conjunto probatório. Condenação mantida. Dolo evidenciado. Dosimetria escorreita. Particularidades do caso que impõem a exasperação das basilares. Réu multirreincidente. Regimes mantidos. Recurso não provido... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 700.8299.3761.6667

7 - TJSP Apelação -   Perigo para a vida ou saúde de outrem e Cárcere privado qualificado e agravado - Vítima menor de idade levada pelos corréus, sem autorização dos responsáveis, à cerimônia religiosa onde ingeriu chá de ayahuasca - Sentença condenatória - Recurso da defesa pela absolvição - Tese de atipicidade diante do consumo autorizado da substância - Inaplicabilidade diante da falta de autorização dos responsáveis do menor para comparecer ao ritual - Menor descreveu surto psicótico e necessidade de ser contido para evitar automutilação e, posteriormente, foi acometido por náusea, mal estar e desmaio - Corréus mantiveram o menor em casa mesmo após pedido da vítima para ser levado até sua mãe - Materialidade e autoria comprovadas - Dosimetria escorreita - Penas iniciais mantidas no mínimo legal - Incidência da agravante prevista no art. 60, II, «b» do C.P. - Regime aberto - Penas privativas substituídas por restritivas de direito - Recursos desprovidos

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 279.3268.0914.7172

8 - TJSP Receptação - Alegada fragilidade probatória - Inocorrência - Recebimento de coisa sabidamente produto de ilícito comprovada - Dolo direto depreendido dos elementos constantes dos autos - Condenação mantida - Pena e regime fixados com correção - Manutenção da substituição da corporal por restritivas de direitos - Recurso desprovido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 694.2655.1272.6930

9 - TJSP Apelação criminal - Roubo impróprio - Sentença condenatória - Recurso defensivo - Absolvição - Impossibilidade - Declarações da representante da vítima e testemunhas firmes no sentido de indicar a responsabilidade do réu - Autoria e materialidade satisfatoriamente comprovadas - Desclassificação da conduta para o crime de furto ou de roubo tentado - Impossibilidade - Grave ameaça e violência bem comprovada - Roubo impróprio que se consuma no exato momento em que é empregada a violência ou grave ameaça, ainda que o agente não atinja sua finalidade, como in casu - Dosimetria - Pena-base fixada acima do mínimo legal - Circunstâncias do caso concreto - Segunda fase - Pleito defensivo de reconhecimento da atenuante da confissão espontânea - Impossibilidade - Réu que negou a prática de grave ameaça e luta corporal - Confissão qualificada, acertadamente não reconhecida - Terceira Fase - Ausentes causas de aumento ou diminuição - Impossibilidade de reconhecimento da tentativa - Regime semiaberto fixado na origem - Impossibilidade de substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos - Justiça gratuita - Pedido que deve ser formulado no competente juízo das execuções - Recurso improvido.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 532.0094.7152.9914

10 - TJSP Estelionato - Autoria e materialidade delitivas não questionadas - Pena arbitrada com critério e que não demanda mitigação - Fixação de regime semiaberto ao início do cumprimento - Inviabilidade de fixação de regime mais brando, à vista da reincidência - Recurso desprovido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 503.0451.5943.7244

11 - TJSP Apelação Ministerial - Roubo praticado com emprego de arma branca - Recurso objetivando exclusivamente a readequação da dosimetria penal - Condenação pretérita ainda não atingida pelo período depurador previsto no CP, art. 64, I, que não caracteriza maus antecedentes, mas sim reincidência delitiva - A compensação integral entre a reincidência delitiva, ainda que específica, e a confissão espontânea encontra amparo em precedentes do c. STJ - Súmula 545 e Tema 585, do c. STJ - No curso do iter criminis, a conduta aproximou-se consideravelmente da consumação, motivo pelo qual é de rigor que a redução incida no patamar mínimo de 01/03 - Conquanto seja reincidente específico, em atenção ao previsto no art. 33, § 2º e § 3º, do CP, há de se ter em vista que o réu foi condenado a pena corporal inferior a 04 anos de reclusão e, principalmente, que ostenta circunstâncias judiciais integralmente favoráveis na análise dos vetores previstos no CP, art. 59, motivo pelo qual é imperiosa a observância do entendimento exarado na Súmula 269, do c. STJ - Dado parcial provimento ao recurso ministerial, com readequação ex officio do regime prisional

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 786.2309.1699.3985

12 - TJSP Cálculo da Pena - Tráfico de Entorpecentes - Agente flagrada trazendo consigo e guardando, para fins de tráfico, 73,86 gramas de cocaína em pó, acondicionados em 136 porções, e 2,4 gramas de maconha, divididos em 02 invólucros - Exacerbação das penas-base seguindo os critérios norteadores previstos na Lei 11.343/06, art. 42, em razão da quantidade e da variedade do entorpecente apreendido - Admissibilidade Nos casos de tráfico de entorpecentes (Lei 11.343/06, art. 33) é perfeitamente admissível a elevação das pena-bases com fundamento na quantidade e na variedade mais nociva do tóxico apreendido, nos termos do art. 42 da Lei de Tóxicos. Pena - Regime inicial - Tráfico de entorpecentes de maior nocividade - Apreensão de substância estupefaciente em significativa quantidade e de natureza mais viciante - Regime fechado para início do cumprimento de pena - Entendimento dos arts. 33, § 3º e 59, do CP Conquanto não mais subsista a vedação legal (Lei 8.072/90, art. 2º, § 1º) à fixação de regime inicial para cumprimento de pena privativa de liberdade diverso do fechado, fato é que este continua sendo o sistema prisional mais adequado para início de cumprimento de pena nas hipóteses de tráfico de maior nocividade. Observe-se que a fixação do regime inicial continua sendo estabelecida consoante os parâmetros enumerados no CP, art. 59, ao qual faz remição o CP, art. 33, § 3º, de modo que, para ser adotado de regime de pena mais brando, não basta que a privação de liberdade seja inferior a 8 anos, impondo-se que tal sistema seja igualmente adequado à personalidade do sentenciado, bem como à dinâmica e às consequências dos fatos por ele praticados. Cálculo da Pena - Tráfico de entorpecentes - Imposição de privação de liberdade superior a quatro anos - Inaplicabilidade da conversão da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos por não atendimento ao requisito contido no, I, do art. 44, do CP Na hipótese de ter sido imposta privação de liberdade superior a quatro anos, não se concebe sua conversão em pena restritiva de direitos, uma vez não ter sido atendido o quanto previsto no, I, do art. 44, do CP

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 949.7728.6843.1644

13 - TJSP APELAÇÃO CÍVEL -

Execução Fiscal - Município de Tatuí - IPTU e Taxa de Limpeza de Terrenos do exercício de 2023 e «Carta AR/judicial» do exercício de 2019. 1) Alegação de inocorrência da prescrição do crédito de IPTU do exercício de 2019 - Sentença recorrida que não tratou desta questão, além de os débitos executados se referirem a exercícios distintos - Razões recursais completamente dissociadas dos fundamentos da sentença e da execução fiscal - Recurso não conhecido em parte - Inteligência do CPC, art. 1.010, II - Precedentes do STJ - . 2) Extinção de ofício na instância de origem, por entender que, em face do valor executado, não existe interesse de agir, nos moldes do Tema 1.184 do 1STF - Não cabimento - Exequente que, ao ser intimado para demonstrar o atendimento das medidas elencadas na tese em questão, noticiou a instauração de procedimento administrativo para o cumprimento das exigências, além de requerer a concessão de prazo suplementar, o que se amolda ao item 3 do Tema 1.184 do STF - Interesse de agir consistente na interrupção do decurso do prazo prescricional, tendo em vista que, à época do ajuizamento da ação em fevereiro de 2024, o protesto extrajudicial não era apto a interromper a prescrição, o que somente ocorreu com a modificação da redação do CTN, art. 174 por meio da Lei Complementar 208/2024 - Sentença reformada - Recurso não conhecido em parte, sendo provido na parte conhecida... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 249.7771.6951.7339

14 - TJSP EXECUÇÃO FISCAL.

Rancharia. Extinção da execução, com resolução do mérito, por prescrição de parte do crédito tributário e, sem resolução do mérito, por falta de interesse de agir do Fisco quanto aos exercícios remanescentes, em razão da falta de diligência útil pelo prazo de 01 (um) ano, nos termos da Resolução 547/2024 do C.CNJ. Irresignação restrita ao reconhecimento da ausência de interesse de agir. Cabimento. Feito ajuizado antes do julgamento do Tema de Repercussão Geral 1.184, de modo que a adoção das medidas extrajudiciais constitui faculdade da parte exequente. Inteligência do item 3 da tese firmada pelo C.STF. Resolução em comento que, por outro lado, determina a extinção de execuções de valor inferior a R$10.000,00, paralisadas por mais de ano sem qualquer movimentação útil. Caso em testilha que não se amolda a tal hipótese, diante da ausência de transcurso de 01 ano sem movimentação útil. Sentença reformada, determinando-se o regular prosseguimento do feito executivo em relação aos créditos tributários não atingidos pela prescrição decretada na origem. Recurso provido... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 163.0454.3964.7082

15 - TJSP Apelação. Crime de tráfico de drogas. Absolvição. Não cabimento. Materialidade, autoria e traficância demonstradas. Afastamento da causa especial de aumento. Não cabimento. Não provimento ao recurso

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 894.0462.9465.2334

16 - TJSP TRÁFICO DE DROGAS.

Materialidade e autoria comprovadas. Versão do réu de que a droga se destinava apenas ao seu próprio consumo que não prevalece diante do restante da prova dos autos. Condenação mantida. Pena reduzida pela incidência do redutor do tráfico dito privilegiado, com a aplicação do regime aberto e a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos. Apelo defensivo parcialmente provido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 490.0764.2097.1260

17 - TJSP apelação criminal defensiva. Porte ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e munições. Recurso não provido. Materialidade delitiva e autoria comprovadas. Penas mantidas. Na primeira fase, as pena-base foram fixadas no piso: três (3) anos de reclusão e dez (10) dias-multa. Na segunda fase, as penas permaneceram no mesmo patamar, seja porque inexistentes atenuantes ou agravantes para Marcos, seja porque, embora presente a confissão espontânea para Wellington, observa-se a Súmula 231/STJ. Na terceira fase, não existiam causas de diminuição ou de aumento. As penas são finais. Os regimes podem ser inicial semiabertos. Denegados os apelos em liberdade, cujas prisões devem ser mantidas

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 400.7183.9252.4514

18 - TJSP apelação criminal defensiva. Inserção de dados falsos em sistema de informações. Não provimento do recurso. Materialidade delitiva e autoria comprovadas. Recorrente que excluiu indevidamente a pontuação de condutores do banco de dados do DETRAN com o fim de obter vantagem indevida. Conduta típica. Dolo demonstrado. Penas mantidas. Primeira fase. Pena-base no mínimo legal, pois ausentes circunstâncias judiciais desfavoráveis. Segunda fase. Não há agravantes ou atenuantes. Terceira fase. Sanções exasperadas em 1/4 pela continuidade delitiva, em virtude de quatro crimes praticados. Total: dois (2) anos e seis (6) meses de reclusão e doze (12) dias-multa. Pena corporal substituída e regime inicial aberto fixado com razoabilidade e proporcionalidade, para a hipótese de descumprimento e conversão.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 748.5803.4016.5523

19 - TJSP FURTO -

materialidade - auto de apreensão e prova oral que indica a subtração - insignificância incabível. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 255.4742.9330.0580

20 - TJSP Tráfico de drogas - Materialidade e autoria devidamente comprovadas - Conjunto probatório autoriza a condenação de Charles - Divergências circunstanciais no depoimento policial não infirmam a prova produzida. Pena-base acima do mínimo legal para Charles - Maus antecedentes - Acréscimo de um sexto em face da reincidência. Reconhecimento da atenuante da menoridade relativa - Ryan não era menor de vinte e um anos na data dos fatos - Súmula 231 do E. 1STJ obsta a redução da pena aquém do mínimo legal. Inaplicabilidade da minorante do tráfico privilegiado para ambos - Reincidência - Inteligência do art. 33, § 4º da Lei 11.343/06. Regime fechado - Reincidência e maus antecedentes - Condenações anteriores por tráfico de drogas justificam regime mais gravoso - Inteligência do art. 33, § 2º, «b» e § 3º do CP. Substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos - Impossibilidade - Pena final superior a quatro anos. Recurso em liberdade para Ryan - Impossibilidade - Cautelar justificada para garantia da ordem pública - Requisitos do CPP, art. 312 devidamente preenchidos. Recurso de Ryan improvido. Recurso do Ministério Público provido.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 820.3156.8441.7314

21 - TJSP EXECUÇÃO FISCAL - TAXAS -

Exercícios de 2021 a 2023 - Município de Dracena - Extinção do processo em primeiro grau, à vista do pequeno valor exequendo (inferior a dez mil reais) e da ausência de movimentação útil há mais de um ano - Apelo municipal alegando valor mínimo fixado em lei municipal e que o processo não está sem movimentação útil há mais de um ano - Extinção de ofício regulamentada pelo Tema 1184 do STF - e pela Resolução 547 do CNJ (art. 1º, § 1º), sem exigência da oitiva prévia do exequente, que pode se manifestar em sede recursal - Citação realizada há menos de um ano da prolação da sentença - Não cumprimento de todos os requisitos elencados pela Resolução 547 do CNJ - Sentença reformada - Apelo da municipalidade provido... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 138.2273.5647.2487

22 - TJSP Apelação Criminal. Furto praticado durante o repouso noturno. Pretensão de absolvição ao argumento de fragilidade probatória. Pedidos subsidiários de aplicação do princípio da insignificância com o reconhecimento da atipicidade material da conduta e o afastamento da causa de aumento do repouso noturno. Conjunto probatório robusto a sustentar a condenação nos termos da r. sentença. Não aplicabilidade do Princípio da Insignificância, vez que não preenchidos cumulativamente os referidos critérios objetivos firmados pelo. C. STF. Mantida a causa de aumento prevista no § 1º, do CP, art. 155. Incidência do Tema 1.144, do STJ. Penas adequadas. Regime prisional mantido face o Princípio da Suficiência Penal. Recurso improvido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 689.7348.7999.4715

23 - TJSP Apelação. Sentença que condenou o reú pelo crime de furto simples. Recurso da defesa 1. Ministério Público que, de modo fundamentado, deixou de oferecer proposta de acordo de não persecução penal. Defesa que não se valeu da prerrogativa prevista no art. 28-A, par. 14º, do CPP. Questão preclusa. O acordo de não persecução penal, tal como estabelecido no CPP, art. 28-A, qualifica-se como negócio jurídico processual bilateral celebrado entre o Ministério Público e o investigado. Reclama, portanto, que ambas as partes assintam quanto à implementação do benefício. Isto significa dizer que inexiste acordo de persecução penal sem manifestação de vontade (a proposta) do Ministério Público pela sua realização. Não se cuida, portanto, de um direito subjetivo do investigado, no sentido de que, mesmo sem a concordância do órgão acusatório, possa postular a sua implementação. Inviável que o juiz edite um provimento jurisdicional compelindo o Ministério Público a realizar a proposta (se o órgão acusatório entende não ser o caso de acordo de não persecução penal) ou mesmo substituir a vontade do «parquet» deferindo o benefício. Tal como desenhado o instituto, o Ministério Público tem um poder discricionário quanto à propositura ou não do acordo de persecução penal. Em outras palavras, atendidos certos parâmetros estatuídos na lei, é o senhor da conveniência e da oportunidade de oferecer o benefício. E, desde que se mantenha dentro da esfera de liberdade que lhe dá a lei, balizada pelo princípio da razoabilidade, sua decisão de não fazer a proposta não se submete ao contraste judicial, não cabendo ao magistrado emitir um juízo sobre o acerto ou desacerto da manifestação ministerial. O controle judicial, neste campo - do oferecimento ou não da proposta - restringe-se à legalidade. 2. Condenação mantida. Autoria e materialidade demonstradas. 3. Sanção alterada, com substituição da pena privativa de liberdade por uma pena restritiva de direitos (e não duas), nos termos da regra prevista no art. 44, par. 2º, do CP. 3. Detração a ser considerada em execução. 4. Pedido de gratuidade da justiça a ser deduzido perante o juiz da execução. Recurso parcialmente provido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 131.7893.8571.5248

24 - TJSP DIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS. SENTENÇA CONDENATÓRIA. RECURSO DEFENSIVO. I. DO CASO EM EXAME. 1.

Recurso de apelação interposto pela defesa do réu Luís Henrique Moreira, contra a r. sentença que o condenou à pena de 07 anos de reclusão, em regime inicial fechado, e ao pagamento de 699 dias-multa, pela prática do crime tipificado no art. 33, caput Lei 11.343/06. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 221.1143.0789.8082

25 - TJSP DIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS. CONDENAÇÃO MANTIDA. I. 

Caso em exame ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 599.4935.8461.6741

26 - TJSP Apelação Criminal. Apropriação de rendimentos de pessoa idosa, em continuidade delitiva. Estatuto do Idoso. Autoria e materialidade demonstradas. Ré que se apropriou de valores pertencentes a pessoa idosa, aproveitando-se de sua proximidade com a vítima. Dolo evidenciado. Conduta típica. Condenação mantida. Dosimetria mitigada. Pena-base fixada acima do mínimo legal. Fração de aumento pela continuidade delitiva reduzida. Estabelecido o regime prisional inicial semiaberto. Inviável a substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos, em razão das circunstâncias judiciais desfavoráveis. Recurso parcialmente provido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 396.7446.9045.5019

27 - TJSP DIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. FURTO QUALIFICADO. RECURSO DESPROVIDO.  I. 

Caso em Exame  Recurso de apelação interposto por Paulo Roberto da Silva contra sentença que o condenou por furto qualificado, com pena de 1 ano, 6 meses e 20 dias de reclusão em regime semiaberto e pagamento de 14 dias-multa. O acusado subtraiu bens durante o repouso noturno, avaliados em R$ 250,00, de propriedade de Oséas Santana Barbosa. Os bens foram recuperados na residência do acusado.  II. Questão em Discussão   2. A questão em discussão consiste na aplicação do princípio da insignificância e na atipicidade da conduta, considerando o valor dos bens furtados.  III. Razões de Decidir   3. A materialidade e autoria do delito foram comprovadas por boletim de ocorrência, auto de apreensão e confissão do réu, corroborada por provas orais.   4. O princípio da insignificância não se aplica, pois o valor dos bens furtados supera 10% do salário-mínimo vigente à época dos fatos, além de tratar-se de réu reincidente.  IV. Dispositivo e Tese   5. Recurso desprovido.   A sentença de primeiro grau é mantida na íntegra. Tese de julgamento: 1. O princípio da insignificância não se aplica quando o valor dos bens furtados supera 10% do salário-mínimo. 2. A reincidência do réu impede o reconhecimento da atipicidade da conduta.  Legislação Citada:  CP, art. 155, § 1º.  Jurisprudência Citada:  STJ, AgRg no HC Acórdão/STJ, Rel. Ministra Laurita Vaz, Sexta Turma, julgado em 24/5/2022, DJe de 31/5/2022.  STJ, Agravo Regimental no HC Acórdão/STJ, 5ª Turma, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 18/05/2021.... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF