Modelo de Petição inicial de tutela de urgência para bloqueio da matrícula de imóvel visando garantir pagamento de parcela inadimplida em contrato de prestação de serviços de engenharia entre particulares, com fundamento n...
Publicado em: 11/07/2025 CivelProcesso CivilPETIÇÃO INICIAL DE TUTELA DE URGÊNCIA
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de __________.
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
A. J. dos S., brasileiro, solteiro, engenheiro civil, portador do CPF nº 123.456.789-00, RG nº 12.345.678-9, endereço eletrônico [email protected], residente e domiciliado na Rua das Flores, nº 100, Bairro Centro, CEP 12345-678, Cidade/UF,
por seu advogado (instrumento de mandato anexo), com escritório profissional na Rua dos Advogados, nº 200, Bairro Justiça, CEP 12345-000, Cidade/UF, endereço eletrônico [email protected],
vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente
AÇÃO DE TUTELA DE URGÊNCIA
em face de B. F. de S. L., brasileira, casada, empresária, portadora do CPF nº 987.654.321-00, endereço eletrônico [email protected], residente e domiciliada na Avenida das Empresas, nº 500, Bairro Industrial, CEP 87654-321, Cidade/UF.
3. DOS FATOS
O Requerente, A. J. dos S., firmou com a Requerida, B. F. de S. L., em 10 de março de 2024, contrato de prestação de serviços de engenharia para reforma estrutural de imóvel de propriedade da Requerida, situado à Avenida das Empresas, nº 500, nesta cidade.
O contrato previa o pagamento de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), em três parcelas iguais, sendo a primeira na assinatura, a segunda após a conclusão de 50% da obra e a terceira ao final dos serviços. O Requerente cumpriu integralmente sua obrigação, concluindo a obra em 10 de junho de 2024, conforme laudo técnico e fotografias anexas.
Contudo, a Requerida deixou de efetuar o pagamento da última parcela, no valor de R$ 40.000,00, vencida em 15 de junho de 2024, apesar das reiteradas tentativas de solução amigável. Além disso, a Requerida ameaçou alienar o imóvel reformado a terceiro, conforme anúncio publicado em 20 de junho de 2024, fato este que poderá inviabilizar a satisfação do crédito do Requerente.
Diante da iminência de prejuízo irreparável, o Requerente busca a concessão de tutela de urgência para que seja determinado o bloqueio da matrícula do imóvel, impedindo sua alienação até o pagamento do valor devido.
Resumo: O Requerente prestou serviço, não recebeu a última parcela e há risco concreto de alienação do bem que pode frustrar o resultado útil do processo.
4. DO DIREITO
O pedido de tutela de urgência encontra amparo no CPC/2015, art. 300, que dispõe: “A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.”
Probabilidade do direito (fumus boni iuris): O direito do Requerente está demonstrado pelo contrato firmado entre as partes, laudo técnico de conclusão da obra e comprovantes de pagamento das duas primeiras parcelas. A inadimplência da Requerida é incontroversa, estando devidamente comprovada.
Perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo (periculum in mora): A iminente alienação do imóvel, objeto da reforma, pode tornar ineficaz eventual sentença de procedência, frustrando o direito do Requerente ao recebimento do valor devido. A jurisprudência é pacífica no sentido de que o risco de perecimento do direito autoriza a concessão da tutela de urgência (CPC/2015, art. 300).
Princípios aplicáveis: Dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III), acesso à justiça (CF/88, art. 5º, XXXV), boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422) e efetividade da tutela jurisdicional (CPC/2015, art. 4º).
Fechamento argumentativo: Estando presentes os requisitos legais, é imperiosa a concessão da tutela de urgência para resguardar o resultado útil do processo, evitando dano irreparável ao Requerente.
5. JURISPRUDÊNCIAS
STJ (2ª T.) - AgInt no PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA 4.035 - SP - Rel.: Min. Francisco Falcão - J. em 15/12/2022 - DJ 19/12/2022:
"De acordo com o CPC/2015, art. 300, a tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o r"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.