Modelo de Contrato Particular de Compra e Venda de Gleba de Terras com Condição Suspensiva de Inventário Judicial entre Vendedor e Compradora, conforme CCB e CDC

Publicado em: 30/07/2025 Civel Direito Imobiliário
Modelo de contrato particular para compra e venda de gleba de terras, estabelecendo obrigações das partes, condição suspensiva da transferência pela conclusão do inventário judicial, preço, posse, rescisão e foro, com fundamento no Código Civil, Código de Defesa do Consumidor e normas constitucionais.
← deslize para o lado para ver mais opções

CONTRATO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA DE GLEBA DE TERRAS

PREÂMBULO

Pelo presente instrumento particular, de um lado, A. J. dos S., brasileiro, portador do RG nº _________ e CPF nº _________, residente e domiciliado à Rua _________, nº ___, Bairro ________, Cidade ________, Estado ________, doravante denominado VENDEDOR; e de outro lado, M. F. de S. L., brasileira, portadora do RG nº _________ e CPF nº _________, residente e domiciliada à Rua _________, nº ___, Bairro ________, Cidade ________, Estado ________, doravante denominada COMPRADORA; têm entre si, justas e contratadas, as cláusulas e condições seguintes, que mutuamente aceitam e outorgam, nos termos da legislação em vigor, especialmente o CCB/2002, art. 421 a CCB/2002, art. 480 e demais dispositivos correlatos.

NARRATIVA INTRODUTÓRIA E FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

As partes acima identificadas celebram o presente contrato de compra e venda de gleba(s) de terras, visando a transferência futura da propriedade, observando-se, contudo, que a(s) referida(s) gleba(s) encontra(m)-se atualmente em processo de inventário judicial, cujo término condicionará a efetiva transferência da titularidade ao(à) COMPRADOR(A).

O presente contrato é celebrado em observância aos princípios da liberdade contratual (CCB/2002, art. 421), da função social do contrato (CCB/2002, art. 421), da boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422), e demais disposições legais aplicáveis, bem como, caso aplicável, ao disposto no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990, art. 6º), respeitando-se ainda as normas constitucionais (CF/88, art. 5º, XXII e XXIII).

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

O presente instrumento tem como objeto a compra e venda da seguinte gleba de terras:

  • Descrição: _________
  • Área total: _________ hectares
  • Localização: _________
  • Matrícula imobiliária nº _________, registrada no Cartório de Registro de Imóveis de _________

Ressalva-se que a referida gleba integra o espólio de _________, objeto do processo de inventário sob nº _________, que tramita perante a ___ Vara de Família e Sucessões da Comarca de _________.

CLÁUSULA SEGUNDA – DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES

2.1. Do(a) Vendedor(a):

  • Compromete-se a vender a gleba descrita na Cláusula Primeira ao(à) COMPRADOR(A), livre de quaisquer ônus, exceto aqueles decorrentes do próprio inventário em andamento.
  • Assumir as providências necessárias para a regularização da gleba no processo de inventário, envidando esforços para a célere finalização do inventário.

2.2. Do(a) Comprador(a):

  • Compromete-se a pagar o preço ajustado, conforme Cláusula Terceira, e aguardar a finalização do inventário para a transferência definitiva da propriedade.
  • Observar as limitações decorrentes do processo de inventário, reconhecendo que a posse e a titularidade definitiva somente serão transferidas após sua conclusão formal.

CLÁUSULA TERCEIRA – DO PREÇO E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

O preço certo e ajustado para a presente compra e venda é de R$ _________ (_________), que será pago da seguinte forma: _________.

O pagamento ora ajustado não implica, por si só, a transferência da propriedade, que somente ocorrerá após a finalização do inventário e a expedição do formal de partilha, conforme Cláusula Quarta.

CLÁUSULA QUARTA – DA TRANSFERÊNCIA DA PROPRIEDADE

As partes reconhecem que, em razão da gleba ser objeto de inventário judicial, a transferência da propriedade e respectivo registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis somente se efetivará após a homologação da partilha e expedição do formal de partilha, sendo que o(a) VENDEDOR(A) se compromete a praticar todos os atos necessários para a regular e tempestiva conclusão do processo.

Caso o inventário não seja finalizado, por qualquer motivo alheio à vontade das partes, este contrato poderá ser rescindido, com a devolução das quantias eventualmente pagas, corrigidas monetariamente.

CLÁUSULA QUINTA – DA POSSE E USO PROVISÓRIO

Fica expressamente vedado ao(à) COMPRADOR(A) exercer a posse, uso, fruiç�"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

I – Relatório

Trata-se de ação em que M. F. de S. L. (autora), com base em contrato particular de compra e venda de gleba de terras celebrado com A. J. dos S. (réu), busca a declaração de obrigação de fazer consistente na transferência da propriedade da referida gleba, objeto do inventário judicial do espólio de _________, bem como eventual condenação à restituição de valores em caso de impossibilidade do negócio.

As partes firmaram contrato prevendo, expressamente, que a transferência da propriedade e do registro somente se efetivariam após a finalização do inventário e a expedição do formal de partilha, conforme destacado na cláusula quarta do instrumento contratual.

O réu apresentou contestação, arguindo a impossibilidade jurídica do pedido diante da inexistência de formal de partilha e alegando, ainda, ausência de condição para a transferência imediata do imóvel. Nos autos, foi comprovado que o inventário ainda se encontra em trâmite, pendente de homologação.

II – Fundamentação

Inicialmente, impende destacar que, nos termos do CCB/2002, art. 421, a liberdade contratual é princípio que orienta a celebração dos contratos, devendo ser respeitada a vontade das partes, desde que não haja afronta à ordem pública e aos bons costumes. Ademais, a função social do contrato (CCB/2002, art. 421) e a boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422) informam a interpretação das obrigações assumidas.

O instrumento particular firmado entre as partes condiciona, de forma expressa, a transferência da propriedade ao término do inventário, com a expedição do formal de partilha. Tal pactuação encontra amparo legal, considerando que, à luz do CPC/2015, art. 610, a partilha judicial é o ato que atribui aos herdeiros a titularidade definitiva sobre os bens integrantes do espólio.

Observa-se, ainda, que o contrato estabeleceu a hipótese de rescisão caso o inventário não se conclua por fato alheio à vontade das partes, prevendo a restituição das quantias pagas, corrigidas monetariamente, o que se coaduna com o princípio do equilíbrio contratual e da vedação ao enriquecimento sem causa (CCB/2002, art. 884).

Do ponto de vista constitucional, a proteção ao direito de propriedade está assegurada (CF/88, art. 5º, XXII), sendo garantido o exercício da propriedade nos termos da lei. Por sua vez, a publicidade e fundamentação das decisões judiciais constituem exigência expressa (CF/88, art. 93, IX), impondo ao julgador o dever de motivar suas decisões.

No caso concreto, não há como se acolher o pedido de transferência imediata da propriedade, pois a condição suspensiva expressamente pactuada pelas partes – conclusão do inventário e formal de partilha – ainda não se verificou. De igual modo, não há nos autos notícia de descumprimento contratual ou má-fé de qualquer das partes, permanecendo válidas as obrigações assumidas.

Eventual pedido de rescisão contratual, com restituição dos valores pagos, somente será cabível se comprovado que o inventário restou impossibilitado, de modo definitivo, por circunstância alheia à vontade das partes, nos termos do pactuado na cláusula oitava do contrato.

Por fim, ressalto que a celebração do contrato objeto da presente demanda está em conformidade com as melhores práticas contratuais e com os princípios gerais do direito privado, não se vislumbrando vício de consentimento, ausência de objeto lícito ou qualquer outra causa de nulidade (CCB/2002, art. 104).

III – Dispositivo

Ante o exposto, julgo improcedente o pedido de transferência imediata da propriedade, diante da ausência de implemento da condição suspensiva prevista no instrumento particular, consistente na finalização do inventário e expedição do formal de partilha.

Determino que as partes observem integralmente as obrigações contratuais, permanecendo hígido o contrato firmado, ressalvando-se o direito de rescisão, na forma ajustada, caso verificada a impossibilidade definitiva de conclusão do inventário.

Deixo de condenar qualquer das partes em ônus sucumbenciais, por não haver na presente hipótese litigiosidade relevante ou má-fé processual, nos termos do CPC/2015, art. 85, §10.

IV – Conclusão

É como voto.

 

Cumpra-se, observando-se o disposto na CF/88, art. 93, IX.

 

Local e data: _____________________, ___ de ____________ de 20___

 

___________________________________________
Magistrado(a)

**Observações: - Todas as citações legais estão no formato solicitado, inclusive dentro dos parágrafos. - O voto é fundamentado e motivado, conforme a exigência da CF/88, art. 93, IX. - O voto conhece do pedido e julga improcedente a demanda de transferência imediata, por ausência de condição (finalização do inventário), mas ressalva direitos futuros conforme o contrato. - O texto é objetivo, técnico e segue a estrutura padrão de votos judiciais. - Adapte local, data e assinatura conforme o caso concreto.


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.