Modelo de Apelação para Anulação de Sentença de Inventário por Vícios Processuais e Fraude em Negócios Jurídicos

Publicado em: 11/02/2025 CivelProcesso Civil Sucessão
Recurso de apelação interposto por R. P. dos S. contra sentença homologatória de inventário, alegando irregularidades como exclusão de herdeira menor, venda simulada de bens por valores irrisórios, omissão de bens e dilapidação de patrimônio de incapazes. Fundamentado nos princípios constitucionais do contraditório e ampla defesa (CF/88, art. 5º, LV), no Código Civil (art. 166 e art. 1.775) e no Código de Processo Civil (arts. 489 e 1.009), o recurso pleiteia a anulação da sentença, devolução dos autos à origem e condenação dos réus às custas processuais e honorários advocatícios.

APELAÇÃO

PREÂMBULO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________.

Processo nº ____________

R. P. DOS S., já qualificada nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.009, interpor a presente APELAÇÃO contra a sentença proferida nos autos do processo de inventário, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

DOS FATOS

A autora, R. P. dos S., ajuizou a presente ação buscando a anulação do processo de inventário dos bens deixados por seus avós, alegando diversas irregularidades, como a ausência de sua participação efetiva nos atos do inventário, a venda simulada de bens por valores irrisórios, a exploração de sua vulnerabilidade por ser menor de idade à época, além do estado de incapacidade de seu tio, L. P. dos S., e a omissão de bens no inventário.

A autora afirma que somente tomou ciência da transferência dos bens em 2020, ao buscar documentos no INCRA, quando descobriu que os imóveis haviam sido registrados em nome de advogados e terceiros. Alega que os contratos de cessão de direitos hereditários foram simulados e que houve dilapidação do patrimônio dos incapazes sem justificativa.

Com a morte de seu tio L. P. dos S. em 2021, a autora sustenta ser a única herdeira legítima e requer a nulidade da sentença do inventário, a recuperação de sua parte na herança e a revisão da venda de bens.

DO DIREITO

A sentença recorrida padece de vícios que comprometem sua validade, sendo necessária sua anulação. Primeiramente, a ausência de participação efetiva da autora no inventário viola os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos no CF/88, art. 5º, LV. A autora, menor de idade à época, foi excluída dos atos processuais, o que compromete a legitimidade do inventário.

Além disso, a venda simulada de bens por valores irrisórios e a omissão de bens no inventário configuram fraude contra os direitos da herdeira, em afronta ao CCB/2002, art. 166, VI, que prevê a nulidade dos negócios jurídicos que tenham por objetivo fraudar a lei.

A di"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

VOTO

Trata-se de apelação interposta por R. P. DOS S., insurgindo-se contra a sentença que homologou o inventário dos bens deixados pelos genitores de sua mãe, apontando vícios processuais e materiais que comprometem a validade do processo.

1. DO CONHECIMENTO DO RECURSO

Inicialmente, cumpre analisar os requisitos de admissibilidade do recurso interposto, conforme disposto no CPC/2015, art. 1.009. Verifico que o recurso foi interposto tempestivamente, por parte legítima e interessada, sendo, portanto, conhecido.

2. DOS FATOS E DO DIREITO

A questão gira em torno da alegação de nulidade do inventário em virtude de:

  • Ausência de participação efetiva da autora, então menor de idade, violando os princípios do contraditório e da ampla defesa (CF/88, art. 5º, LV);
  • Venda simulada de bens por valores irrisórios, em afronta ao CCB/2002, art. 166, VI;
  • Dilapidação do patrimônio de incapazes, sem justificativa, em violação ao CCB/2002, art. 1.775;
  • Omissão de bens no inventário e ausência de fundamentação adequada na sentença (CPC/2015, art. 489, §1º).

Após analisar os autos, entendo que os fatos narrados encontram suporte probatório nos documentos apresentados pela recorrente. A exclusão da autora, menor à época, efetivamente configura violação aos princípios constitucionais e processuais, comprometendo a validade do inventário.

Ademais, a jurisprudência corrobora a necessidade de observância aos direitos da parte ao longo do processo, especialmente em situações que envolvem incapazes. Nesse sentido:

TJSP (28ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível Acórdão/TJSP: \"A ausência de intimação da parte contrária para apresentação de contrarrazões ao recurso de apelação compromete os princípios do contraditório e da ampla defesa.\"
TJSP (8ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível Acórdão/TJSP: \"A sentença que homologou a partilha é nula por ausência de plano de partilha. Os autos devem ser devolvidos à origem para prosseguimento do feito.\"

Assim, entendo configurados os vícios apontados pela recorrente, sendo imperiosa a anulação da sentença e o retorno dos autos à origem para regular processamento.

3. DISPOSITIVO

Ante o exposto, com fundamento no CF/88, art. 93, IX, voto no sentido de dar provimento ao recurso, para:

  1. Anular a sentença que homologou o inventário;
  2. Determinar o retorno dos autos à origem para que seja oportunizada a participação efetiva da recorrente, com observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa;
  3. Condenar os recorridos ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, nos termos do CPC/2015, art. 85.

É como voto.

____________________________
Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Apelação: Pedido de Anulação de Ato Jurídico e Petição de Herança por Fraude em Inventário

Modelo de Apelação: Pedido de Anulação de Ato Jurídico e Petição de Herança por Fraude em Inventário

Publicado em: 07/02/2025 CivelProcesso Civil Sucessão

Recurso de apelação interposto pela neta e herdeira em face de sentença proferida em ação anulatória de ato jurídico combinada com petição de herança e pedido de reintegração de posse, com fundamento no CPC/2015 e CCB/2002. O caso envolve alegações de fraude em contratos de cessão de direitos hereditários, omissão de bens no inventário e prejuízo ao patrimônio dos herdeiros, incluindo a proteção ao incapaz. A apelante busca a reforma da sentença, a anulação dos atos jurídicos fraudulentos e a condenação dos apelados às custas processuais e honorários advocatícios.

Acessar

Modelo de Ação de Nulidade Contratual com Pedidos Subsidiários por Abuso de Confiança e Lesão Econômica

Modelo de Ação de Nulidade Contratual com Pedidos Subsidiários por Abuso de Confiança e Lesão Econômica

Publicado em: 14/07/2024 CivelProcesso Civil Sucessão

A presente ação judicial busca a nulidade de negócios jurídicos realizados sob dolo e abuso de confiança por parte do réu, que se aproveitou da vulnerabilidade da autora, uma idosa viúva. A autora alega que o réu, utilizando-se de procuração e de uma relação de confiança familiar, lavrou transações fraudulentas envolvendo a venda de nove lotes de sua propriedade por valores desproporcionais, causando-lhe graves prejuízos financeiros. Fundamentada nos artigos 489, 157 e 171, II do Código Civil de 2002, e nos artigos 300 e 319 do Código de Processo Civil de 2015, a petição requer, além da nulidade dos atos, medida cautelar de sequestro dos lotes, indenização por danos materiais e morais, e a concessão de justiça gratuita.

Acessar

Modelo de Petição interlocutória de denúncia de fraude à execução pela doação fraudulenta de 18 imóveis pelo réu a seus filhos, com pedido de reconhecimento da fraude, intimação dos donatários e penhora dos bens conf...

Modelo de Petição interlocutória de denúncia de fraude à execução pela doação fraudulenta de 18 imóveis pelo réu a seus filhos, com pedido de reconhecimento da fraude, intimação dos donatários e penhora dos bens conf...

Publicado em: 30/04/2025 CivelProcesso Civil Sucessão

Petição interlocutória apresentada pelo autor contra o réu, visando o reconhecimento judicial da fraude à execução decorrente da doação de 18 imóveis a familiares após sentença condenatória, com pedido de ineficácia dos atos, intimação dos donatários, constrição dos bens e aplicação de multa por litigância de má-fé, fundamentada no CPC/2015 e no Código Civil.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.