Necessidade de prequestionamento no tribunal de origem para admissão de recurso especial ou extraordinário em casos de ilicitude de provas por violação de domicílio
Publicado em: 02/08/2024 Processo CivilTESE DOUTRINÁRIA EXTRAÍDA DO ACÓRDÃO:
Mesmo matérias de ordem pública, como a ilicitude de provas decorrentes de violação de domicílio, exigem prequestionamento no tribunal de origem para admissão de recurso especial ou extraordinário.
COMENTÁRIO EXPLICATIVO
O acórdão afasta a ideia de que temas de ordem pública poderiam ser conhecidos de ofício pelas instâncias superiores sem a observância do requisito do prequestionamento. O Tribunal Superior reafirma que, mesmo diante de alegações graves, como a prova ilícita por violação de domicílio, a ausência de manifestação do Tribunal de origem sobre a tese impede o conhecimento do recurso. Busca-se, com isso, preservar a estrutura recursal e a lógica do duplo grau de jurisdição, além de evitar supressão de instância. Tal entendimento impõe à defesa o dever de provocar o órgão julgador quanto ao exame da questão, inclusive por meio de embargos de declaração, sob pena de preclusão.
FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL
CF/88, art. 5º, LIV (devido processo legal)
CF/88, art. 93, IX (fundamentação das decisões judiciais)
FUNDAMENTO LEGAL
CPP, art. 157 (prova ilícita)
CPP, art. 563 (nenhum ato será declarado nulo se da nulidade não resultar prejuízo para a parte)
SÚMULAS APLICÁVEIS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O entendimento do STJ reafirma a necessidade de observância estrita dos requisitos recursais e impede a atuação dos tribunais superiores como instância revisora de questões não amadurecidas nas instâncias ordinárias, ainda que se trate de matéria de ordem pública. A decisão busca garantir a estabilidade processual e o respeito ao contraditório, mas pode, em situações excepcionais, impedir a correção de ilegalidades materiais relevantes quando não bem manejados os recursos cabíveis. Impõe-se, assim, uma postura ativa da defesa técnica, inclusive na interposição de embargos de declaração para provocar o necessário pronunciamento judicial sobre questões essenciais.
Outras doutrinas semelhantes

Impossibilidade de recurso especial por nulidade de provas sem prequestionamento e ausência de embargos de declaração, conforme Súmulas 282 e 356 do STF
Publicado em: 02/08/2024 Processo CivilDocumento jurídico que aborda a inadmissibilidade do recurso especial fundamentado em nulidade de provas por suposta violação de domicílio, destacando a necessidade de prévia decisão do tribunal de origem e o prequestionamento da matéria, conforme as Súmulas 282 e 356 do STF, mesmo quando se trata de matéria de ordem pública. Trata-se de entendimento sobre os requisitos para o conhecimento do recurso especial no âmbito do processo civil.
Acessar
Ação de Cobrança de Indenização DPVAT: Escolha de Foro entre Local do Acidente, Domicílio do Autor ou do Réu com Base no CPC
Publicado em: 12/04/2025 Processo CivilDocumento que trata da ação de cobrança para indenização decorrente do seguro DPVAT, destacando a faculdade do autor em escolher o foro competente entre o local do acidente, seu domicílio ou o domicílio do réu, conforme os artigos 94 e 100 do Código de Processo Civil.
Acessar
Exclusão de provas obtidas por ingresso policial ilegal em domicílio sem mandado, suspeita fundada ou consentimento, e pedido de absolvição do acusado com base na ilicitude das provas
Publicado em: 23/07/2024 Processo CivilSolicitação para exclusão de provas obtidas por meio de ingresso policial em domicílio sem mandado judicial, sem fundada suspeita ou consentimento válido do morador, fundamentando a absolvição do acusado devido à ilicitude das provas.
Acessar