Modelo de Pedido de sobrepartilha extrajudicial de bem imóvel descoberto após inventário, requerendo partilha entre herdeiros legítimos com base no CCB/2002 art. 2015 e CPC/2015 art. 610, §1º
Publicado em: 22/07/2025 Processo Civil FamiliaPEDIDO DE SOBREPARTILHA EXTRAJUDICIAL
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Oficial do Cartório de Registro de Notas da Comarca de [inserir cidade/UF], com posterior remessa ao Juízo competente do Tribunal de Justiça do Estado para homologação, nos termos do CCB/2002, art. 2.015 e do CPC/2015, art. 610, §1º.
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
REQUERENTES:
A. J. dos S., brasileiro, solteiro, advogado, inscrito no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliado na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
B. M. dos S., brasileiro, casado, engenheiro, inscrito no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliado na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
C. F. dos S., brasileira, viúva, professora, inscrita no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliada na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
D. L. dos S., brasileiro, divorciado, médico, inscrito no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliado na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
E. R. dos S., brasileira, solteira, empresária, inscrita no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliada na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
F. T. dos S., brasileiro, casado, comerciante, inscrito no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliado na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
G. P. dos S., brasileira, divorciada, dentista, inscrita no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliada na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
H. Q. dos S., brasileiro, solteiro, engenheiro, inscrito no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliado na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
I. V. dos S., brasileiro, viúvo, aposentado, inscrito no CPF sob o nº [inserir], endereço eletrônico: [inserir], residente e domiciliado na Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF.
3. EXPOSIÇÃO DOS FATOS
Os Requerentes são herdeiros do espólio de [Nome do de cujus], cujo inventário foi processado e partilhado há alguns anos, conforme formal de partilha lavrado em [data] e homologado pelo juízo competente. À época, foram relacionados e partilhados todos os bens então conhecidos, com a observância dos quinhões hereditários de cada herdeiro.
Contudo, recentemente foi identificado um bem imóvel (ou parte de bem) pertencente ao espólio do de cujus, que não foi incluído no inventário originário por desconhecimento de sua existência ou omissão involuntária. Trata-se do imóvel localizado à Rua [inserir], nº [inserir], Bairro [inserir], Cidade/UF, matrícula nº [inserir] do Cartório de Registro de Imóveis de [inserir], cuja documentação ora se anexa.
Ademais, cumpre esclarecer que, após a partilha originária, uma das herdeiras, C. F. dos S., veio a falecer, deixando como única descendente sua filha J. K. dos S., que, por sua vez, deixou um filho, L. M. dos S.. Este último, após o falecimento da mãe, veio também a falecer, sem deixar cônjuge, filhos ou outros descendentes, restando apenas seu pai, I. V. dos S., viúvo de C. F. dos S. e avô de L. M. dos S..
Diante desse quadro sucessório, faz-se necessária a sobrepartilha extrajudicial do bem remanescente, com a devida observância das regras de vocação hereditária, para que se proceda à partilha do referido bem entre os herdeiros legítimos, considerando as sucessões supervenientes e a ausência de outros descendentes ou cônjuge do último falecido.
Ressalta-se que todos os herdeiros são maiores, capazes e estão de acordo com a presente sobrepartilha, conforme declarações anexas, não havendo menores ou incapazes, tampouco litígio entre as partes, o que autoriza a via extrajudicial, nos termos do CPC/2015, art. 610, §1º.
4. DO DIREITO
O presente pedido fundamenta-se no CCB/2002, art. 2.015, que prevê a possibilidade de sobrepartilha quando, após o encerramento do inventário, forem descobertos bens, dívidas ou direitos não incluídos na partilha originária. O dispositivo dispõe:
"Art. 2.015. Descobertos bens sonegados, ou de que se não tinha conhecimento à época da partilha, proceder-se-á à sobrepartilha, a requerimento de qualquer interessado, nos mesmos autos do inventário, ou, se este já estiver findo, em autos suplementares."
O CPC/2015, art. 669 também disciplina a sobrepartilha, permitindo que esta seja realizada extrajudicialmente quando todos os herdeiros forem capazes e concordes, não havendo litígio ou interesse de incapaz:
"Art. 669. A sobrepartilha dos bens sonegados, da herança descob"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.