Modelo de Manifestação/Impugnação à petição dos herdeiros no inventário de imóvel e quinhão da herdeira falecida, com pedido de regularização da representação processual e observância do contraditório

Publicado em: 09/05/2025 Processo Civil Familia
Modelo de manifestação/impugnação apresentada por herdeiros no processo de inventário, refutando a petição dos demais herdeiros acerca da partilha do quinhão da falecida e da validade da representação processual, fundamentada no CCB/2002, art. 1.838 e CCB/2002, art. 1.829 e CF/88, art. 5º, requerendo a exclusão de manifestações sem procuração válida e a garantia do contraditório e devido processo legal.

MANIFESTAÇÃO/IMPUGNAÇÃO À PETIÇÃO DOS HERDEIROS

1. ENDEREÇAMENTO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família e Sucessões da Comarca de Aracaju/SE.

2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES

A. C. O., brasileiro, solteiro, aposentado, portador do RG nº 123.456 SSP/SE, inscrito no CPF sob o nº 111.222.333-44, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliado na Rua das Flores, nº 100, Bairro Centro, Aracaju/SE, CEP 00000-000, e I. O. L., brasileira, solteira, aposentada, portadora do RG nº 654.321 SSP/SE, inscrita no CPF sob o nº 555.666.777-88, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliada na Rua das Palmeiras, nº 200, Bairro Centro, Aracaju/SE, CEP 00000-000, já devidamente qualificados nos autos do processo em epígrafe, vêm, por intermédio de seu advogado (instrumento de mandato anexo), apresentar MANIFESTAÇÃO/IMPUGNAÇÃO À PETIÇÃO DOS HERDEIROS, em face da manifestação apresentada pelos demais herdeiros, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

3. SÍNTESE DO PROCESSO

Trata-se de inventário dos bens deixados por A. L., M. de L. de O. L. e I. de O. L., no qual os herdeiros vêm discutindo a partilha do imóvel situado na Rua Armindo Guaraná, nº 639, Bairro Santo Antônio, Aracaju/SE, bem como a destinação do quinhão pertencente à herdeira falecida I. L. S.. Em cumprimento ao despacho de mero expediente, os herdeiros foram intimados a se manifestarem acerca da petição e documentos juntados em 07/04/2025, especialmente quanto à destinação da cota-parte da herdeira falecida e à alegação de existência de testamento beneficiando um dos herdeiros.

4. DOS FATOS

Os herdeiros A. C. O. e I. O. L. foram intimados para se manifestarem sobre as últimas declarações e impugnações apresentadas pelos demais herdeiros, notadamente quanto ao destino do quinhão da falecida I. L. S.. Consta dos autos que a referida herdeira teria deixado testamento beneficiando o sobrinho A. C. de O. L. com um imóvel específico, situado na Rua Arnaldo Dantas, nº 291, Bairro Santo Antônio. Contudo, os impugnantes sustentam que tal disposição testamentária não abrange a totalidade da herança de I. L. S., devendo o restante de seu quinhão ser partilhado entre os demais herdeiros, nos termos do CCB/2002, art. 1.838.

Ademais, verifica-se que alguns herdeiros, a exemplo de A. L., I. de O. L. e M. de L. de O. L., não possuem representação processual habilitada nos autos, embora tenham sido mencionados em manifestações de concordância, o que afronta o devido processo legal e o contraditório.

Por fim, destaca-se que os herdeiros A. C. O. e I. O. L. reafirmam sua impugnação às alegações dos demais herdeiros, especialmente quanto à tentativa de exclusão de seus direitos hereditários sob o argumento de não serem herdeiros necessários, o que não encontra respaldo legal.

5. DO DIREITO

5.1. DA SUCESSÃO LEGÍTIMA E DA PARTILHA DO QUINHÃO DA HERDEIRA FALECIDA

O CCB/2002, art. 1.838 (CCB/2002, art. 1.838), que, aberta a sucessão, caso o herdeiro venha a falecer sem deixar descendentes, ascendentes ou cônjuge, sua parte será transmitida aos demais herdeiros em igual proporção. No presente caso, restou incontroverso que I. L. S. faleceu sem deixar descendentes, ascendentes ou cônjuge, sendo, portanto, aplicável a regra da transmissão de seu quinhão aos demais herdeiros.

O testamento deixado por I. L. S. beneficiou o herdeiro A. C. de O. L. apenas com um imóvel específico (legado), não abrangendo a totalidade do patrimônio a ser partilhado no inventário dos genitores. Assim, o remanescente de sua cota-parte deve ser partilhado entre os demais herdeiros, conforme determina a legislação civil.

5.2. DA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DOS HERDEIROS

O devido processo legal (CF/88, art. 5º, LIV) e o contraditório (CF/88, art. 5º, LV) exigem que toda manifestação processual seja realizada por parte legítima e devidamente representada. No caso, os herdeiros A. L., I. de O. L. e M. de L. de O. L. não possuem procurador habilitado nos autos, razão pela qual não podem manifestar concordância ou apresentar requerimentos em nome próprio, sob pena de nulidade dos atos praticados (CPC/2015, art. 76).

Ademais, a representação do espólio antes da abertura do inventário deve observar o rol estabelecido pelo CCB/2002, art. 1.797, sendo imprescindível a regularização da representação processual para validade dos atos.

5.3. DA INEXISTÊNCIA DE HERDEIROS NECESSÁRIOS E DA ILEGALIDADE DA EXCLUSÃO DOS IMPUGNANTES

Os impugnantes não podem ser excluídos da sucessão sob o argumento de não serem herdeiros necessários, pois a lei civil não faz tal distinção para fins de partilha entre irmãos, na ausência de descendentes, ascendentes ou cônjuge do falecido (CCB/2002, art. 1.82"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de inventário dos bens deixados por A. L., M. de L. de O. L. e I. de O. L., no qual se discute a partilha do imóvel situado na Rua Armindo Guaraná, nº 639, Bairro Santo Antônio, Aracaju/SE, e a destinação do quinhão pertencente à herdeira falecida I. L. S.. Os herdeiros A. C. O. e I. O. L. apresentaram impugnação à petição dos demais herdeiros, notadamente sobre a destinação da cota-parte da falecida e questionando alegação de existência de testamento, além de apontarem irregularidade na representação processual de outros herdeiros.

Voto

1. Do Conhecimento

Inicialmente, verifica-se que os recursos e manifestações apresentados por A. C. O. e I. O. L. são tempestivos e subscritos por advogado habilitado, razão pela qual conheço da impugnação, nos termos do art. 1.013 do Código de Processo Civil.

Por outro lado, as manifestações e concordâncias apresentadas por A. L., I. de O. L. e M. de L. de O. L., desprovidas de regular representação processual, não podem ser conhecidas, nos termos do art. 76 do CPC/2015, sob pena de nulidade dos atos e afronta ao devido processo legal e ao contraditório (CF/88, art. 5º, LIV e LV).

2. Da Destinação do Quinhão da Herdeira Falecida

Restou incontroverso que I. L. S. faleceu sem deixar descendentes, ascendentes ou cônjuge. O testamento por ela deixado beneficiou A. C. de O. L. apenas com um imóvel específico, não abrangendo a totalidade de sua herança.

Nos termos do CCB/2002, art. 1.838, \"falecendo qualquer dos herdeiros, sem descendentes, ascendentes ou cônjuge, sua quota acrescerá à dos outros.\" Assim, a parte remanescente do quinhão de I. L. S. deve ser partilhada entre os demais herdeiros legítimos, respeitado o legado instituído.

3. Da Representação Processual dos Herdeiros

O contraditório e a ampla defesa (CF/88, art. 5º, LV), bem como o devido processo legal (art. 5º, LIV), são princípios constitucionais indissociáveis. A ausência de representação processual regular enseja a nulidade dos atos praticados em nome dos herdeiros não habilitados, conforme dispõe o CPC/2015, art. 76 e a jurisprudência consolidada.

Determino, assim, a intimação dos herdeiros A. L., I. de O. L. e M. de L. de O. L. para que regularizem sua representação processual, sob pena de nulidade de futuras manifestações.

4. Da Exclusão dos Impugnantes da Herança

Não prospera o argumento de exclusão dos impugnantes da sucessão sob a alegação de não serem herdeiros necessários, visto que, na ausência de descendentes, ascendentes ou cônjuge, a lei civil (CCB/2002, art. 1.829) estabelece a igualdade entre os irmãos para fins de sucessão legítima. Não há que se falar em exclusão sem fundamento legal ou sentença transitada em julgado, sendo vedada qualquer interpretação restritiva dos direitos hereditários.

5. Da Observância dos Princípios Constitucionais e Fundamentação (CF/88, art. 93, IX)

Cumpre ao Judiciário, nos termos da CF/88, art. 93, IX, fundamentar todas as decisões, permitindo o controle jurisdicional e a transparência do ato decisório. O caso exige rigorosa observância ao contraditório, à ampla defesa e à regularidade processual, sob pena de nulidade.

6. Da Produção de Provas e Audiência de Conciliação

Defiro a produção de provas documental, testemunhal e pericial, caso necessário ao deslinde da causa. Faculto às partes, ainda, a designação de audiência de conciliação/mediação, conforme previsto no art. 319, VII, do CPC/2015, caso não solucionado consensualmente o litígio até então.

Dispositivo

Diante do exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES os pedidos formulados por A. C. O. e I. O. L., nos seguintes termos:

  • a) Desconsidero as manifestações e concordâncias apresentadas por herdeiros sem representação processual habilitada, nos termos do CPC/2015, art. 76;
  • b) Reconheço que o quinhão da herdeira falecida I. L. S., salvo o imóvel legado, deve ser partilhado entre os demais herdeiros, conforme o CCB/2002, art. 1.838;
  • c) Rejeito qualquer tentativa de exclusão dos impugnantes da sucessão, por ausência de fundamento legal;
  • d) Determino a intimação dos herdeiros para que regularizem sua representação processual no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de nulidade dos atos praticados;
  • e) Defiro a produção de todas as provas admitidas em direito, caso necessário;
  • f) Faculto a designação de audiência de conciliação/mediação, se entender pertinente.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Conclusão

É como voto.

Aracaju/SE, 12 de junho de 2025.

___________________________________________
Magistrado(a)

Referências Normativas e Jurisprudenciais


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Impugnação à Primeira Declaração e à Partilha em Inventário: Correção de Quinhões Hereditários, Retificação de ITCMD e Respeito ao Testamento sob Regime de Comunhão Universal

Modelo de Impugnação à Primeira Declaração e à Partilha em Inventário: Correção de Quinhões Hereditários, Retificação de ITCMD e Respeito ao Testamento sob Regime de Comunhão Universal

Publicado em: 12/11/2024 Processo Civil Familia

Modelo de petição de impugnação à primeira declaração e à partilha em autos de inventário, destinado à Vara de Família e Sucessões. O documento é utilizado por herdeiras testamentárias para questionar a distribuição equivocada dos bens praticada pelo inventariante, que atribuiu parcela superior ao cônjuge sobrevivente (75% do acervo), desrespeitando o regime de comunhão universal e a disposição testamentária. O modelo fundamenta o pedido na correta interpretação dos artigos do Código Civil (art. 1.667, art. 1.829 e art. 1.846), pleiteando a retificação da partilha para que as herdeiras recebam 50% dos bens (herança), enquanto ao cônjuge sobrevivente cabe apenas a meação. Requer ainda a retificação das guias de ITCMD, a apresentação de novo plano de partilha e a observância dos princípios da legalidade, boa-fé e efetividade, com suporte em jurisprudência recente.

Acessar

Modelo de Manifestação nos autos de inventário requerendo reconhecimento da validade do testamento público e cumprimento da vontade da testadora com destinação do imóvel ao legatário, impugnação ao rateio entre irmãos e...

Modelo de Manifestação nos autos de inventário requerendo reconhecimento da validade do testamento público e cumprimento da vontade da testadora com destinação do imóvel ao legatário, impugnação ao rateio entre irmãos e...

Publicado em: 14/05/2025 Processo Civil Familia

Manifestação judicial apresentada nos autos de inventário dos bens deixados por I. L. S., pleiteando o reconhecimento da validade e eficácia do testamento público que destina imóvel ao legatário A. C. de O. L., impugnação do rateio do quinhão da herdeira falecida O. I. L. entre os irmãos, reconhecimento da inexistência de dívidas do espólio salvo ITCMD, impugnação de despesas realizadas sem anuência, e requerendo prestação de contas detalhada, com fundamentação nos artigos do Código Civil e do Código de Processo Civil, além de jurisprudência correlata.

Acessar

Modelo de Pedido de Penhora de Quinhão Hereditário em Execução Cível por Inexistência de Outros Bens Penhoráveis

Modelo de Pedido de Penhora de Quinhão Hereditário em Execução Cível por Inexistência de Outros Bens Penhoráveis

Publicado em: 30/10/2024 Processo Civil Familia

Modelo de petição direcionada ao Juízo Cível requerendo a penhora do quinhão hereditário pertencente ao executado em processo de inventário, diante da inexistência de outros bens penhoráveis localizados em seu nome. O documento apresenta detalhada exposição dos fatos, fundamentos jurídicos centrados nos princípios da responsabilidade patrimonial do devedor (CPC/2015, art. 789), possibilidade de constrição de direitos hereditários (CPC/2015, art. 835, XIII; CC, arts. 1.784 e 1.997), jurisprudência atualizada e pedidos específicos para decretação da penhora, intimação do executado, expedição de ofício ao juízo do inventário e posterior alienação judicial do quinhão para satisfação do crédito exequendo. Indicado para execuções cíveis quando o devedor é herdeiro em inventário em andamento.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.