Modelo de Pedido de Homologação Judicial de Acordo Extrajudicial em Inventário com Quitação de Dívida entre Herdeiros
Publicado em: 10/04/2025 Processo Civil Familia SucessãoPETIÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE [CIDADE] – TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO
1. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
A. J. dos S., brasileiro, solteiro, engenheiro civil, portador do CPF nº 000.000.000-00, residente e domiciliado na Rua X, nº Y, Bairro Centro, CEP 00000-000, na cidade de [Cidade/UF], endereço eletrônico: [email protected], neste ato representado por seu advogado infra-assinado, conforme instrumento de mandato anexo, com escritório profissional situado na Rua X, nº Y, Bairro Jardim, CEP 00000-000, [Cidade/UF], endereço eletrônico: [email protected], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no CPC/2015, art. 319, propor a presente:
PETIÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO
em face de M. F. de S. L., brasileira, viúva, professora, portadora do CPF nº 111.111.111-11, residente e domiciliada na Rua X, nº Y, Bairro Vila Nova, CEP 00000-000, [Cidade/UF], endereço eletrônico: [email protected], também representada por seu advogado, conforme instrumento de mandato anexo, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
2. DOS FATOS
Tramita perante este juízo o processo de inventário dos bens deixados por C. E. da S., falecido em [data], no qual figuram como herdeiros os ora requerentes.
Durante o processamento do inventário, foi identificada a existência de uma dívida em nome do herdeiro A. J. dos S., a qual foi inscrita no rosto dos autos, conforme determinado por este juízo, em favor da credora M. F. de S. L..
Com o objetivo de viabilizar a continuidade do inventário e promover a autocomposição entre as partes, os requerentes celebraram acordo extrajudicial, no qual convencionaram o pagamento da referida dívida no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), a ser quitado por meio de depósito judicial em conta vinculada ao processo de inventário, conforme termo de acordo anexo, assinado por ambas as partes e por duas testemunhas.
Assim, requerem a homologação judicial do acordo celebrado, com a consequente baixa da anotação da dívida no rosto dos autos e a liberação do inventário para seu regular prosseguimento.
3. DO DIREITO
O CPC/2015, art. 515, III, prevê que a decisão homologatória de transação possui natureza de título executivo judicial. Assim, o acordo celebrado entre as partes, desde que válido e eficaz, pode ser submetido à homologação judicial, mesmo que celebrado extrajudicialmente.
Trata-se de hipótese de jurisdição voluntária, na qual as partes, por livre manifestação de vontade, buscam a chancela judicial para conferir força executiva ao pacto firmado, nos termos do CPC/2015, art. 725, VIII.
Ademais, o princípio da autonomia da vontade, consagrado no CCB/2002, art. 421, permite às partes transacionarem livremente sobre direitos patrimoniais disponíveis, como é o caso da dívida objeto deste acordo.
O acordo firmado atende aos requisitos de validade do negócio jurídico, conforme disposto no CCB/2002, art. 104, sendo celebrado por par"'>...