Modelo de Contrato Particular de Promessa de Compra e Venda de Imóvel Alienado Fiduciariamente entre A. J. dos S. e M. F. de S. L., com obrigações, pagamento, quitação e liberação conforme CCB e Lei 9.514/1997
Publicado em: 22/05/2025 Civel Direito ImobiliárioCONTRATO PARTICULAR DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL ALIENADO
PREÂMBULO
Por este instrumento particular, de um lado, como PROMITENTE VENDEDOR(A): A. J. dos S., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) da cédula de identidade RG nº [número], inscrito(a) no CPF/MF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) à [endereço completo], e, de outro lado, como PROMITENTE COMPRADOR(A): M. F. de S. L., brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) da cédula de identidade RG nº [número], inscrito(a) no CPF/MF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) à [endereço completo], têm entre si justo e contratado o que segue, em conformidade com a legislação em vigor, especialmente os dispositivos do CCB/2002, art. 421 a CCB/2002, art. 480, e, quando aplicável, os dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), nos termos abaixo estipulados.
NARRATIVA INTRODUTÓRIA
As partes acima identificadas, movidas pelo interesse comum de contratar, e observando os princípios da liberdade contratual (CCB/2002, art. 421), função social do contrato (CCB/2002, art. 421), e boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422), acordam celebrar o presente Contrato de Promessa de Compra e Venda de Imóvel Alienado, visando a transmissão futura da propriedade do imóvel descrito, atualmente alienado fiduciariamente, conforme as condições a seguir delineadas.
CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO
O presente contrato tem por objeto a promessa de compra e venda do imóvel situado à [endereço completo], registrado sob a matrícula nº [número], do Cartório de Registro de Imóveis de [município/UF], atualmente gravado com alienação fiduciária em favor de [instituição financeira credora], conforme consta da respectiva matrícula.
CLÁUSULA SEGUNDA – DO VALOR E FORMA DE PAGAMENTO
O valor total ajustado para a presente transação é de R$ [valor], que será pago pelo PROMITENTE COMPRADOR(A) da seguinte forma: [descrever detalhadamente a forma, prazos, parcelas, eventuais pagamentos à instituição financeira, etc.], conforme cronograma anexo, parte integrante deste contrato.
Em virtude da alienação fiduciária, as partes reconhecem que parte do valor será destinada à quitação do saldo devedor perante o credor fiduciário, de modo a viabilizar a liberação da respectiva garantia e posterior transferência da propriedade.
CLÁUSULA TERCEIRA – DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES
- Entregar ao PROMITENTE COMPRADOR(A) todos os documentos necessários à verificação da situação jurídica do imóvel, inclusive certidões negativas de ônus e débitos.
- Providenciar a quitação da dívida junto ao credor fiduciário, utilizando-se dos valores recebidos conforme estipulado.
- Outorgar a escritura definitiva de compra e venda ao PROMITENTE COMPRADOR(A), tão logo seja liberada a alienação fiduciária e quitadas as obrigações decorrentes deste contrato.
- Efetuar os pagamentos nos termos e condições ajustados neste contrato, responsabilizando-se pelo repasse ao credor fiduciário, quando for o caso.
- Comparecer, quando solicitado, para assinatura de documentos necessários à efetivação da transferência e regularização do imóvel.
- Assumir, a partir da imissão na posse, as despesas ordinárias relativas ao imóvel, tais como IPTU, condomínio, taxas e tarifas públicas, salvo disposição diversa neste instrumento.
CLÁUSULA QUARTA – DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA
As partes reconhecem que o imóvel"'>...