Modelo de Contrato de Locação Comercial entre A. J. dos S. (Locador) e M. F. de S. L. (Locatária) com fundamento no Código Civil e Lei do Inquilinato, estabelecendo direitos, obrigações e garantias

Publicado em: 16/05/2025 CivelEmpresa
Contrato particular de locação de imóvel comercial destinado à atividade empresarial da locatária, com prazo de 36 meses, garantias, obrigações das partes, cláusulas de rescisão, revisões e foro de eleição, fundamentado no Código Civil e na Lei 8.245/1991.
← deslize para o lado para ver mais opções

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL COMERCIAL

PREÂMBULO

Pelo presente instrumento particular e na melhor forma de direito, de um lado, A. J. dos S., brasileiro, empresário, inscrito no CPF sob nº 000.000.000-00 e RG nº 0.000.000 SSP/XX, doravante denominado LOCADOR; e, de outro lado, M. F. de S. L., brasileira, empresária, inscrita no CPF sob nº 111.111.111-11 e RG nº 1.111.111 SSP/XX, doravante denominada LOCATÁRIA; resolvem celebrar o presente CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL COMERCIAL, com fundamento nos princípios e dispositivos do Código Civil (CCB/2002, arts. 421 a 480), nas condições abaixo estabelecidas.

NARRATIVA INTRODUTÓRIA

Este contrato visa a locação de imóvel destinado exclusivamente ao exercício de atividades comerciais pela LOCATÁRIA, observando o princípio da liberdade contratual (CCB/2002, art. 421), a função social do contrato (CCB/2002, art. 421) e a boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422). As partes, cientes de seus direitos e deveres, buscam a formalização transparente da relação locatícia, prevenindo litígios e garantindo o equilíbrio contratual.

1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E PRINCÍPIOS GERAIS

  • Liberdade Contratual (CCB/2002, art. 421):
  • As partes ajustam livremente as condições do presente contrato, desde que não contrariem a lei, a ordem pública e os bons costumes.

  • Função Social do Contrato (CCB/2002, art. 421):
  • O contrato atende não apenas aos interesses das partes, mas também à sua função social, considerando o impacto na coletividade.

  • Boa-fé Objetiva (CCB/2002, art. 422):
  • As partes obrigam-se a guardar, na conclusão e na execução do contrato, os princípios de lealdade, honestidade e cooperação.

  • Aplicação subsidiária do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) e legislação correlata, conforme o caso.

2. OBJETO DO CONTRATO

O presente contrato tem por objeto o imóvel comercial situado à Rua Exemplo, nº 100, Bairro Central, CEP 00000-000, Cidade/UF, de propriedade do LOCADOR, que será destinado exclusivamente ao exercício da atividade comercial da LOCATÁRIA, conforme CNAE registrado.

3. DIREITOS E OBRIGAÇÕES DAS PARTES

3.1 Obrigações do LOCADOR:

  • Entregar o imóvel em perfeito estado de uso e conservação, apto à finalidade comercial pretendida (CCB/2002, art. 566).
  • Garantir o uso pacífico do imóvel pela LOCATÁRIA durante o prazo contratual.
  • Responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação.

3.2 Obrigações da LOCATÁRIA:

  • Pagar pontualmente o aluguel mensal no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), até todo dia 5 de cada mês, mediante depósito bancário na conta do LOCADOR.
  • Responsabilizar-se pelo pagamento das taxas ordinárias de condomínio, água, luz, IPTU e demais encargos incidentes sobre o imóvel.
  • Não modificar a estrutura do imóvel sem prévia autorização, por escrito, do LOCADOR.
  • Restituir o imóvel ao final do contrato no estado em que o recebeu, salvo deteriorações decorrentes do uso normal.

4. CLÁUSULAS GERAIS

4.1 Prazo da Locação

O prazo de locação é de 36 (trinta e seis) meses, ini"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Voto do Magistrado

1. Relatório

Trata-se de simulação de voto acerca de demanda judicial oriunda de contrato de locação de imóvel comercial celebrado entre A. J. dos S. (LOCADOR) e M. F. de S. L. (LOCATÁRIA), cujo objeto é o imóvel situado à Rua Exemplo, nº 100, Bairro Central, nesta cidade, pelo prazo de 36 meses e valor de aluguel mensal de R$ 5.000,00, conforme instrumento particular juntado aos autos.

A controvérsia versa sobre o cumprimento das cláusulas contratuais, especialmente no tocante à restituição do imóvel, pagamento de encargos finais e eventual indenização por benfeitorias e danos.

2. Fundamentação

Inicialmente, cumpre destacar que o contrato de locação encontra fundamento nos arts. 421 a 480 do Código Civil e na Lei 8.245/1991 (Lei do Inquilinato), sendo aplicáveis, ainda, princípios constitucionais como a segurança jurídica, função social do contrato e boa-fé objetiva.

[CF/88, art. 93, IX] — "Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade." Assim, passo à fundamentação.

Da análise do contrato, verifica-se que as partes pactuaram livremente as condições, observando a liberdade contratual (CCB/2002, art. 421), a função social do contrato e a boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422). O LOCADOR comprometeu-se a entregar o imóvel em perfeito estado, garantir o uso pacífico e responder por vícios anteriores à locação. A LOCATÁRIA, por sua vez, assumiu obrigações de pontualidade no pagamento, conservação, pagamento de encargos e restituição do imóvel no estado recebido.

No tocante à rescisão e penalidades, o contrato prevê possibilidade de rescisão mediante aviso prévio e multa proporcional nos termos do art. 4º da Lei 8.245/1991, bem como direito à indenização por perdas e danos em caso de descumprimento (CCB, art. 475).

Não há notícia de vício de consentimento, nem de afronta à ordem pública ou aos bons costumes. As cláusulas respeitam o equilíbrio contratual e a legislação vigente.

Por fim, a eleição de foro está de acordo com o CCB/2002, art. 63.

3. Aplicação Hermenêutica

Considerando a narrativa fática e a documentação apresentada, constato a inexistência de afronta à legislação ou aos princípios constitucionais e civis que regem a matéria. O contrato, em sua essência, cumpre a função social, resguarda a autonomia das partes e assegura o equilíbrio das obrigações.

Não restou comprovado vício ou descumprimento relevante a justificar a rescisão unilateral sem ônus ou a procedência de indenização pleiteada por qualquer das partes, salvo aquelas expressamente previstas em cláusula contratual.

4. Dispositivo
Ante o exposto, com base nos princípios da legalidade, segurança jurídica e função social do contrato, JULGO IMPROCEDENTE o pedido de rescisão sem ônus e de indenização por benfeitorias, mantendo íntegros os termos do contrato de locação firmado entre as partes.

Eventuais débitos ou danos deverão ser apurados em liquidação, conforme laudo de vistoria e comprovantes, observadas as cláusulas contratuais.

Custas processuais e honorários advocatícios, se houver, na forma da lei.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

5. Referências Legais
  • Constituição Federal de 1988, art. 93, IX.
  • Código Civil ( Lei 10.406/2002), arts. 421 a 480, 422, 566, 475.
  • Lei 8.245/1991 (Lei do Inquilinato), art. 4º.
  • Lei 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), aplicação subsidiária.

Este voto é simulado para fins didáticos, com base em situação hipotética.


Cidade/UF, data do julgamento.


___________________________________
Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.