Modelo de Contestação à Ação de Cobrança e Encargos de Locação com Fundamentação em Inépcia da Inicial e Extinção de Obrigações Contratuais

Publicado em: 25/03/2025 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário
Contestação apresentada por R. A. S. S., A. L. da C. C. S., R. S. C. e A. F. da C. C., no processo de cobrança movido por Nova Fronteira Negócios Imobiliários Ltda – Adriana Imóveis. O documento fundamenta a inépcia da petição inicial, a extinção das obrigações contratuais com a entrega das chaves, a limitação da responsabilidade dos fiadores e a ausência de provas dos encargos locatícios. Inclui pedidos de extinção do processo ou improcedência da ação, além de produção de provas e audiência de conciliação.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________

Processo nº _____________

R. A. S. S. brasileiro, estado civil __________, profissão __________, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________; A. L. DA C. C. S., brasileira, estado civil __________, profissão __________, portadora do CPF nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________; R. S. C., brasileiro, estado civil __________, profissão __________, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________; e A. F. DA C. C., brasileira, estado civil __________, profissão __________, portadora do CPF nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, por seus advogados que esta subscrevem, com endereço profissional na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 335, apresentar

CONTESTAÇÃO

à ação de cobrança e encargos de locação proposta por NOVA FRONTEIRA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS LTDA – ADRIANA IMÓVEIS, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

PRELIMINARMENTE

1. DA INÉPCIA DA INICIAL

A inicial apresentada pela parte autora não atende aos requisitos exigidos pelo CPC/2015, art. 319, pois não especifica de forma clara e objetiva o valor exato dos encargos cobrados, tampouco apresenta planilha detalhada que demonstre o cálculo dos valores supostamente devidos. Tal omissão inviabiliza o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa, configurando vício insanável que compromete a regularidade do processo.

Requer-se, portanto, o reconhecimento da inépcia da inicial e a extinção do processo sem resolução do mérito, nos termos do CPC/2015, art. 330, §1º, IV.

DO MÉRITO

2. DA ENTREGA DAS CHAVES E DA EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS

A parte autora alega que o contrato de locação somente seria considerado rescindido após a realização de vistoria no imóvel. Contudo, conforme consta nos autos, as chaves foram entregues em 14/12/2024, configurando o término da relação locatícia. A ausência de vistoria não pode ser imputada aos réus, uma vez que a autora não demonstrou ter tomado as providências necessárias para sua realização.

Nos termos do CCB/2002, art. 472, o distrato extingue as obrigações contratuais, sendo desnecessária decisão judicial para tanto. Ademais, a jurisprudência é pacífica ao reconhecer que a entrega das chaves é suficiente para caracterizar a desocupação do imóvel e o término das obrigações locatícias.

3. DA RESPONSABILIDADE DOS FIADORES

A responsabilidade dos fiadores está limitada ao período de vigência do contrato de locação, conforme estipulado no instrumento contratual. A autora não comprovou a existência de cláusula que prorrogasse expressamente a garantia fidejussória para além do término do contrato original. Assim, eventual cobrança de valores posteriores à entrega das chaves não pode ser imputada aos fiadores, sob pena de violação ao CCB/2002, art. 818.

4. DA AUSÊNCIA DE PROVA DOS ENCARG"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Processo nº _____________

Trata-se de análise e julgamento de ação de cobrança e encargos de locação proposta por NOVA FRONTEIRA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS LTDA – ADRIANA IMÓVEIS, em face dos réus R. A. S. S., A. L. DA C. C. S., R. S. C. e A. F. DA C. C., em que se discute, entre outros pontos, a responsabilidade contratual e a existência de encargos locatícios após a entrega das chaves.

Voto do Magistrado

1. Da Preliminar de Inépcia da Inicial

A inicial apresentada pela parte autora não cumpriu os requisitos do CPC/2015, art. 319, haja vista a ausência de especificação clara dos valores dos encargos cobrados e de planilha detalhada dos cálculos. Tal omissão prejudica o exercício do contraditório e da ampla defesa, conforme preceitua a CF/88, art. 93, inciso IX, que exige a devida fundamentação das decisões judiciais.

Dessa forma, acolho a preliminar de inépcia da inicial e, com fundamento no CPC/2015, art. 330, §1º, inciso IV, extingo o processo sem resolução do mérito.

2. Do Mérito (Análise Subsidiária)

Em análise subsidiária, caso não acolhida a preliminar, passo a examinar o mérito da ação.

2.1. Da Entrega das Chaves e Extinção das Obrigações Contratuais

Consoante consta nos autos, as chaves do imóvel foram entregues pelos réus em 14/12/2024, o que caracteriza o término da relação locatícia, conforme entendimento do CCB/2002, art. 472. A ausência de vistoria por parte da autora não pode ser imputada aos réus, tendo em vista que a obrigação de providenciar tal procedimento recaía sobre a parte autora.

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é pacífica no sentido de que a entrega das chaves extingue as obrigações contratuais locatícias, conforme expresso no REsp Acórdão/STJ, Relatado pela Ministra Nancy Andrighi.

2.2. Da Responsabilidade dos Fiadores

A responsabilidade dos fiadores está limitada ao período de vigência do contrato de locação. Não há nos autos comprovação de cláusula que prorrogue expressamente a garantia fidejussória para além do término do contrato original. Assim, eventual cobrança de valores posteriores à entrega das chaves deve ser julgada improcedente, conforme disposto no CCB/2002, art. 818.

2.3. Da Ausência de Prova dos Encargos Locatícios

A autora não trouxe aos autos documentos que comprovem a existência e o valor dos encargos locatícios, como contas de água, energia elétrica, condomínio e IPTU. O CPC/2015, art. 373, inciso I, impõe ao autor o ônus de demonstrar os fatos constitutivos de seu direito, ônus que não foi observado no presente caso.

3. Fundamentação Constitucional e Legal

A CF/88, art. 93, inciso IX, estabelece que todas as decisões judiciais devem ser devidamente fundamentadas, garantindo, assim, o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. No caso em análise, a omissão da parte autora em apresentar provas e especificar valores compromete a regularidade processual.

Ademais, o CPC/2015, art. 319 e CPC/2015, art. 330, § 1º, inciso IV, bem como o CCB/2002, art. 472 e CCB/2002, art. 818, fundamentam a extinção da obrigação locatícia com a entrega das chaves e limitam a responsabilidade dos fiadores ao período de vigência do contrato, respectivamente.

4. Conclusão

Diante do exposto, voto:

  1. Por conhecer da preliminar de inépcia da inicial e acolhê-la, extinguindo o processo sem resolução do mérito, nos termos do CPC/2015, art. 330, § 1º, inciso IV.
  2. Subsidiariamente, caso não acolhida a preliminar, julgar improcedente a ação de cobrança, reconhecendo a extinção das obrigações contratuais com a entrega das chaves, limitando a responsabilidade dos fiadores ao período de vigência do contrato.
  3. Condenar a parte autora ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor atualizado da causa, nos termos do CPC/2015, art. 85.

É como voto.

[Local], [Data]

______________________________

Magistrado


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Contestação em Ação de Despejo c/c Cobrança de Encargos Locatícios com Impugnação de Liminar e Pedido de Compensação – Defesa dos Locatários com Fundamentação Jurídica e Prova de Quitação

Modelo de Contestação em Ação de Despejo c/c Cobrança de Encargos Locatícios com Impugnação de Liminar e Pedido de Compensação – Defesa dos Locatários com Fundamentação Jurídica e Prova de Quitação

Publicado em: 05/11/2024 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário

Modelo completo de contestação à ação de despejo cumulada com cobrança de encargos locatícios em atraso e pedido liminar, apresentada pelos locatários. O documento abrange alegação de inépcia parcial da petição inicial por ausência de discriminação dos valores cobrados, impugnação à concessão de liminar de despejo devido à existência de garantia locatícia, defesa quanto à inexistência de débito, produção de provas documentais e testemunhais, pedido de compensação de valores pagos a maior, além de fundamentação jurídica detalhada baseada no Código Civil, CPC/2015 e Lei do Inquilinato. Indicado para casos em que o locatário necessita demonstrar a quitação dos encargos e evitar o despejo liminar.

Acessar

Modelo de Notificação extrajudicial para cobrança de multa contratual e débito em aberto decorrentes de contrato de locação de veículo entre M. L. de V. Ltda. e J. S. dos S., fundamentada no CCB e jurisprudência

Modelo de Notificação extrajudicial para cobrança de multa contratual e débito em aberto decorrentes de contrato de locação de veículo entre M. L. de V. Ltda. e J. S. dos S., fundamentada no CCB e jurisprudência

Publicado em: 24/04/2025 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário

Notificação extrajudicial enviada por M. L. de V. Ltda. a J. S. dos S. para cobrança de multa contratual de R$ 650,00 e débito de locação de R$ 300,00, totalizando R$ 950,00, com prazo de 5 dias úteis para pagamento, amparada no Código Civil Brasileiro e jurisprudência do TJSP, alertando sobre medidas judiciais em caso de inadimplência.

Acessar

Modelo de Petição inicial de ação de cobrança de aluguéis em face de locatária e fiador, com pedido de indenização por danos materiais e morais decorrentes de inadimplência e uso indevido do imóvel comercial

Modelo de Petição inicial de ação de cobrança de aluguéis em face de locatária e fiador, com pedido de indenização por danos materiais e morais decorrentes de inadimplência e uso indevido do imóvel comercial

Publicado em: 15/05/2025 CivelProcesso Civil Direito Imobiliário

Petição inicial ajuizando ação de cobrança contra locatária e fiador por inadimplência em aluguéis e encargos de imóvel comercial, com pedido de reparação por danos materiais causados ao imóvel e danos morais decorrentes do abalo à imagem da autora pela inscrição em execuções fiscais e bloqueios judiciais, fundamentada na Lei 8.245/1991, Código Civil e CPC/2015.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.