Modelo de Pedido de extinção do processo trabalhista e cancelamento da penhora sobre imóvel da reclamada após cumprimento integral do acordo homologado judicialmente e quitação automática da parcela inadimplida
Publicado em: 17/06/2025 Processo Civil Processo do TrabalhoPETIÇÃO DE EXTINÇÃO DO PROCESSO COM PEDIDO DE CANCELAMENTO DE PENHORA
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz da __ Vara do Trabalho da Comarca de __ – Tribunal Regional do Trabalho da __ Região
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
Reclamante: M. F. de S. L., brasileira, solteira, advogada, inscrita no CPF sob o nº 000.000.000-00, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliada na Rua das Flores, nº 100, Bairro Centro, Cidade/UF, CEP 00000-000.
Reclamada: A. J. dos S. Ltda., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00.000.000/0001-00, endereço eletrônico: [email protected], com sede na Avenida das Palmeiras, nº 200, Bairro Jardim, Cidade/UF, CEP 00000-000.
3. SÍNTESE DOS FATOS
Em 17 de agosto de 2021, as partes firmaram acordo nos autos da presente ação trabalhista, o qual foi homologado judicialmente. O acordo previa o pagamento de valores devidos à Reclamante, bem como honorários advocatícios. O instrumento de acordo estabeleceu, expressamente, prazo de 05 (cinco) dias para manifestação da parte acerca de eventual inadimplemento de parcela, sob pena de se considerar a obrigação quitada caso não houvesse manifestação.
Após o cumprimento integral das obrigações principais do acordo, restou inadimplida parte dos honorários advocatícios. Contudo, transcorrido o prazo de 05 (cinco) dias sem qualquer manifestação da parte interessada, operou-se a quitação automática da parcela, nos termos pactuados.
Apesar da quitação integral do acordo, permanece vigente medida de penhora sobre imóvel da Reclamada, o que se revela indevido diante da satisfação da obrigação e da ausência de qualquer pendência executiva.
Diante do exposto, requer-se a extinção do processo, com o consequente cancelamento da penhora incidente sobre o imóvel.
4. DO DIREITO
4.1. DA EXTINÇÃO DO PROCESSO POR CUMPRIMENTO DO ACORDO
O CPC/2015, art. 924, II e III, dispõe que a execução se extingue quando o devedor satisfaz a obrigação ou quando ocorre a quitação do débito. No presente caso, o acordo celebrado e homologado judicialmente foi integralmente cumprido, inclusive com previsão expressa de quitação automática da parcela inadimplida caso não houvesse manifestação no prazo de 05 (cinco) dias, o que efetivamente ocorreu.
A jurisprudência é pacífica no sentido de que, cumprido o acordo e satisfeita a obrigação, impõe-se a extinção do processo executivo, em respeito aos princípios da efetividade processual e da segurança jurídica.
Ademais, o CPC/2015, art. 922, prevê a suspensão da execução durante o prazo concedido para o cumprimento voluntário da obrigação. Findo o prazo e não havendo manifestação da parte credora, conforme pactuado, a obrigação se considera quitada, autorizando a extinção do feito.
4.2. DO CANCELAMENTO DA PENHORA
Uma vez extinta a execução por cumprimento da obrigação, não subsiste fundamento legal para a manutenção de medidas constritivas, como a penhora do imóvel da Reclamada. O CPC/2015, art. 139, IV, determina que compete ao juiz zelar pela efetividade do processo, devendo levantar constrições quando cessada a causa que as motivou.
O princípio da proporcionalidade e da menor onerosidade ao devedor (CPC/2015, art. 805) também impõe o levantamento da penhora, evitando-se restrições patrimoniais desnecessárias e injustificadas.
4.3. DOS PRINCÍPIOS APLICÁVEIS
O caso em tela envolve a aplicação dos princípios da boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422), da legalidade (CF/88, art. 5º, II), e da dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III), que orientam a interpretação dos negócios jurídicos e a atuação do Poder Judiciário. O respeito ao acordo celebrado e homologado judicialmente é expressão da confiança e da segurança nas relações processuais.
Assim, s"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.