Modelo de Pedido de aditamento à partilha no inventário nº [inserir número] para retificação, inclusão de bens e herdeiros, correção de erros materiais e complementação da qualificação das partes, com fundamentação ...
Publicado em: 02/08/2025 Processo Civil FamiliaADITAMENTO À PARTILHA
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara de Família e Sucessões da Comarca de [inserir cidade/UF]
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
A. J. dos S., brasileiro, viúvo, aposentado, portador do CPF nº 000.000.000-00, RG nº 0.000.000, residente e domiciliado na Rua das Flores, nº 100, Bairro Centro, CEP 00000-000, Cidade/UF, endereço eletrônico: [email protected],
M. F. de S. L., brasileira, solteira, advogada, portadora do CPF nº 111.111.111-11, RG nº 1.111.111, residente e domiciliada na Rua das Palmeiras, nº 200, Bairro Jardim, CEP 11111-111, Cidade/UF, endereço eletrônico: [email protected],
C. E. da S., brasileiro, casado, engenheiro, portador do CPF nº 222.222.222-22, RG nº 2.222.222, residente e domiciliado na Rua das Acácias, nº 300, Bairro Bela Vista, CEP 22222-222, Cidade/UF, endereço eletrônico: [email protected],
e demais herdeiros já qualificados nos autos do inventário nº [inserir número], por intermédio de seu advogado (instrumento de mandato anexo), vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer o presente ADITAMENTO À PARTILHA, nos termos a seguir expostos.
3. SÍNTESE DOS FATOS
O inventário dos bens deixados por [nome do de cujus, abreviado conforme regra] tramita perante este juízo sob o nº [inserir número]. Após regular processamento, foi homologada a partilha dos bens entre os herdeiros, conforme sentença de fls. [inserir].
Contudo, após a homologação, verificou-se a necessidade de aditar a partilha para inclusão/retificação de informações relevantes, seja pela omissão de bem integrante do espólio, necessidade de complementação da qualificação das partes, correção de erro material ou inclusão de novo herdeiro reconhecido posteriormente, conforme documentação anexa.
Ressalta-se que a omissão/erro ora apontado foi constatado após o trânsito em julgado da sentença homologatória, sendo imprescindível a atuação deste juízo para garantir a regularidade e a completude da partilha, bem como a observância dos princípios da legalidade, continuidade registral e segurança jurídica.
4. DO DIREITO
O aditamento à partilha encontra respaldo no ordenamento jurídico brasileiro, especialmente diante da necessidade de garantir a correta e integral transmissão dos bens aos herdeiros, respeitando-se a cadeia sucessória e a legalidade dos atos processuais.
O CPC/2015, art. 619 prevê que, transitada em julgado a sentença de partilha, esta pode ser retificada para corrigir erros materiais, omissões ou para incluir/excluir bens ou herdeiros, desde que comprovada a necessidade e a inexistência de prejuízo a terceiros de boa-fé.
O CCB/2002, art. 1.784 consagra o princípio da saisine, segundo o qual a herança transmite-se automaticamente aos herdeiros no momento da abertura da sucessão, sendo a partilha o instrumento que formaliza e individualiza os quinhões hereditários.
A jurisprudência é pacífica no sentido de admitir o aditamento ou retificação da partilha, mesmo após o trânsito em julgado, especialmente para corrigir omissões, erros materiais ou para atender exigências de qualificação das partes impostas por órgãos de registro, conforme se depreende dos julgados colacionados.
Princípios jurídicos como o da legalidade, continuidade registral, celeridade processual e segurança jurídica fundamentam a possibilidade de aditamento, evitando-se a perpetuação de vícios formais e garantindo-se a efetividade da tutela jurisdicional.
Definições e conceitos: O aditamento à partilha consiste na modificação ou complementação do quadro de bens, herdeiros ou quinhões, por meio de decisão judicial, para sanar omissões, corrigir erros ou atender exigências legais ou administrativas.
Fechamento argumentativo: Assim, restando evidenciada a necessidade de aditamento, seja para inclusão de bem, correção de erro material, complementação de qualificação das partes ou inclusão/exclusão de herdeiro, é medida que se impõe a retificação da partilha, nos termos da lei e da jurisprudência dominante.
5. JURISPRUDÊNCIAS
TJPR (12ª Câmara Cível) - 0079482-39.2024.8.16.0000 - PR - Rel.: Des. Fabio Luis Franco - J. em 06/03/20"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.