Modelo de Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais por Defeito em Produto e Descumprimento de Prazo de Garantia
Publicado em: 03/04/2025 CivelProcesso CivilConsumidorEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
[NOME COMPLETO DO AUTOR], brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do RG nº [número], inscrito(a) no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail do advogado], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS
em face de [NOME COMPLETO DA EMPRESA], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:
PREÂMBULO
Nos termos do CPC/2015, art. 319, o Autor informa que:
- Valor da causa: R$ [valor total dos danos materiais e morais pleiteados].
- Provas pretendidas: Documental, testemunhal e pericial, se necessário.
- Opção por audiência de conciliação/mediação: [Sim/Não].
DOS FATOS
Em [data da compra], o Autor adquiriu um pneu da marca [marca do pneu] junto à Ré, conforme Nota Fiscal nº [número], com garantia de 5 (cinco) anos contra defeitos de fabricação, conforme documento registrado de venda.
Após 7 (sete) meses de uso, o pneu apresentou defeito de fabricação, comprometendo sua funcionalidade e segurança. Imediatamente, o Autor comunicou o problema à Ré, que recebeu o pneu defeituoso e se comprometeu a solucionar o problema em até 30 (trinta) dias.
Contudo, já se passaram 3 (três) meses desde a entrega do pneu defeituoso, e a Ré permanece inerte, sem oferecer qualquer solução ou ressarcimento ao Autor. Diante da necessidade de manter o balanceamento do veículo, o Autor foi obrigado a adquirir outro pneu novo, arcando com o custo de R$ [valor do pneu novo].
Até a presente data, a Ré não apresentou qualquer justificativa para a demora, tampouco ressarciu os prejuízos materiais e morais sofridos pelo Autor.
DO DIREITO
A relação entre as partes é regida pelo CDC, art. 18, a responsabilidade do fornecedor pela qualidade e segurança dos produtos oferecidos no mercado de"'>...