Modelo de Mandado de Segurança com Pedido Liminar para Redução da Jornada de Trabalho de Servidora Pública Municipal para Acompanhamento de Filhos com Necessidades Especiais
Publicado em: 03/08/2024 AdministrativoProcesso CivilMandado de Segurança
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Alagoa Nova/PB
Impetrante: Rosângela de Sousa Mencato
Impetrado: Município de Alagoa Nova/PB
PREÂMBULO
ROSÂNGELA DE SOUSA MENCATO, brasileira, casada, professora do município de Alagoa Nova/PB, matrícula nº 1293, residente e domiciliada na Rua [endereço completo], CEP [inserir], e-mail: [inserir], por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua [endereço completo], CEP [inserir], e-mail: [inserir], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 5º, LXIX, da Constituição Federal de 1988 (CF/88) e na Lei 12.016/09, impetrar o presente:
MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO LIMINAR
Contra ato omissivo do MUNICÍPIO DE ALAGOA NOVA/PB, representado por seu Prefeito Municipal, com endereço na Rua [endereço completo], CEP [inserir], pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
A Impetrante é servidora pública municipal, exercendo o cargo de professora desde 25 de abril de 2008, com matrícula nº 1293. Atualmente, desempenha jornada de trabalho de 20 horas semanais na instituição escolar, além de 10 horas departamentais extraclasse e 5 horas de trabalhos remotos para planejamento e organização de atividades.
A Impetrante é mãe de dois filhos menores de idade, ambos diagnosticados com transtornos de neurodesenvolvimento que demandam acompanhamento médico e terapêutico intensivo. Seu filho mais velho, Bruno Ernesto de Sousa Mencato, de 10 anos, possui diagnóstico de TDAH severo, Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e disortografia, além de apresentar comportamentos depressivos, ansiosos e autolesivos. Já sua filha mais nova, Sofia Galdina de Sousa Mencato, de 1 ano e 3 meses, foi diagnosticada com transtorno do espectro do autismo, transtorno do desenvolvimento motor e hipotonia muscular.
Ambos os filhos necessitam de acompanhamento multidisciplinar contínuo, incluindo neuropediatra, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, nutricionista, entre outros especialistas. A Impetrante, como mãe, é a principal responsável por garantir a adesão às terapias e tratamentos, o que exige sua presença constante.
Diante dessa realidade, a Impetrante solicitou administrativamente ao Município de Alagoa Nova/PB a redução de sua jornada de trabalho em 50%, sem prejuízo de sua remuneração, para que possa acompanhar os tratamentos de seus filhos. Contudo, até o presente momento, não obteve resposta, configurando omissão ilegal e violação de seu direito líquido e certo.
DO DIREITO
O direito pleiteado pela Impetrante encontra amparo no art. 227 da CF/88, que estabelece como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao a"'>...