Habeas Corpus e o Princípio da Supressão de Instância
Publicado em: 19/07/2024 Processo PenalNão verifico elementos suficientes para reconsiderar a decisão
proferida, cuja conclusão mantenho pelos seus próprios
fundamentos.
Reforço que a matéria relativa à nulidade de ausência de
interrogatório do réu, revel, e decote das qualificadoras, não
foram apreciadas no acórdão impugnado. Assim, para não
incorrer em supressão de instância, esta Corte não pode
conhecer do tema.
Reforço a impossibilidade de conhecimento do habeas corpus
substitutivo, bem como que não há, na hipótese, flagrante
ilegalidade apta a justificar a concessão de ofício da ordem.
Para superar as conclusões alcançadas na origem e chegar
às pretensões apresentadas pela parte, é imprescindível a
reanálise do acervo fático-probatório dos autos, o que impede a
atuação excepcional desta Corte.
Fonte Legislativa:
- CF/88, art. 5º, LXVIII
- CPC/2015, art. 1.021
Outras doutrinas semelhantes

Incabibilidade de Habeas Corpus no STJ contra decisão monocrática de desembargador sem prévia interposição de recurso para exaurimento da instância
Publicado em: 19/07/2024 Processo PenalEste documento esclarece que não é cabível a impetração de habeas corpus diretamente no Superior Tribunal de Justiça contra decisão monocrática proferida por desembargador relator no tribunal de origem, sendo obrigatória a interposição prévia do recurso adequado para que o caso seja submetido ao colegiado, evitando a supressão de instância. Trata-se de orientação sobre o procedimento correto para defesa de direitos por meio de habeas corpus no âmbito do STJ.
Acessar
Análise da Supressão de Instância no Habeas Corpus por Ausência de Fundamentação na Sentença de Pronúncia baseada em Provas Inquisitoriais
Publicado em: 17/07/2024 Processo PenalEste documento aborda a vedação ao exame pelo Superior Tribunal de Justiça de matérias não apreciadas na instância originária, especificamente a ausência de fundamentação na sentença de pronúncia baseada exclusivamente em elementos da fase inquisitorial, caracterizando supressão indevida de instância em habeas corpus.
Acessar
Competência do Superior Tribunal de Justiça para habeas corpus contra decisão monocrática de desembargador e exigência de esgotamento das instâncias ordinárias por agravo regimental
Publicado em: 23/07/2024 Processo PenalDocumento esclarece que o Superior Tribunal de Justiça não possui competência para analisar habeas corpus impetrado contra decisão monocrática de desembargador do tribunal de origem, quando não houver o esgotamento das instâncias ordinárias mediante interposição de agravo regimental, evitando assim a supressão de instância judicial.
Acessar