Modelo de Resposta à Acusação em Processo Criminal por Suposto Crime de Exploração Sexual de Menor - Art. 218-B do Código Penal
Publicado em: 02/09/2024 Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ___
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
PREÂMBULO
[Nome do Réu], brasileiro, [estado civil], [profissão], portador do RG nº [número] e inscrito no CPF/MF sob o nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], por intermédio de seu advogado que esta subscreve, conforme instrumento de procuração em anexo, com endereço profissional à [endereço completo do advogado], onde recebe intimações e notificações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 396 e seguintes do CPP, apresentar sua:
RESPOSTA À ACUSAÇÃO
Em face da denúncia oferecida pelo Ministério Público, que imputa ao Acusado a prática do crime previsto no art. 218-B do Código Penal, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
DOS FATOS
Consta na denúncia que o Acusado teria, supostamente, favorecido a exploração sexual de menor de idade, mediante pagamento, conforme descrito no art. 218-B do Código Penal. Segundo a narrativa acusatória, o Réu teria abordado a vítima, menor de 15 anos, propondo-lhe pagamento em troca de atos libidinosos, sendo interrompido pela intervenção de policiais que flagraram a situação.
O Réu foi preso em flagrante e, posteriormente, denunciado pela prática do referido crime. Contudo, a presente resposta à acusação demonstrará que os fatos narrados na denúncia não correspondem à realidade, sendo necessária a absolvição do Acusado, conforme fundamentos a seguir expostos.
DO DIREITO
Inicialmente, cumpre destacar que, nos crimes contra a dignidade sexual, a palavra da vítima assume especial relevância, desde que corroborada por outros elementos de prova, conforme entendimento consolidado pelo STJ (AgRg no AREsp 2086318/AL, Rel. Ministro Sebastião Reis Junior, 6ª Turma, j. 07/06/2022). No caso em tela, contudo, a narrativa apresentada pela acusação carece de elementos probatórios robustos que demonstrem, de forma inequívoca, a prática do delito pelo Réu.
Ademais, o art. 218-B do Código Penal exige, para sua configuração, a comprovação de que o agente tenha favorecido ou facilitado a exploração sexual de menor de idade. No entanto, a denúncia não apresenta provas suficientes que demonstrem a intenção do Réu em praticar tal conduta, limitando-se a narrar fatos que não encontram respald"'>...