Modelo de Embargos de Declaração contra Acórdão que Desconsiderou Cumprimento dos Requisitos do CP, art. 44 em Ação Penal Privada por Denunciação Caluniosa, Calúnia e Difamação

Publicado em: 20/02/2025 Direito Penal Processo Penal
O documento trata da interposição de embargos de declaração, fundamentados no CPP, art. 619, contra acórdão do Tribunal de Justiça que desconsiderou decisão de primeira instância e manteve o desprovimento de apelação em ação penal privada. A ação envolve queixa-crime por denunciação caluniosa, calúnia e difamação contra a ex-esposa do embargante, relacionada a falsas acusações de agressões físicas e psicológicas durante processo de divórcio. O pedido busca corrigir omissões e contradições no julgado, com a reforma da decisão para reconhecer o cumprimento dos requisitos do CP, art. 44, e a validação da queixa-crime.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR RELATOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]

PREÂMBULO

A. J. dos S., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPP, art. 619, opor os presentes EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, em face do acórdão proferido por este Egrégio Tribunal, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

DOS FATOS

Trata-se de ação penal privada ajuizada pelo Embargante em razão de queixa-crime por denunciação caluniosa, calúnia e difamação contra sua ex-esposa, S. M. de S. A., que, durante o processo de divórcio, registrou boletim de ocorrência alegando agressões físicas e psicológicas, obtendo medida protetiva. Contudo, os fatos narrados não foram comprovados, resultando no arquivamento do processo por ausência de provas.

A queixa-crime foi inicialmente julgada improcedente, sob o fundamento de que não foram cumpridos os requisitos do CP, art. 44. O Embargante interpôs apelação, a qual foi desprovida por este Tribunal, que reiterou a ausência de cumprimento do referido dispositivo legal e apontou a inexistência de descrição específica dos fatos e do elemento subjetivo especial dos crimes contra a honra.

Ocorre que, em sede de embargos de declaração opostos na primeira instância, o juízo acolheu os embargos, reconhecendo que os requisitos do CP, art. 44 foram integralmente cumpridos. Todavia, este Tribunal, ao julgar a apelação, desconsiderou tal decisão, mantendo o desprovimento do recurso, em evidente contradição e omissão quanto aos fatos e fundamentos apresentados.

DO DIREITO

Os embargos de declaração têm por finalidade sanar omissões, contradições, obscuridades ou erros materiais existentes no julgado, conforme disposto no CPP, art. 619. No presente caso, verifica-se a ocorrência de contradição e omissão no acórdão embargado, que desconsiderou decisão anterior que reconheceu o cumprimento dos requisitos do CP, art. 44.

O CP, art. 44 exige que a queixa-crime contenha descrição específica dos fatos e do elemento subjetivo especial dos tipos penais imputados. O Embargante demonstrou, de forma clara e objetiva, que a conduta da querelada, ao registrar boletim de ocorrência com acusações infundadas, teve o propós"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de embargos de declaração apresentados por A. J. dos S., nos autos do processo nº [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO], contra acórdão proferido por este Tribunal, que manteve decisão de improcedência da queixa-crime ajuizada pelo embargante. Alega o embargante a existência de contradição e omissão no julgado, com fundamento no CPP, art. 619, requerendo o provimento dos embargos para sanar os vícios apontados.

Fundamentação

Inicialmente, cumpre destacar que o dever de motivação das decisões judiciais é princípio constitucional consagrado no art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, que exige a exposição clara e coerente das razões de decidir, de modo a permitir o controle e compreensão dos fundamentos do julgado.

No caso em análise, verifico que o acórdão embargado incorreu em contradição ao desconsiderar decisão anterior, proferida em sede de embargos de declaração na primeira instância, que reconheceu o cumprimento integral dos requisitos previstos no CP, art. 44. Ademais, houve omissão quanto à análise da descrição específica dos fatos e do elemento subjetivo especial dos tipos penais imputados, apresentados pelo embargante na queixa-crime.

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é pacífica quanto à possibilidade de embargos de declaração para sanar omissões e contradições, conforme se extrai do julgamento do STJ, EDcl no AgRg nos EREsp Acórdão/STJ. Tal entendimento também é corroborado por precedentes deste Egrégio Tribunal.

O CPP, art. 619, dispõe que os embargos de declaração são cabíveis para sanar omissão, contradição, obscuridade ou erro material. Assim, restando comprovados os vícios no acórdão embargado, é necessário o acolhimento dos presentes embargos para corrigir as falhas apontadas, em respeito ao princípio da motivação e à segurança jurídica.

Voto

Ante o exposto, com fundamento no art. 93, IX, da Constituição Federal, conheço dos embargos de declaração, por estarem presentes os requisitos de admissibilidade, e dou-lhes provimento para sanar a contradição e omissão apontadas no acórdão embargado.

Reconheço, ainda, o cumprimento integral dos requisitos previstos no CP, art. 44, com a consequente reforma da decisão que desproveu a apelação, determinando o retorno dos autos ao juízo de origem para prosseguimento do feito, com o recebimento da queixa-crime formulada pelo embargante.

É como voto.

Dispositivo

Por unanimidade, o Tribunal decide conhecer dos embargos de declaração e, no mérito, dá-lhes provimento para sanar a contradição e omissão apontadas no acórdão embargado, reconhecendo o cumprimento dos requisitos do CP, art. 44, determinando o prosseguimento do feito perante o juízo de origem.

[LOCAL], [DATA].

_______________________________________
[NOME DO MAGISTRADO]
Desembargador Relator


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Queixa-crime por denunciação caluniosa ajuizada por advogado contra cliente que imputou falsamente crimes de estelionato e apropriação indébita, com base no CP, art. 339

Modelo de Queixa-crime por denunciação caluniosa ajuizada por advogado contra cliente que imputou falsamente crimes de estelionato e apropriação indébita, com base no CP, art. 339

Publicado em: 25/04/2025 Direito Penal Processo Penal

Modelo de queixa-crime para responsabilização penal por denunciação caluniosa, apresentada por advogado que sofreu falsa acusação de estelionato e apropriação indébita, com fundamentação no CP, art. 339, amparo constitucional à honra e imagem, e jurisprudência atualizada. Inclui pedidos de citação, condenação, produção de provas e observância do devido processo legal.

Acessar

Modelo de Denúncia Criminal por Denunciação Caluniosa com Base no Art. 339 do Código Penal

Modelo de Denúncia Criminal por Denunciação Caluniosa com Base no Art. 339 do Código Penal

Publicado em: 18/03/2025 Direito Penal Processo Penal

Modelo de denúncia criminal em que Fulano de Tal acusa Beltrano de Tal de denunciação caluniosa. O documento detalha a conduta dolosa do denunciado, que deu causa à instauração de inquérito policial imputando falsamente um crime ao denunciante. Apresenta fundamentação jurídica no art. 339 do Código Penal, solicita a instauração de processo penal, a condenação do denunciado, a produção de provas e o arbitramento de indenização por danos morais. Inclui jurisprudências relevantes que reforçam a gravidade do crime e a necessidade de responsabilização.

Acessar

Modelo de Ação Penal Privada por Denunciação Caluniosa: Pedido de Condenação por Infração ao Art. 339 do Código Penal

Modelo de Ação Penal Privada por Denunciação Caluniosa: Pedido de Condenação por Infração ao Art. 339 do Código Penal

Publicado em: 20/03/2025 Direito Penal Processo Penal

Proposta de ação penal privada por denunciação caluniosa, fundamentada no CP, art. 339, em que o querelante busca a condenação da querelada por falsa imputação de crime. O documento detalha os prejuízos sofridos pelo querelante, os fundamentos jurídicos aplicáveis e os pedidos de citação, produção de provas, reparação de danos morais e designação de audiência de conciliação.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.