Modelo de Ação Anulatória de Escritura Pública com Base em Procuração Extinta por Falecimento do Mandante
Publicado em: 14/09/2024 CivelProcesso Civil SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Distribuição por dependência ao processo nº __________
A. J. dos S., brasileiro(a), estado civil __________, profissão __________, portador(a) do RG nº __________ e inscrito(a) no CPF/MF sob o nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, por seu advogado que esta subscreve, com escritório profissional localizado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 319 do CPC/2015, propor a presente:
AÇÃO ANULATÓRIA DE ESCRITURA PÚBLICA
em face de B. C. de S., brasileiro(a), estado civil __________, profissão __________, portador(a) do RG nº __________ e inscrito(a) no CPF/MF sob o nº __________, residente e domiciliado(a) na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:
PREÂMBULO
A presente ação tem por objetivo anular escritura pública de compra e venda lavrada com base em procuração que se encontrava extinta em razão do falecimento do outorgante, o que torna o negócio jurídico eivado de nulidade absoluta, conforme será demonstrado a seguir.
DOS FATOS
O Autor é herdeiro legítimo de C. D. de S., falecido em ___/___/____, conforme certidão de óbito anexa. Antes de seu falecimento, o de cujus outorgou procuração pública em favor do Réu, conferindo-lhe poderes para alienar o imóvel localizado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, matrícula nº __________ do Cartório de Registro de Imóveis de __________.
Contudo, após o falecimento do outorgante, o Réu utilizou-se da referida procuração para lavrar escritura pública de compra e venda do imóvel em questão, em evidente afronta ao disposto no CCB/2002, art. 682, II, que determina a extinção da procuração com a morte do mandante.
Tal conduta gerou prejuízos ao patrimônio do espólio, motivo pelo qual se faz necessária a anulação da escritura pública lavrada com base em procuração extinta.
DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 682, II, a procuração extingue-se com a morte do mandante. Assim, qualquer ato praticado com base em procuração extinta é nulo de pleno direito, conforme dispõe o CCB/2002, art. 166, IV, que estabelece a nulidade do negócio jurídico quando não revestir a forma prescrita em lei.
Alé"'>...