Precedentes Abrir aqui1

Doc. LEGJUR 853.4849.9781.4339

1 - TJSP APELAÇÃO CÍVEL. Ação de cobrança de seguro obrigatório - DPVAT. Sentença de parcial procedência da ação. Recurso da ré. Pretensão à imposição do ônus sucumbencial integralmente ao autor, que decaiu da maior parte do pedido inicial. Acolhimento. Aplicabilidade do disposto no parágrafo único, do CPC, art. 86. Sentença parcialmente modificada, para o fim somente de impor o ônus sucumbencial integralmente ao autor, com fixação de honorários advocatícios em 10% sobre o valor do pedido que decaiu na demanda, observando-se o disposto no CPC, art. 98, § 3º. RECURSO PROVIDO.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 460.9346.4681.7742

2 - TJSP APELAÇÃO. PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS. EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. SEGURO DE VIDA.

Apresentação de apólice e contrato de seguro. Não há dúvida da existência da relação contratual e a prévia solicitação extrajudicial dos documentos que se encontram em poder da ré, não atendida em prazo razoável. Em juízo, determinada a apresentação da prova solicitada, a ré carreou simples documento nitidamente de caráter informativo e, posteriormente, uma apólice contratada junto à empresa diversa, Previsul Seguradora. A apólice em questão sequer está assinada pela demandante. A ré não trouxe nenhum documento assinado pela demandante que comprove o negócio jurídico realizado. É pouco plausível que as partes tenham formalizado a contratação, mesmo tratando-se de um seguro de vida em grupo, sem um aceite formal em um instrumento específico. Resistência injustificada. Acolhimento do pedido. Sentença mantida. SUCUMBÊNCIA. Honorários majorados. RECURSO NÃO PROVIDO... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 752.6978.2901.9026

3 - TJSP Direito do consumidor. Contratos de consumo. Bancários. Apelação cível. Ação declaratória de inexistência de débito cumulada com obrigação de fazer e reparação de danos materiais e morais. Não atendimento de determinação judicial para apresentação de documentos. Indícios de advocacia predatória. Indeferimento da inicial mantido. Desprovimento. I. Caso em exame  1. Apelação cível objetivando a anulação de sentença que indeferiu a petição inicial e julgou o extinto o processo sem resolução de mérito. II. Questão em discussão  2. A questão em discussão consiste em saber se os documentos exigidos são indispensáveis à propositura da demanda. III. Razões de decidir  3. Exigências que vão ao encontro das diretrizes dos Comunicados CG 02/2017 e CG 424/2024 da E. Corregedoria Geral da Justiça desta Corte, em cenário de ações massificadas desta natureza. IV. Dispositivo  4. Apelação cível conhecida desprovida.  _________   Jurisprudência relevante citada: TJSP, Apelação Cível Acórdão/TJSP, Apelação Cível Acórdão/TJSP e Apelação Cível Acórdão/TJSP)

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 167.0174.0234.5840

4 - TJSP APELAÇÃO.

Ação de reintegração de posse cumulada com indenização por danos morais. Automóvel. Sentença de parcial procedência. Prova coligida suficiente para o deslinde do feito. Comodato verbal. Posse injusta da ré, deflagrada após recusa imotivada à restituição do bem à autora, proprietária e possuidora indireta do veículo. Esbulho configurado. Recurso desprovido.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 432.7906.2751.8548

5 - TJSP Apelação - Ação declaratória cumulada com indenização por danos morais julgada parcialmente procedente - Contrato de empréstimo consignado - Comprovada a falsidade da assinatura da autora no instrumento - Ressarcimento imediato dos valores descontados - Comportamento da instituição que minimizou o sofrimento suportado pelos descontos - Dano moral não configurado - Sentença mantida - Recuso desprovido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 992.4289.4060.8509

6 - TJSP APELAÇÃO - AÇÃO INDENIZATÓRIA - ERRO MÉDICO VETERINÁRIO - AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DE FALHA NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PELA RÉ - ÔNUS QUE CABIA AO AUTOR E DO QUAL NÃO SE DESINCUMBIU - INDEFERIMENTO DE PROVAS TIDAS COMO INÚTEIS NÃO ACARRETAM NA ANULAÇÃO DO FEITO - SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA MANTIDA - RECURSO NÃO PROVIDO.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 545.5558.4970.4375

7 - TJSP APELAÇÃO. AÇÃO DE REGRESSO. SEGURO PATRIMONIAL. ENERGIA ELÉTRICA. RESSARCIMENTO DOS SINISTROS.

Seguradora apelante que pagou indenização a um de seus segurados para o ressarcimento de danos causados por supostas panes elétricas em rede de fornecimento da concessionária apelada. Pretensão de ressarcimento. As concessionárias possuem responsabilidade objetiva pelos danos causados na gestão de serviços públicos, sendo despicienda, portanto, a comprovação de dolo ou de culpa. Inteligência da CF/88, art. 37, § 6º e da Lei 8.987/95, art. 2º, III. A despeito disso, é essencial a demonstração dos demais elementos da responsabilidade civil. Seguradora que não se desincumbiu de seu ônus probatório. Documentos unilateralmente produzidos, bastante singelos, que não se prestam a comprovar o dano e o nexo causal necessários à procedência do pedido. Impossibilidade de inversão do ônus da prova, haja vista o descarte do bem prejudicado pelas supostas oscilações de energia. Precedentes desta C. Corte. Sentença mantida. Honorários majorados. RECURSO NÃO PROVIDO... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 635.1832.2452.0003

8 - TJSP Responsabilidade civil. Ação declaratória de inexistência de débito c/c repetição do indébito e indenização por danos morais. Sentença de procedência. Irresignação das partes. Legitimidade passiva da instituição financeira que promoveu o lançamento do débito automático na conta corrente da autora. Responsabilidade solidária do banco, nos termos do CDC. Incidência da Súmula 479/STJ. Inexistência de relação contratual entre as partes. Descontos indevidos. Repetição de indébito dobrada (art. 42, par. único do CDC e STJ, EAREsp. Acórdão/STJ). Incidência de juros de mora sobre o valor a ser restituído a partir de cada desconto indevido. Dano moral in re ipsa caracterizado. Indenização elevada para R$ 10.000,00. Precedentes. Honorários devidos em favor do patrono da autora corretamente fixados sobre o valor da condenação. Inadmissibilidade da adoção do valor da causa como base de cálculo da verba. Inteligência do CPC, art. 85, § 2º. Sentença parcialmente reformada. Recurso da ré desprovido, provido em parte o recurso da autora.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 548.7913.8061.0718

9 - TJSP APELAÇÃO - AÇÃO ANULATÓRIA DE ATO ADMINISTRATIVO - PERÍCIA MÉDICA - CONCURSO PÚBLICO -

Pretensão do apelante de declaração de nulidade da decisão que o considerou inapto ao exercício do cargo público de «serviços gerais», com a realização da posse do apelante no referido cargo público, bem como a condenação do apelado ao pagamento de indenização por danos materiais e morais - Sentença de improcedência - Pleito de anulação ou, subsidiariamente, de reforma da sentença, para que a ação seja julgada totalmente procedente - Cabimento em parte - PRELIMINAR DE CERCEAMENTO DE DEFESA prejudicada, em virtude do julgamento de mérito favorável ao apelante - MÉRITO - Apelante que foi considerado inapto em exame médico admissional para o cargo de «serviços gerais», em razão de ser portador de «Psoríase» - Diagnóstico de «Psoríase» que é compatível com o cargo de «serviços gerais», quando analisadas as respectivas atribuições - Atribuições do cargo de «serviços gerais» que são atividades verdadeiramente corriqueiras, de forma que as restrições para ingresso no cargo devem ser mínimas - Avaliação médica do apelante que engrandeceu significativamente certos aspectos do cargo, ao invés de fazer análise que considerasse uma visão realista da rotina que o apelante teria enquanto servidor público municipal - Decisão que excedeu a discricionariedade da Administração Pública, ferindo os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade - Competência do Poder Judiciário para analisar a legalidade dos atos administrativos - DANOS MATERIAIS - Percepção de vencimentos e direitos decorrentes do efetivo exercício da função desde o dia em que o apelante deveria ter tomado posse - Impossibilidade - Ausência de contraprestação do serviço - Causa de enriquecimento ilícito - DANO MORAL - Não ocorrência - A exclusão no concurso não passa de mero aborrecimento da vida cotidiana, de modo que não enseja a caracterização de um dano moral - APELAÇÃO provida em parte para julgar procedente em parte a ação, para declarar nulo o ato administrativo que considerou o apelante inapto ao cargo de «serviços gerais», com consequente condenação do apelado em obrigação de fazer, consistente na realização da posse do apelante no referido cargo público - Sucumbência recíproca - Condenação das partes a arcarem com 50% das despesas e custas processuais, cada uma, com base no art. 86, «caput», do CPC, observada a isenção do apelado e a gratuidade de justiça deferida ao apelante, bem como com o pagamento dos honorários advocatícios da parte contrária, fixados em 15% (quinze por cento) do valor atualizado da causa (R$ 20.000,00, de 09/03/2.023), também observada a gratuidade de justiça deferida ao apelante - Sem majoração dos honorários advocatícios, tendo em vista que o recurso interposto foi útil, ainda que em parte, para o apelante... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 559.2056.4581.5030

10 - TJSP Acidentária - Sentença de extinção sem resolução do mérito por desatendimento à determinação de emenda da inicial, com base no Lei 8.213/1991, art. 129-A - Narrativa e documentação ofertada pela parte autora que se mostram suficientes à propositura da ação e regular curso do feito - Sentença de extinção afastada. Dou provimento ao recurso para afastar a extinção do feito

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 755.2857.6262.5024

11 - TJSP DIREITO CIVIL E DO CONSUMIDOR. APELAÇÃO CÍVEL. CONTRATO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO. ASSINATURA ELETRÔNICA. VALIDADE DA CONTRATAÇÃO. REFORMA DA SENTENÇA. IMPROCEDÊNCIA DOS PEDIDOS AUTORAIS. RECURSO PROVIDO. I. CASO EM EXAME:

Apelação interposta por instituição financeira contra sentença que declarou a nulidade de contrato de empréstimo consignado, determinou a inexigibilidade dos débitos, a devolução em dobro dos valores descontados e condenou ao pagamento de danos morais. II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO: Definir se o contrato de empréstimo consignado é válido, considerando a alegação de inexistência de contratação pela autora. III. RAZÕES DE DECIDIR: (i) A instituição financeira comprovou a validade do contrato mediante a apresentação de elementos de prova que indicam a contratação por assinatura eletrônica, incluindo biometria facial, geolocalização e declaração de aceite, tal como autorizado pelo art. 107 do CC e pela Instrução Normativa 138/2022 do INSS. (ii) A fotografia da autora, selfie, sua geolocalização compatível com seu endereço e o depósito do numerário em sua conta bancária corroboram a tese de regularidade do contrato. (iii) Não há evidências de analfabetismo da autora, sendo legítima sua vinculação ao contrato, em observância ao princípio da força obrigatória dos contratos. IV. DISPOSITIVO: Recurso provido... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 738.9869.6411.7401

12 - TJSP AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICA C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS.

Empréstimo. Sentença de procedência. Recurso do réu. Prova pericial grafotécnica, atestando a falsidade da assinatura aposta no termo de adesão. Responsabilidade objetiva da instituição financeira por fortuito interno decorrente de fraude. Inteligência da Súmula 479/STJ. DEVOLUÇÃO EM DOBRO. Conduta da instituição bancária que contraria a boa-fé objetiva - Aplicação do entendimento firmado pelo STJ no julgamento do EAResp Acórdão/STJ (Tema 929). Restituição em dobro dos valores cobrados a partir de 30/03/2021, data da modulação dos efeitos da tese firmada. DANO MORAL. Caracterização. Contratação fraudulenta no nome do autor, ensejando descontos mensais em seu benefício de aposentadoria. Montante de R$ 7.000,00 (sete mil reais), apto a desestimular a ofensora e reparar a vítima, sem ensejar enriquecimento sem causa, atendendo aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Sentença reformada parcialmente. RECURSOS PARCIALMENTE PROVIDO... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 520.4458.0868.6159

13 - TJSP Ação declaratória cumulada com indenização - danos materiais - fraude bancária - falha na prestação de serviços - aplicação da Súmula 479/STJ - risco da atividade econômica - inexistência de culpa exclusiva da vítima - movimentações financeiras indevidas que refogem ao perfil de consumo da vítima - inexigibilidade reconhecida - ação julgada procedente - sentença mantida - recurso improvido

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 286.5126.6779.0584

14 - TJSP AÇÃO ANULATÓRIA DE MULTA AMBIENTAL. AUTUAÇÃO POR DESPEJO DE EFLUENTES LÍQUIDOS (PROVENIENTES DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO) NO «RIO TIETÊ". IMPROCEDÊNCIA. APELO DA AUTORA. DESACOLHIMENTO. CARGA ORGÂNICA ACIMA DOS NÍVEIS LEGAIS CONSTATADA ATRAVÉS DE INSPEÇÕES E ENSAIOS LABORATORIAIS REALIZADOS PELA CETESB. PRESUNÇÃO DE VERACIDADE E LEGITIMIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO NÃO INFIRMADA PELO CONJUNTO PROBATÓRIO. MULTAS CORRETAMENTE APLICADAS. MONTANTE JUSTIFICADO PELA VALORAÇÃO DA GRAVIDADE DA CONDUTA. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 414.0764.6528.4661

15 - TJSP APELAÇÃO - SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL - APOSENTADORIA ESPECIAL - TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS -

averbação do tempo de serviço - APOSENTADORIA ESPECIAL - Pretensão de reconhecimento do exercício de atividade especial em todo o período de labor e concessão de aposentadoria especial - Inaplicabilidade da Lei Complementar 1.534/2020, pois os requisitos foram preenchidos em momento anterior - Possibilidade (art. 40, § 4º, III, da CF/88) - Aplicação supletiva da regra do Regime Geral da Previdência Social ( Lei 8.213/91), tendo em vista a ausência de norma regulamentadora - Súmula Vinculante 33/STF - Ingresso no serviço público em data anterior à publicação das Emenda Constitucional 20/98, 41/03 e 47/05 - Comprovação de exercício de atividade considerada insalubre, por 25 anos, por meio de laudo pericial judicial, possuindo o servidor direito à contagem especial do respectivo período - Limitação da indenização material ao valor do abono de permanência desde a data do preenchimento dos requisitos - LCE 1.012/2007 - Impossibilidade de pagamento das parcelas vencidas dos proventos desde o indeferimento do requerimento administrativo, ante a vedação de percepção simultânea dos proventos com a remuneração (CF/88, art. 37, § 10º) e duplicidade de pagamento relativo ao mesmo vínculo funcional - Sentença parcialmente reformada - Recursos parcialmente providos... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 233.5100.5510.8351

16 - TJSP APELAÇÕES.

Ação declaratória de inexigibilidade de débito c/c indenização por danos morais. Fornecimento de energia elétrica. Alegação de indevida negativação do nome da autora. Sentença que, não acolhendo o pleito de reparação moral, julgou parcialmente procedentes os pedidos, para declarar a inexigibilidade dos débitos apontados e determinar a exclusão do nome da demandante dos cadastros restritivos de crédito. Condenadas as partes em sucumbência recíproca. Insurgência das litigantes contra o decisum. Pugna a ré pela improcedência da demanda. Requer a autora a indenização por danos morais e a majoração da verba honorária fixada em desfavor da parte adversa. Malgrado a natureza consumerista da relação jurídica entre as partes e a responsabilidade civil objetiva da ré, concessionária de serviço público de energia elétrica, a inversão do ônus da prova não é automática. Exige-se a verossimilhança das alegações do consumidor, a qual, dos elementos ínsitos nos autos, não foi constatada. Cabia à demandante a prova do direito que alega possuir, ônus do qual não se desincumbiu. Não evidenciada conduta ilícita praticada pela ré, tendo ela agido no exercício regular de seu direito de credora. Dano moral não caracterizado. De rigor a reforma da sentença, para julgar improcedente a pretensão autoral e atribuir exclusivamente à demandante o ônus sucumbencial, observada a gratuidade da justiça a ela deferida. Recurso de apelação da autora não provido e apelo da ré provido... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF