Modelo de Petição Inicial de Execução de Título Judicial contra a Fazenda Pública Municipal com Pedido de Expedição de RPV
Publicado em: 15/08/2024 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE __________
Processo nº: ____________
Exequente: ____________
Executado: Fazenda Pública do Município de ____________
PREÂMBULO
____________ (nome completo), brasileiro(a), estado civil ____________, profissão ____________, portador(a) do CPF nº ____________ e RG nº ____________, residente e domiciliado(a) na ____________, endereço eletrônico ____________, por meio de seu advogado(a) que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 534 e seguintes do CPC/2015, propor a presente:
EXECUÇÃO DE TÍTULO JUDICIAL
em face da FAZENDA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ____________, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na ____________, endereço eletrônico ____________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
A presente execução decorre de decisão judicial transitada em julgado no processo nº ____________, em que foi reconhecido o direito do Exequente ao pagamento de ____________, a ser realizado pela Fazenda Pública do Município de ____________. A decisão judicial condenou o Executado ao pagamento do valor de R$ ____________, acrescido de juros e correção monetária, conforme índices oficiais, desde a data do vencimento até o efetivo pagamento.
Apesar do trânsito em julgado e da intimação para cumprimento voluntário, o Executado não realizou o pagamento devido, razão pela qual o Exequente promove a presente execução.
DO DIREITO
A execução de título judicial contra a Fazenda Pública encontra amparo no art. 534 do CPC/2015, que estabelece os requisitos necessários para a propositura da execução, sendo eles atendidos na presente demanda:
- Decisão judicial transitada em julgado: Comprovada nos autos do processo nº ____________.
- Liquidez do título: O valor devido foi devidamente apurado, conforme memória de cálculo anexa.
- Legitimidade das partes: O Exequente é o credor e o Executado é o devedor.
Ademais, a Fazenda Pública deve observar o disposto no art. 100 da CF/88, que regula o pagamento de débitos judiciais por meio de precatórios ou requisições de pequeno valor (RPV), conforme o caso.
...