Modelo de Petição de Renúncia de Curador com Pedido de Exoneração e Nomeação de Novo Curador em Processo de Curatela
Publicado em: 21/04/2025 CivelProcesso Civil FamiliaPETIÇÃO DE RENÚNCIA DE CURADOR
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família e Sucessões da Comarca de ___ do Tribunal de Justiça do Estado ___.
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
Requerente: A. J. dos S., brasileiro, solteiro, advogado, inscrito no CPF sob o nº ___, portador da cédula de identidade RG nº ___, inscrito na OAB/___ sob o nº ___, endereço eletrônico: ___, residente e domiciliado na Rua ___, nº ___, Bairro ___, CEP ___, Cidade/UF.
Curatelado: M. F. de S. L., brasileira, solteira, portadora do CPF nº ___, residente e domiciliada na Rua ___, nº ___, Bairro ___, CEP ___, Cidade/UF, endereço eletrônico: ___.
3. EXPOSIÇÃO DOS FATOS
O requerente, A. J. dos S., foi nomeado curador de M. F. de S. L. nos autos do processo nº ___, em virtude de decisão judicial que reconheceu a incapacidade civil da curatelada, nos termos do CCB/2002, art. 1.767 e seguintes. Desde então, vem exercendo o múnus de curador, zelando pelos interesses pessoais e patrimoniais da curatelada.
Contudo, por razões de ordem pessoal e profissional, o requerente não mais reúne condições de continuar exercendo a curatela, motivo pelo qual apresenta a presente renúncia, requerendo a sua exoneração do encargo, nos termos da legislação vigente.
Ressalta-se que o requerente sempre desempenhou suas funções com zelo e diligência, buscando o melhor interesse da curatelada, conforme preconiza o princípio da dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III) e o melhor interesse do incapaz. Todavia, diante de novos compromissos profissionais que demandam dedicação exclusiva, tornou-se impossível a manutenção do exercício da curatela, sob pena de prejuízo à própria curatelada.
Assim, visando evitar qualquer prejuízo à curatelada e resguardar a regularidade do processo, o requerente comunica, por meio desta, sua renúncia ao encargo, requerendo a nomeação de novo curador, conforme dispõe o CCB/2002, art. 1.775, §3º.
4. DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS (DO DIREITO)
A curatela é instituto de proteção previsto no CCB/2002, art. 1.767 e seguintes, destinado à salvaguarda dos interesses de pessoas que, por enfermidade ou deficiência, não possam exprimir sua vontade de forma plena. O exercício da curatela constitui múnus público, sendo atribuído ao curador o dever de zelar pelo bem-estar e patrimônio do curatelado.
O CCB/2002, art. 1.775, §3º, prevê expressamente a possibilidade de renúncia do curador, devendo o juiz nomear substituto quando o curador não puder ou não quiser mais exercer o encargo. O CPC/2015, art. 112, também disciplina a renúncia ao mandato judicial, exigindo comunicação ao juízo e à parte, com a devida justificativa.
No caso em tela, o requerente fundamenta sua renúncia em motivos profissionais supervenientes, que o impedem de continuar exercendo a curatela com a dedicação e o zelo necessários. Tal justificativa encontra respaldo na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, que reconhece o direito líquido e certo à renúncia ao múnus público, desde que devidamente comunicada e fundamentada em justo motivo.
Ademais, o princípio do melhor interesse do incapaz, consagrado no CCB/2002, art. 1.775 e reiterado pela Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), impõe que o exercício da curatela seja realizado por pessoa apta e disponível, de modo a garantir a máxima proteção ao curatelado.
Ressalte-se, ainda, que a renúncia do curador não implica desamparo do curatelado, cabendo ao juízo a nomeação de novo curador, preferencialmente dentre os parentes mais próximos e aptos, conforme dispõe o CCB/2002, art. 1.775, §1º.
Por fim, a presente petição observa todos os requisitos do CPC/2015, art. 319, trazendo a qualificação das partes, a exposição dos fatos, os fundamentos jurídicos do pedido, o valor da causa, as provas pretendidas e a opção quanto à audiência de conciliação/mediação.
"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.