Modelo de Pedido de homologação da desistência da ação de usucapião pelo autor, sem contestação dos réus, com fundamento no art. 485, VIII do CPC/2015, visando a extinção do processo sem resolução do mérito
Publicado em: 03/06/2025 Processo Civil Direito ImobiliárioPETIÇÃO DE DESISTÊNCIA DA AÇÃO DE USUCAPIÃO
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ___ do Tribunal de Justiça do Estado ___.
2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
A. J. dos S., brasileiro, solteiro, agricultor, inscrito no CPF sob o nº 000.000.000-00, portador do RG nº 0.000.000, residente e domiciliado na Rua das Palmeiras, nº 100, Bairro Centro, CEP 00000-000, Município de ___, Estado ___, endereço eletrônico: [email protected], autor da presente ação de usucapião, vem, por seu advogado (instrumento de mandato anexo), respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer a desistência da presente demanda.
Réu(s): M. F. de S. L., brasileira, casada, professora, inscrita no CPF sob o nº 111.111.111-11, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliada na Rua das Laranjeiras, nº 200, Bairro Jardim, CEP 11111-111, Município de ___, Estado ___, e demais confrontantes devidamente qualificados nos autos.
3. SÍNTESE DOS FATOS
O autor ajuizou a presente ação de usucapião visando o reconhecimento da aquisição da propriedade do imóvel situado na Rua das Palmeiras, nº 100, nesta Comarca, alegando posse mansa, pacífica e ininterrupta há mais de 15 anos, conforme preceitua o CCB/2002, art. 1.238.
Após o regular processamento do feito, com a citação dos réus e a juntada de documentos, o autor reconsiderou sua pretensão, por razões de ordem pessoal e superveniente perda de interesse, optando por desistir da presente ação, nos termos do CPC/2015, art. 485, VIII.
Ressalte-se que, até a presente data, não houve apresentação de contestação pelos réus, conforme certidão de decurso de prazo constante nos autos, o que autoriza a desistência independentemente de anuência da parte adversa, conforme entendimento consolidado na jurisprudência pátria.
O pedido de desistência é ato unilateral do autor, que visa à extinção do processo sem resolução do mérito, não implicando reconhecimento de improcedência do pedido, tampouco renúncia ao direito material, podendo ser renovado em outra oportunidade, nos termos da legislação vigente.
4. DO DIREITO
4.1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
O Código de Processo Civil de 2015, em seu art. 485, inciso VIII, dispõe expressamente:
"Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando: (...) VIII – homologar a desistência da ação;"
O § 4º do mesmo artigo estabelece:
"§ 4º. Oferecida a contestação, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação."
No presente caso, como já destacado, não houve apresentação de contestação, de modo que a anuência dos réus não é exigida para a homologação do pedido de desistência, conforme entendimento do TJMG (Apelação Cível 1.0000.24.420168-7/001).
O instituto da desistência da ação é expressão do princípio dispositivo, pelo qual cabe ao autor dispor sobre o direito de ação, desde que respeitados os limites legais e o contraditório, conforme CF/88, art. 5º, LIV e LV.
Ademais, a extinção do processo sem resolução do mérito não impede o ajuizamento de nova ação com o mesmo objeto, salvo disposição em contrário (CPC/2015, art. 486).
4.2. PRINCÍPIOS JURÍDICOS
O pedido de desistência encontra respaldo no princípio da autonomia da vontade e no princípio da economia processual, evitando a perpetuação de litígios desnecessários e a movimentação desarrazoada da máquina judiciária.
Ressalta-se, ainda, o respeito ao devido processo legal (CF/88, art. 5º, LIV), ao assegurar ao autor o direito de desistir da demanda "'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.