Modelo de Ação de Compensação por Danos Morais e Indenização por Danos Materiais Decorrente de Erro Médico em Cirurgia de Catarata
Publicado em: 06/02/2025 CivelConsumidorAÇÃO DE COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS E INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ____________.
Nome completo: A. J. dos S., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº ____________, RG nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, endereço eletrônico ____________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado infra-assinado, com fulcro nos artigos 186 e 927 do Código Civil Brasileiro, propor a presente
AÇÃO DE COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS E INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS
em face de Dr. P. P., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº ____________, RG nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, endereço eletrônico ____________, e Dr. R. D., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº ____________, RG nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, endereço eletrônico ____________, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Autor foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo realizada pelo Réu Dr. P. P. O procedimento, que normalmente dura cerca de 15 minutos, teve duração de aproximadamente duas horas e meia. Após a cirurgia, o Autor foi liberado sem qualquer explicação sobre possíveis intercorrências.
No dia seguinte, o Autor passou mal e retornou ao consultório, onde foi informado que havia ocorrido uma intercorrência durante a cirurgia e que seria necessária uma nova intervenção, desta vez realizada pelo Réu Dr. R. D. Apesar da reoperação, o Autor permaneceu sem enxergar pelo olho esquerdo por 13 dias, sendo constantemente informado pelos Réus de que estava melhorando, sem que fossem solicitados exames complementares.
Somente após procurar outro profissional, o Dr. R. R., foi constatada a necessidade de uma nova cirurgia urgente, que foi realizada na Oftalmo Clínica de Botafogo. O Autor foi diagnosticado com descolamento de retina e lesão na mesma, necessitando de um procedimento para aspirar o sangue acumulado e colar a retina, além da aplicação de um produto para manter a retina colada, que deverá ser retirado em uma nova cirurgia.
A negligência e a omissão dos Réus em não informar adequadamente o Autor sobre as intercorrências e em não realizar os exames necessários resultaram em danos materiais e morais que devem ser reparados.
DO DIREITO
A responsabilidade civil dos Réus está fundamentada nos artigos 186 e 927 do Código Civil Brasileiro, que dispõem sobre a obrigação de reparar o dano causado por ato ilícito. No caso em tela, restou configurada a negligência dos Réus, que não informaram adequadamente o Autor sobre as intercorrências ocorridas durante a cirurgia e não adotaram as medidas necessárias para evitar o agravamento do quadro clínico.
O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) também é aplicável ao caso, consi"'>...