Precedentes Abrir aqui1

Doc. LEGJUR 770.4127.8125.6715

1 - TJRJ APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. MUNICÍPIO DE CASIMIRO DE ABREU. GRATIFICAÇÃO POR VALOR E ASSIDUIDADE. NÃO PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS PARA INCORPORAÇÃO DA VERBA. 1.

Cuida-se ação cominatória cumulada com pedido indenizatório promovida por servidora pública aposentada, em que pretende seja reconhecido direito de recebimento de gratificação de valor e assiduidade. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 625.0163.5821.8720

2 - TJRJ DIREITO PENAL. APELAÇÃO. LEI 11.343/06, art. 33. SENTENÇA CONDENATÓRIA. RECURSO DEFENSIVO. PEDIDO DE QUE A NATUREZA E QUANTIDADE DA DROGA SEJAM CONSIDERADAS NA FIXAÇÃO DA PENA-BASE E NÃO NA TERCEIRA FASE, A FIM DE VIABILIZAR A APLICAÇÃO DA CAUSA DE DIMINUIÇÃO PREVISTA na Lei 11.343/06, art. 33, § 4º NA FRAÇÃO MÁXIMA. DESPROVIMENTO DO RECURSO DEFENSIVO. I. CASO EM EXAME 1.

Recurso de Apelação da Defesa Técnica em razão da Sentença que condenou a Apelante pela prática do delito descrito no art. 33 c/c §4º da Lei 11.343/2006 às penas de 04 (quatro) anos de reclusão, em Regime Aberto, e 400 (quatrocentos) dias-multa, no valor unitário mínimo. A pena privativa de liberdade foi substituída por 02 (duas) penas restritivas de direitos, quais sejam, prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária no valor de 01 (um) salário-mínimo. Requer a Defesa que a exasperação da pena em razão da natureza e quantidade da droga seja aplicada na primeira fase da dosimetria, e a aplicação da causa de diminuição prevista na Lei 11.343/06, art. 33, § 4º na fração máxima de 2/3 (dois terços). ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 503.0257.4160.8314

3 - TJRJ DIREITO PENAL. APELAÇÃO. RECURSO DA DEFESA. TRÁFICO DE DROGAS E POSSE DE MUNIÇÃO. PLEITO DE ABSOLVIÇÃO OU, SUBSIDIARIAMENTE, REVISÃO DA DOSIMETRIA. CONHECIMENTO E PROVIMENTO DO RECURSO. I. CASO EM EXAME 1.

Apelante condenado pela prática do crime previsto na Lei 11.343/2006, art. 33, caput e Lei 10.826/2003, art. 12, na forma do CP, art. 69 2. Preliminarmente, argui a nulidade de processo diante da manifestação ministerial posterior à defesa prévia/resposta à acusação, bem como a nulidade das provas obtidas com a violação de domicílio e a nulidade do deferimento da quebra de sigilo de dados. 3. No mérito, pretensão de absolvição por insuficiência de provas. 4. Revisão da dosimetria 5. Abrandamento do regime prisional. 6. Substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 346.1422.1358.6536

4 - TJRJ APELAÇÃO CÍVEL - DIREITO ADMINISTRATIVO - PROFESSORA ESTADUAL APOSENTADA - ADEQUAÇÃO DE VENCIMENTOS - AJUIZAMENTO DE DEMANDA COLETIVA NÃO REPRESENTA ÓBICE PARA DEFESA DO DIREITO POSTULADO - DESNECESSÁRIO SOBRESTAMENTO DO FEITO EM RAZÃO DE IAC - TEMA DIVERSO - AFASTADA A PRELIMINAR DE LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO DA UNIÃO - PISO SALARIAL NACIONAL DA CATEGORIA FIXADO PELA Lei 11.738/2008 - POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO, DE FORMA IMEDIATA, PARA OS OCUPANTES DE NÍVEIS SUPERIORES DA CARREIRA - PREVISÃO NA LEI ESTADUAL 5539/2009 - DIFERENÇAS REMUNERATÓRIAS DEVIDAS - VERBA HONORÁRIA APENAS SOBRE AS PRESTAÇÕES VENCIDAS ATÉ A PROLAÇÃO DA SENTENÇA - SUMULA 111 DO STJ.

Rejeita-se o pedido de suspensão do julgamento do feito, porquanto a ação civil pública proposta dispõe que é faculdade da parte autora aderir à demanda coletiva, sendo certo que não há falar em obrigatoriedade de suspensão das demandas individuais. Descabe sobrestamento da demanda em razão de IAC, tendo em vista que se trata de hipótese diversa. Afasta-se a preliminar de arguição de incompetência da Justiça Estadual para apreciação do feito, porquanto o STJ, no julgamento do Resp Acórdão/STJ, já definiu que a União não é parte legítima para figurar na demanda. A pretensão autoral tem amparo na Lei 11.738/2008, que estabeleceu o piso nacional para os professores do magistério público da educação básica. Tendo em vista que na referida Lei não há determinação de incidência automática em toda a carreira e reflexo imediato sobre as demais vantagens e gratificações, o STJ, no regime de recursos repetitivos, julgamento do REsp. Acórdão/STJ, firmou entendimento acerca da possibilidade de implementação do piso salarial profissional nacional, de forma imediata, para os ocupantes de níveis superiores da carreira, somente quando houver previsão nas legislações locais. No âmbito do Estado do Rio de Janeiro, há previsão na Lei 5.539/2009, que estabelece a relação entre o piso da categoria e os níveis superiores da carreira do magistério estadual. Servidora que faz jus ao pagamento das diferenças salariais. Sendo a demanda de natureza previdenciária, a verba honorária deverá ser calculada apenas sobre as prestações vencidas até a data da sentença. Súmula 111/STJ. Parcial provimento ao recurso.... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 859.3025.6729.7619

5 - TJRJ APELAÇÃO CRIMINAL -

Lei 11.343/06, Lei 10.826/2003, art. 33, caput, e 14, n/f do 69, do CP. Pena: 07 anos de reclusão, em regime fechado, e 510 dias-multa, no valor mínimo legal. Apelante que, no dia 09/09/2022, no bairro Novo Horizonte, Porto Real/RJ, de forma consciente e voluntária, em comunhão de ações e desígnios com o corréu, guardavam e tinham em depósito, de forma compartilhada, para fins de tráfico, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar, 84 gramas de maconha, acondicionados em 65 sacos de plástico incolor e fechados por nó feito do próprio saco. Nas mesmas circunstâncias, o apelante portava 01 revólver, marca Taurus, de série 1549605, calibre .38, e 04 munições do mesmo calibre. Da sentença. Juíza Sentenciante que não enfrentou as preliminares arguidas pela Defesa em alegações finais (oferecimento de ANPP, nulidade da abordagem, violação de domicílio e confissão informal). Inviabilizada a análise direta de matérias não apreciadas pelo Juízo a quo por esta Câmara, por configurar indevida supressão de instância. Diante do exposto, cassa-se, de ofício, a sentença, determinando-se a remessa dos autos ao Juízo de origem para prolação de novo decisum enfrentando as preliminares arguidas pela Defesa, no prazo de 10 dias. ANULAÇÃO, DE OFÍCIO, DA SENTENÇA. RECURSO PREJUDICADO.... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 945.4613.6921.1849

6 - TJRJ APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO DO CONSUMIDOR. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZATÓRIA POR DANOS MORAIS. NEGATIVAÇÃO CADASTRAL INDEVIDA. SOLUÇÃO DE PARCIAL PROCEDÊNCIA. INCONFORMISMO DA PARTE RÉ. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS BANCÁRIOS NÃO RECONHECIDA. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. PARTE RÉ QUE NÃO SE DESINCUMBIU DO ÔNUS DO CPC, art. 373, II. APONTAMENTO NEGATIVO EM RAZÃO DE DÉBITO INSUBSISTENTE, CUJA LEGITIMIDADE NÃO RESTOU COMPROVADA. LEI 8.078/90, art. 14. AUSÊNCIA DE CAUSA EXCLUDENTE DE RESPONSABILIDADE. DANO MORAL IN RE IPSA. VERBA COMPENSATÓRIA CORRETAMENTE FIXADA EM R$ 7.000,00 (SETE MIL REAIS), EM OBSERVÂNCIA AOS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE, E DIANTE DAS PECULIARIDADES DO CASO CONCRETO. SÚMULA 343/TJRJ. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF