Modelo de Pedido Judicial de Concessão de Salário-Maternidade Urbano Indeferido Administrativamente pelo INSS
Publicado em: 17/02/2025 Civel TrabalhistaEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ___ª VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE [LOCALIDADE]
Distribuição por dependência, se cabível
PREÂMBULO
Nome da Requerente: D. N. de O. S. (CPF: 125.963.274-14), brasileira, solteira, desempregada, residente e domiciliada na Rua [Endereço completo], e-mail: [e-mail da requerente].
Nome da Procuradora: A. de O. G. (CPF: 022.585.214-40), advogada inscrita na OAB sob o nº [número da OAB], com endereço profissional na Rua [Endereço completo], e-mail: [e-mail da procuradora].
Réu: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, autarquia federal, com sede na Rua [Endereço completo], e-mail institucional: [e-mail do INSS].
QUALIFICAÇÃO DAS PARTES E OBJETO DA AÇÃO
A presente ação tem como objetivo a concessão do benefício previdenciário de salário-maternidade urbano, indeferido administrativamente pelo INSS, conforme análise finalizada em 11/02/2025, referente ao parto ocorrido em 26/03/2021.
VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$ [valor correspondente ao benefício devido], para fins de alçada.
DOS FATOS
A Requerente, D. N. de O. S., é mãe de A. A. de O. P., nascida em 26/03/2021, conforme certidão de nascimento anexada aos autos. À época do parto, a Requerente encontrava-se desempregada, após pedido de demissão do último vínculo empregatício.
Em 10/02/2025, a Requerente, por intermédio de sua procuradora, protocolou requerimento administrativo junto ao INSS para a concessão do benefício de salário-maternidade urbano, com base na Lei 8.213/91, art. 71. Contudo, o pedido foi indeferido, mesmo com a apresentação de toda a documentação exigida, incluindo a certidão de nascimento da filha, carteira de trabalho e comprovantes de identificação.
O indeferimento administrativo viola os direitos da Requerente, que preenche os requisitos legais para a concessão do benefício, motivo pelo qual busca a tutela jurisdicional para ver reconhecido o seu direito.
DO DIREITO
O salário-maternidade é um benefício previdenciário garantido pela Lei 8.213/91, art. 71, que assegura o pagamento do benefício à segurada da Previdência Social durante 120 dias, em razão do parto. A Constituição Federal de 1988, em seu art. 201, II, também prevê a proteção à maternidade como um dos pilares da seguridade social.
A Requerente, embora desempregada à época do par"'>...