Modelo de Ação Anulatória de Escritura Lavrada com Procuração Após o Falecimento do Outorgante
Publicado em: 14/09/2024 CivelProcesso Civil SucessãoPETIÇÃO INICIAL
AÇÃO ANULATÓRIA DE ESCRITURA LAVRADA COM PROCURAÇÃO APÓS O FALECIMENTO DO OUTORGANTE
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de [localidade]
[Nomes completos dos autores], brasileiros, [estado civil], [profissão], portadores dos documentos de identidade RG nº [número] e CPF nº [número], residentes e domiciliados na [endereço completo], vêm, por meio de seus advogados infra-assinados, com endereço profissional na [endereço completo], onde recebem intimações, propor a presente:
AÇÃO ANULATÓRIA DE ESCRITURA PÚBLICA
em face de [nome do réu], brasileiro, [estado civil], [profissão], portador do documento de identidade RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliado na [endereço completo], pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
DOS FATOS
Os autores são herdeiros legítimos de [nome do falecido], falecido em [data], conforme certidão de óbito anexa. O falecido era proprietário do imóvel situado na [endereço do imóvel], conforme matrícula nº [número] do Cartório de Registro de Imóveis da [localidade].
Ocorre que, após o falecimento do outorgante, o réu utilizou-se de uma procuração pública, outorgada em vida pelo falecido, para lavrar escritura pública de transferência do referido imóvel em seu favor, em [data da escritura].
Tal ato é manifestamente nulo, uma vez que a procuração perde sua validade com o falecimento do outorgante, conforme será demonstrado a seguir.
DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 682, II, a procuração extingue-se com a morte do mandante. Assim, qualquer ato praticado com base em procuração após o falecimento do outorgante é nulo de pleno direito.
Ademais, a escritura pública lavrada com base em procuração inválida não possui eficácia jurídica, sendo passível de anulação, conforme dispõe o CCB/2002, art. 166, IV, que considera nulo o negócio jurídico quando for praticado com objeto ilícito, impossível ou indeterminado.
Os princípios"'>...