Legislação

Lei 8.906, de 04/07/1994

Art. 24

Capítulo VI - DOS HONORáRIOS ADVOCATíCIOS
  • Honorários advocatícios. Crédito privilegiado
Art. 24

- A decisão judicial que fixar ou arbitrar honorários e o contrato escrito que os estipular são títulos executivos e constituem crédito privilegiado na falência, concordata, concurso de credores, insolvência civil e liquidação extrajudicial.

§ 1º - A execução dos honorários pode ser promovida nos mesmos autos da ação em que tenha atuado o advogado, se assim lhe convier.

§ 2º - Na hipótese de falecimento ou incapacidade civil do advogado, os honorários de sucumbência, proporcionais ao trabalho realizado, são recebidos por seus sucessores ou representantes legais.

§ 3º - (Inconstitucionalidade declarada pelo STF. ADIn Acórdão/STF - Relª /ac. Minª Carmen Lúcia - J. em 20/05/2009 - DJ de 11/09/2009. Suspenso liminarmente pelo STF. ADIn Acórdão/STF, j. em 14/02/1996 - DJ 27/02/96 - Acórdão publicado no DJ de 27/03/1996).

§ 3º-A - Nos casos judiciais e administrativos, as disposições, as cláusulas, os regulamentos ou as convenções individuais ou coletivas que retirem do sócio o direito ao recebimento dos honorários de sucumbência serão válidos somente após o protocolo de petição que revogue os poderes que lhe foram outorgados ou que noticie a renúncia a eles, e os honorários serão devidos proporcionalmente ao trabalho realizado nos processos.

Lei 14.365, de 02/06/2022, art. 2º (acrescenta o § 3º-A).

§ 4º - O acordo feito pelo cliente do advogado e a parte contrária, salvo aquiescência do profissional, não lhe prejudica os honorários, quer os convencionados, quer os concedidos por sentença.

§ 5º - Salvo renúncia expressa do advogado aos honorários pactuados na hipótese de encerramento da relação contratual com o cliente, o advogado mantém o direito aos honorários proporcionais ao trabalho realizado nos processos judiciais e administrativos em que tenha atuado, nos exatos termos do contrato celebrado, inclusive em relação aos eventos de sucesso que porventura venham a ocorrer após o encerramento da relação contratual.

Lei 14.365, de 02/06/2022, art. 2º (acrescenta o § 5º).

§ 6º - O distrato e a rescisão do contrato de prestação de serviços advocatícios, mesmo que formalmente celebrados, não configuram renúncia expressa aos honorários pactuados.

Lei 14.365, de 02/06/2022, art. 2º (acrescenta o § 6º).

§ 7º - Na ausência do contrato referido no § 6º deste artigo, os honorários advocatícios serão arbitrados conforme o disposto no art. 22 desta Lei. [[Lei 8.906/1994, art. 22.]]

Lei 14.365, de 02/06/2022, art. 2º (acrescenta o § 7º).
Para adicionar notas pessoais você deve se cadastrar no sistema
Já sou cadastrado
Aguarde, entrando no sistema...
Sou novo no LEGJUR

Confira as vantagens de ser cliente LEGJUR:

  • Conteúdo selecionado;
  • Receba boletins de novidades por e-mail;
  • Organize sua lista de favoritos;
  • Salve suas notas em testes da OAB;
  • Legislação, Jurisprudência e Súmulas integradas;
  • Exclusivo e atualizado regularmente;
  • Contém o essencial para qualquer profissional do direito;
  • Acesso Total ás íntegras da Jurisprudência;

Veja planos e preços de Acesso Total

Acórdão/STF (Ação direta de inconstitucionalidade. Advogado. Advocacia. Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Honorários advocatícios. Advogado empregado. Preservação da liberdade contratual. Lei 8.906/1994, arts. 21, parágrafo único (interpretação conforme) e 24, § 3º (inconstitucionalidade declarada). Lei 9.868/1999. (STF - Ação Direta de Inconst. Acórdão/STF - DF - Rel.: Minª. Cármen Lúcia - J. em 20/05/2009 - DJ 11/09/2009 - Doc. LegJur 130.5655.3000.0300)).

Processo Civil Previdenciário à Luz do CPC
Direito em teses

NÃO EXISTE CONCORRÊNCIA PARA QUEM SABE FUNDAMENTAR BEM SEUS ARGUMENTOS

O Processo Civil clássico nem sempre traz as respostas suficientes para a ótima condução do processo judicial previdenciário. Nesse medida, faz-se necessário um estudo especializado do processo civil à luz da doutrina e da jurisprudência previdenciária.

Esse curso mudará sua forma de condução dos processos, trará uma argumentação sólida e bem embasada para as mais variadas questões processuais que se colocam em nossa rotina diária.

O curso surpreenderá pela consistência argumentativa e pela abrangência do conteúdo. Não é apenas um curso de dicas práticas, é estudo aprofundados em 12 módulos, com análise doutrinária e jurisprudencial de cada questão. Todos os temas tratados de forma simplificada e didática, com aulas em vídeos curtos de no máximo meia hora.

Com certeza esse curso será uma ferramenta indispensável à prática judicial trazendo ao aluno uma visão abrangente sobre a dinâmica processual, o que lhe trará não só mais assertividade, como maior segurança em sua rotina de trabalho.

Por isso o curso está denominado como definitivo! Sim, um curso que trará as premissas necessárias para a compreensão do Direito Previdenciário e para a aplicabilidade dos institutos processuais.

Mais Detalhes Compre agora