Título VIII - DO PROCEDIMENTO JUDICIAL

Art. 197

- Das decisões proferidas pelo Juiz caberá recurso de agravo, sem efeito suspensivo.

64 jurisprudências neste artigo


Doc. LEGJUR 103.1674.7494.6800
STJ
- «Habeas corpus». Pena. Execução penal. Recurso. Liminar concedida em mandado de segurança buscando atribuir efeito suspensivo no agravo em execução interposto pelo Ministério Público. Lei 7.210/84, art. 197.
«Não possuindo efeito suspensivo o recurso de agravo em execução, previsto no art. 197 da Lei de Execuções Penais, deve ser assegurado ao paciente o direito de permanecer no regime fixado pelo Juízo das Execuções, compatível com a progressão de regime. Ordem concedida para que o paciente permaneça no regime semi-aberto, conforme fixado pelo Juízo das Execuções, até o julgamento do recurso interposto pelo Ministério Público estadual.»

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 153.9805.0026.0600
TJRS
- Direito criminal. Execução penal. Progressão de regime. Semiaberto para o regime aberto. Descabimento. Apenado. Acompanhamento psicológico. AG70.043.325.695 ag/m 1.278. S 28.07.2011. P 47 agravo da execução (LEP, art. 197). Progressão de regime do regime semiaberto para o aberto. Ausência do preenchimento do requisito subjetivo.
«Requisito subjetivo (mérito) não cumprido no caso, porque o apenado já empreendeu seis fugas do sistema prisional e praticou dois crimes no curso da execução da pena, sendo um deles durante uma fuga e o outro quando estava em livramento condicional. Neste passo, evidencia-se que o apenado necessita maior controle estatal sobre as suas condutas, âmbito em que a sua manutenção no regime semiaberto mostra-se a medida socialmente mais adequada. AGRAVO IMPROVIDO.»

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 144.9591.0008.3400
TJPE
- Habeas corpus. Ação de execução penal. Pedido de progressão de regime. Impossibilidade de impetração de habeas corpus como substitutivo de agravo à execução. Precedentes do STF e STJ. Não conhecimento do writ. Decisão unânime.
«1. Contra a decisão do juízo de execução penal que negou a progressão do regime cabe agravo à execução, nos termos do LEP, art. 197, de forma que o presente writ não pode ser conhecido, tendo em vista que a jurisprudência do STF e do STJ ter se firmado no sentido de não aceitar o habeas corpus impetrado como substitutivo de recursos ordinários (STJ, HC 140.875/RJ).

2. Habeas corpus não conhecido.»

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 144.8185.9006.3700
TJPE
- Habeas corpus. Ação de execução penal. Pedido de progressão de regime. Impossibilidade de impetração de habeas corpus como substitutivo de agravo à execução. Precedentes do STF e STJ. Não conhecimento do writ. Decisão unânime.
«1. Contra a decisão do juízo de execução penal que negou a progressão do regime cabe agravo à execução, nos termos do LEP, art. 197, de forma que o presente writ não pode ser conhecido, tendo em vista a jurisprudência do STF e do STJ ter se firmado no sentido de não aceitar o habeas corpus impetrado como substitutivo de recursos ordinários (STJ, HC 140.875/RJ).

2. Habeas corpus não conhecido.»

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 164.4075.4002.0500
TJSP
- Pena. Regime. Progressão. Exame criminológico para aferir a real possibilidade da concessão do benefício. Exame realizado. Decisão do Juiz «a quo» no sentido de que o laudo se mostra superficial, não se prestando à análise, e determinando a realização de novo laudo pormenorizado. Admissibilidade. Decisão satisfatoriamente fundamentada. Desconstituir, nesta via estreita, a decisão atacada. Impossibilidade. Existência de previsão de recurso próprio para esse fim, conforme dispõe o LEP, art. 197. Não pode o remédio heróico ter sua abrangência alargada para conhecimento e decisão de matérias alheias à liberdade de ir e vir ou que exijam discussão minuciosa de elementos de prova. Conheceram da impetração e, denegaram a ordem.

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 146.8983.5005.9100
TJSP
- «habeas corpus». Requisitos. Inexistência. Impetração contra decisão em execução penal. Circunstância em que existe o recurso de agravo previsto no LEP, art. 197, sendo injustificado manejo do remédio heróico como substitutivo. Ordem não conhecida.

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 145.4862.9009.5800
TJPE
- Processual penal. Habeas corpus. Pedido de progressão de regime prisional. Matéria afeta ao juizo das execuções penais, o que torna inviável a manifestação desta corte. Não conhecimento da ordem por unanimidade.
«1. O remédio jurídico do habeas corpus não é meio adequado ao exame de questão relativa aos requisitos necessários à concessão de Progressão de Regime. Em se tratando de matéria afeta ao Juízo das Execuções Penais, cabe interposição de agravo, nos termos do LEP, art. 197.

2. Writ não conhecido.»

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 148.1011.1006.7000
TJPE
- Habeas corpus substitutivo de agravo de execução. Recurso cabível não manejado. Cognição obstada. Novel jurisprudência do STF. Execução penal. Cumprimento da pena em outro estado. Art. 86, lep. Vínculo familiar no local de destino. Farta prova documental. Indeferimento insubsistente. Coação ilegal. Concessão ex-officio.
«1. A Carta Magna afetou ao habeas corpus a função precípua de proteger a liberdade das pessoas quando restringida ou ameaçada de restrição sem que presentes as hipóteses admitidas em lei.

2. O Supremo Tribunal Federal recentemente procedeu evolução salutar de sua própria jurisprudência e pôs termo ao desvirtuamento do habeas corpus, passando a inadmitir o writ substitutivo de recurso, ressalvando, porém, a possibilidade de concessão da ordem, ex-officio, se manifesta a ilegalidade.

3. O writ não comporta cognição, vez que nitidamente sucedâneo de agravo de execução (LEP, art. 197), sequer interposto pela defesa do condenado, que optou por buscar um atalho impetrando o presente habeas corpus objetivando discutir questões que demandam revolvimento fático-probatório.

4. Não se justifica o indeferimento da transferência do apenado para cumprir a condenação imposta no seu estado de origem, a pretexto de insuficiente comprovação de vínculo familiar, quando há farta documentação provando ser o mesmo potiguar e com todo histórico pessoal e familiar no Rio Grande do Norte, mormente se há vaga disponível na unidade prisional pretendida.

5. Conquanto a previsão contida no art. 86 da Lei de Execuções Penais não constitua direito subjetivo absoluto do condenado, é recomendável que a execução da reprimenda ocorra em local próximo ao seu núcleo familiar, de modo a assegurar-lhe o direito à visitação e à assistência de seus familiares.

6. A insubsistência da fundamentação invocada pelo juiz a quo constitui manifesta ilegalidade e autoriza a concessão de habeas corpus ex-officio.

7. Writ não conhecido. Ordem concedida de ofício. Decisão unânime.»

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 163.9273.9001.4600
TJSP
- Recurso. Agravo em execução. Pressupostos. Decisão que indeferiu pedido de concessão do direito de receber visitas íntimas. Interposição de agravo em execução. Não recebimento sob alegada ausência de amparo legal. Improcedência. Nos termos do LEP, art. 197, contra as decisões proferidas pelo Juízo das Execuções é cabível o recurso de agravo, sem efeito suspensivo. Recebimento, exclusivamente no efeito devolutivo, do agravo em execução interposto contra a decisão que indeferiu o pleito deduzido pelo reeducando. Deram provimento à carta testemunhável para esse fim.

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Doc. LEGJUR 148.0310.6003.1800
TJPE
- Execução penal. Habeas corpus. Comutação de pena. Pleito de anulação de decisão que concedeu a comutação, com o objetivo do recálculo, em nível de redução, da pena total. Manejo do writ como substitutivo de agravo de execução previsto no Lei 7.210/1984, art. 197. Não conhecimento.
«1. Esta Câmara, seguindo o entendimento hodierno do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, vem inadmitindo o manejo do mandamus como substitutivo de recurso previsto no ordenamento para o caso concreto, precisamente o agravo de execução.

2. Habeas Corpus não conhecido. Decisão por maioria, vencido o Relator.»

Íntegra e dados do acórdãos restritos a assinantes


Veja Relação completa
Para adicionar notas pessoais você deve se cadastrar no sistema
Já sou cadastrado
Sou um novo usuário

Veja as vantagens de ser cliente LEGJUR.

  • Conteúdo selecionado
  • Legislação, Jurisprudência e Súmulas integradas
  • Exclusivo e atualizado regularmente
  • Contém o essencial para qualquer profissional do direito
  • Acesso Total ás íntegras da Jurisprudência
  • Veja planos e preços de Acesso Total

Cadastre-se e assine já


Aguarde Carregando