1 - TJRSRECURSO INOMINADO. EMPRÉSTIMO CONSIGNADO. CONTRATAÇÃO POR BIOMETRIA. AUTOR PESSOA IDOSA E ANALFABETO. AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DE QUE O AUTOR FOI SUFICIENTEMENTE INFORMADO DAS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO. DECLARAÇÃO DA INEXISTÊNCIA DO DÉBITO. RESTITUIÇÃO EM DOBRO. DANOS MORAIS CONFIGURADOS. COMPENSAÇÃO DO VALOR CREDITADO AO AUTOR. PARCIAL PROVIMENTO.
I. CASO EM EXAME:1. Recurso inominado interposto pelo autor contra sentença que julgou improcedentes os pedidos de declaração de inexistência de débito, repetição de indébito e indenização por danos morais, decorrentes de empréstimo consignado não reconhecido.
... ()
2 - TJRSDIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS. LEI 11.343/2006, art. 33, CAPUT. REJEIÇÃO DAS PRELIMINARES DE INÉPCIA DA DENÚNCIA E NULIDADE DAS PROVAS. REVISÃO DAS PENAS. RECURSOS PARCIALMENTE PROVIDOS.
I. CASO EM EXAME: Recursos de apelação interpostos pela Defesa contra sentença que condenou os réus pelo crime de tráfico de drogas, absolvendo-os da imputação de associação para o tráfico. A Defesa arguiu preliminares de inépcia da denúncia, nulidade das provas por violação de domicílio e ausência de integralidade das interceptações telefônicas. No mérito, ambos os recorrentes pleitearam a absolvição por insuficiência probatória e, subsidiariamente, a aplicação da minorante do tráfico privilegiado, bem como a redução da pena e a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos.
... ()
3 - TJRSAPELAÇÃO CRIMINAL. RECURSO DEFENSIVO. CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO. ROUBO. CODIGO PENAL, art. 157. MATERIALIDADE E AUTORIA DEMONSTRADAS. CONDENAÇÃO MANTIDA. APENAMENTO REVISADO.
1. Materialidade e autoria do crime de roubo suficientemente comprovadas nos autos. O réu, mediante violência, subtraiu dinheiro da vítima, que apontou o apelante, sem dúvidas, tanto em sede policial quanto em juízo como autor do roubo.
... ()
4 - TJRSMANDADO DE SEGURANÇA. DECISÃO INTERLOCUTÓRIA ACERCA DE TUTELA ANTECIPADA. IMPOSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO MANDADO DE SEGURANÇA COMO SUCEDÂNEO RECURSAL. INDEFERIDA A PETIÇÃO INICIAL. MANDADO DE SEGURANÇA NÃO CONHECIDO.
5 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. DIREITO À SAÚDE (ECA E IDOSO). AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER. ILEGITIMIDADE PASSIVA. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DOS ENTES FEDERADOS NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE. DESNECESSIDADE DE REDUÇÃO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS FIXADOS EM FAVOR DO FADEP.
1. EM ATENÇÃO À MODULAÇÃO DOS EFEITOS DO JULGAMENTO DO TEMA 1.234/STF, SOMENTE HAVERÁ ALTERAÇÃO AOS FEITOS QUE FOREM AJUIZADOS APÓS A PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DO JULGAMENTO DE MÉRITO NO DIÁRIO DE JUSTIÇA ELETRÔNICO, AFASTANDO SUA INCIDÊNCIA SOBRE OS PROCESSOS EM TRAMITAÇÃO ATÉ O REFERIDO MARCO, SEM POSSIBILIDADE DE SUSCITAÇÃO DE CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA A RESPEITO DOS PROCESSOS ANTERIORES AO REFERIDO MARCO.
... ()
6 - TJRSNEGÓCIOS JURÍDICOS BANCÁRIOS. APELAÇÃO CÍVEL. PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS. AUSÊNCIA DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS. INTERESSE DE AGIR. NÃO CONFIGURADO. CASO CONCRETO. DESPROVIMENTO.
7 - TJRSDIREITO DO CONSUMIDOR. RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER E DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÍVIDA. ABASTECIMENTO DE ÁGUA. COBRANÇA DE DUAS ECONOMIAS. RESIDENCIAL E COMERCIAL. PEDIDO DE INSTALAÇÃO DE NOVO HIDRÔMETRO PARA SEPARAÇÃO DAS UNIDADES. CUSTOS A CARGO DO USUÁRIO. SENTENÇA CONFIRMADA. RECURSO DESPROVIDO.
8 - TJRSDIREITO PENAL. RECURSO DE APELAÇÃO. HOMICÍDIO QUALIFICADO. DECISÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI. SOBERANIA DOS VEREDICTOS. DOSIMETRIA DA PENA. MANUTENÇÃO. GRATUIDADE JUDICIÁRIA. CONCESSÃO. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO.
9 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO. REGULARIDADE DA CONTRATAÇÃO COMPROVADA ATRAVÉS DE PROVA DOCUMENTAL. REGULARIDADE COMPROVADA. O BANCO RÉU COMPROVOU, DE FORMA DEVIDA, QUE O CONTRATO EM QUESTÃO FOI CELEBRADO PELA CONTRATANTE MARIA, COM SUA DEVIDA ASSINATURA E DEMAIS DOCUMENTOS. RECEBIMENTO DE VALORES EM CONTA CORRENTE SEM IMPUGNAÇÃO. A PARTE DEMANDADA DEMONSTROU FATO IMPEDITIVO, MODIFICATIVO OU EXTINTIVO DO DIREITO DA PARTE DEMANDANTE, DESINCUMBINDO-SE DO ÔNUS IMPOSTO PELO CPC, art. 373, II, PORQUANTO JUNTOU NOS AUTOS DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVA, COM SUFICIÊNCIA, A EXISTÊNCIA DO CONTRATO QUESTIONADO. APELO NÃO PROVIDO.
11 - TJRSDIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. ROUBO MAJORADO. INSUFICIÊNCIA PROBATÓRIA. RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO. RES FURTIVA NÃO ENCONTRADA. PRINCÍPIO DO IN DUBIO PRO REO. MANUTENÇÃO DA ABSOLVIÇÃO.
12 - TJRSAGRAVO DE INSTRUMENTO. ENSINO PRIVADO. EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. VALORES BLOQUEADOS MEDIANTE PENHORA NO ROSTO DOS AUTOS. IMPENHORABILIDADE AFASTADA. DECISÃO MANTIDA.
A REGRA DA IMPENHORABILIDADE DOS VALORES ATÉ 40 SALÁRIOS MÍNIMOS TEM POR OBJETIVO ASSEGURAR À PESSOA NATURAL O MÍNIMO EXISTENCIAL, SENDO QUE O PRESENTE RECURSO TEM POR OBJETO A LIBERAÇÃO DO VALOR OBJETO DE PENHORA NO ROSTO DOS AUTOS.... ()
13 - TJRSEMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AÇÃO INDENIZATÓRIA. VALE-PEDÁGIO. OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU ERRO MATERIAL. DESACOLHIMENTO DOS EMBARGOS.
I. CASO EM EXAME:1. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OPOSTOS POR CONTRA ACÓRDÃO QUE NEGOU PROVIMENTO À APELAÇÃO INTERPOSTA PELA EMBARGANTE, MANTENDO A SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA DA AÇÃO INDENIZATÓRIA.
... ()
14 - TJRSDIREITO PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. ERRO GROSSEIRO. RECURSO NÃO CONHECIDO.
I. CASO EM EXAME:1. Apelação interposta contra decisão que rejeitou o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, no curso de cumprimento de sentença.
... ()
15 - TJRSAPELAÇÃO. TRIBUNAL DO JÚRI. HOMICÍDIO QUALIFICADO. DECISÃO QUE DESCLASSIFICOU A CONDUTA DO ACUSADO PARA EXCESSO CULPOSO PELO CONSELHO DE SENTENÇA. IRRESIGNAÇÃO MINISTERIAL. DECISÃO CONTRÁRIA A PROVA DOS AUTOS. NÃO VERIFICADO. SOBERANIA DO CONSELHO DE SENTENÇA.
1. Trata-se de Recurso de Apelação, interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, contra a decisão do Tribunal do Júri que desclassificou a conduta do acusado, reconhecendo o excesso culposo, condenando-o nos termos do art. 121, §3º do CP.... ()