Legislação

Lei 13.327, de 29/07/2016

Art. 31

Capítulo XV - DAS CARREIRAS JURíDICAS
Art. 31

- Os valores dos honorários devidos serão calculados segundo o tempo de efetivo exercício no cargo, para os ativos, e pelo tempo de aposentadoria, para os inativos, com efeitos financeiros a contar da publicação desta Lei, obtidos pelo rateio nas seguintes proporções:

I - para os ativos, 50% (cinquenta por cento) de uma cota-parte após o primeiro ano de efetivo exercício, crescente na proporção de 25 (vinte e cinco) pontos percentuais após completar cada um dos 2 (dois) anos seguintes;

II - para os inativos, 100% (cem por cento) de uma cota-parte durante o primeiro ano de aposentadoria, decrescente à proporção de 7 (sete) pontos percentuais a cada um dos 9 (nove) anos seguintes, mantendo-se o percentual fixo e permanente até a data de cessação da aposentadoria.

§ 1º - O rateio será feito sem distinção de cargo, carreira e órgão ou entidade de lotação.

§ 2º - Para os fins deste artigo, o tempo de exercício efetivo será contado como o tempo decorrido em qualquer um dos cargos de que trata este Capítulo, desde que não haja quebra de continuidade com a mudança de cargo.

§ 3º - Não entrarão no rateio dos honorários:

I - pensionistas;

II - aqueles em licença para tratar de interesses particulares;

III - aqueles em licença para acompanhar cônjuge ou companheiro;

IV - aqueles em licença para atividade política;

V - aqueles em afastamento para exercer mandato eletivo;

VI - aqueles cedidos ou requisitados para entidade ou órgão estranho à administração pública federal direta, autárquica ou fundacional.

ADI Acórdão/STF (Ação direta de inconstitucionalidade. O Tribunal, por maioria, declarou a constitucionalidade da percepção de honorários de sucumbência pelos advogados públicos e julgou parcialmente procedente o pedido formulado na ação direta para, conferindo interpretação conforme à Constituição a Lei 8.906/1994, art. 23 ao CPC/2015, art. 85, § 19 (Lei 13.105/2015) e a Lei 13.327/2016, art. 27 e Lei 13.327/2016, art. 29, Lei 13.327/2016, art. 30, Lei 13.327/2016, art. 31, Lei 13.327/2016, art. 32, Lei 13.327/2016, art. 33, Lei 13.327/2016, art. 34, Lei 13.327/2016, art. 35 e Lei 13.327/2016, art. 36, estabelecer que a somatória dos subsídios e honorários de sucumbência percebidos mensalmente pelos advogados públicos não poderá exceder ao teto dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, conforme o que dispõe a CF/88, art. 37, XI).

Para adicionar notas pessoais você deve se cadastrar no sistema
Já sou cadastrado
Aguarde, entrando no sistema...
Sou novo no LEGJUR

Confira as vantagens de ser cliente LEGJUR:

  • Conteúdo selecionado;
  • Receba boletins de novidades por e-mail;
  • Organize sua lista de favoritos;
  • Salve suas notas em testes da OAB;
  • Legislação, Jurisprudência e Súmulas integradas;
  • Exclusivo e atualizado regularmente;
  • Contém o essencial para qualquer profissional do direito;
  • Acesso Total ás íntegras da Jurisprudência;

Veja planos e preços de Acesso Total

Processo Civil Previdenciário à Luz do CPC
Direito em teses

NÃO EXISTE CONCORRÊNCIA PARA QUEM SABE FUNDAMENTAR BEM SEUS ARGUMENTOS

O Processo Civil clássico nem sempre traz as respostas suficientes para a ótima condução do processo judicial previdenciário. Nesse medida, faz-se necessário um estudo especializado do processo civil à luz da doutrina e da jurisprudência previdenciária.

Esse curso mudará sua forma de condução dos processos, trará uma argumentação sólida e bem embasada para as mais variadas questões processuais que se colocam em nossa rotina diária.

O curso surpreenderá pela consistência argumentativa e pela abrangência do conteúdo. Não é apenas um curso de dicas práticas, é estudo aprofundados em 12 módulos, com análise doutrinária e jurisprudencial de cada questão. Todos os temas tratados de forma simplificada e didática, com aulas em vídeos curtos de no máximo meia hora.

Com certeza esse curso será uma ferramenta indispensável à prática judicial trazendo ao aluno uma visão abrangente sobre a dinâmica processual, o que lhe trará não só mais assertividade, como maior segurança em sua rotina de trabalho.

Por isso o curso está denominado como definitivo! Sim, um curso que trará as premissas necessárias para a compreensão do Direito Previdenciário e para a aplicabilidade dos institutos processuais.

Mais Detalhes Compre agora