Legislação

Instrução Normativa RFB 971, de 13/11/2009

Art. 105

Título II - DAS CONTRIBUIçõES PREVIDENCIáRIAS
Capítulo VI - DA RECLAMATóRIA E DO DISSíDIO TRABALHISTA
Seção III - DA VERIFICAçãO DOS FATOS GERADORES E DA APURAçãO DOS CRéDITOS
Art. 105

- Os fatos geradores de contribuições sociais decorrentes de reclamatória trabalhista deverão ser informados em GFIP, conforme orientações do Manual da GFIP, e as correspondentes contribuições sociais deverão ser recolhidas em documento de arrecadação identificado com código de pagamento específico para esse fim.

§ 1º - O recolhimento das contribuições sociais devidas deve ser efetuado no mesmo prazo em que devam ser pagos os créditos encontrados em liquidação de sentença ou em acordo homologado, sendo que nesse último caso o recolhimento será feito em tantas parcelas quantas as previstas no acordo, nas mesmas datas em que sejam exigíveis e proporcionalmente a cada uma delas.

§ 2º - Caso a sentença condenatória ou o acordo homologado seja silente quanto ao prazo em que devam ser pagos os créditos neles previstos, o recolhimento das contribuições sociais devidas deverá ser efetuado até o dia 20 (vinte) do mês seguinte ao da liquidação da sentença ou da homologação do acordo ou de cada parcela prevista no acordo, ou no dia útil imediatamente anterior, caso não haja expediente bancário no dia 20 (vinte).

§ 3º - Se o valor total das contribuições apuradas em reclamatória trabalhista for inferior ao mínimo estabelecido pela RFB para recolhimento em documento de arrecadação da Previdência Social, este deverá ser recolhido juntamente com as demais contribuições devidas pelo sujeito passivo no mês de competência, ou no mês em que o valor mínimo para recolhimento for alcançado, caso não tenha outros fatos geradores no mês de competência, sem prejuízo da conclusão do processo.

§ 4º - No caso de reconhecimento judicial da prestação de serviços em condições que permitam a aposentadoria especial após 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, será devida a contribuição adicional de que trata o § 6º do art. 57 da Lei 8.213/1991.

§ 5º - Na hipótese de acordo celebrado após ter sido proferida decisão de mérito, a contribuição será calculada com base no valor do acordo.

Para adicionar notas pessoais você deve se cadastrar no sistema
Já sou cadastrado
Aguarde, entrando no sistema...
Sou novo no LEGJUR

Confira as vantagens de ser cliente LEGJUR:

  • Conteúdo selecionado;
  • Receba boletins de novidades por e-mail;
  • Organize sua lista de favoritos;
  • Salve suas notas em testes da OAB;
  • Legislação, Jurisprudência e Súmulas integradas;
  • Exclusivo e atualizado regularmente;
  • Contém o essencial para qualquer profissional do direito;
  • Acesso Total ás íntegras da Jurisprudência;

Veja planos e preços de Acesso Total

Processo Civil Previdenciário à Luz do CPC
Direito em teses

NÃO EXISTE CONCORRÊNCIA PARA QUEM SABE FUNDAMENTAR BEM SEUS ARGUMENTOS

O Processo Civil clássico nem sempre traz as respostas suficientes para a ótima condução do processo judicial previdenciário. Nesse medida, faz-se necessário um estudo especializado do processo civil à luz da doutrina e da jurisprudência previdenciária.

Esse curso mudará sua forma de condução dos processos, trará uma argumentação sólida e bem embasada para as mais variadas questões processuais que se colocam em nossa rotina diária.

O curso surpreenderá pela consistência argumentativa e pela abrangência do conteúdo. Não é apenas um curso de dicas práticas, é estudo aprofundados em 12 módulos, com análise doutrinária e jurisprudencial de cada questão. Todos os temas tratados de forma simplificada e didática, com aulas em vídeos curtos de no máximo meia hora.

Com certeza esse curso será uma ferramenta indispensável à prática judicial trazendo ao aluno uma visão abrangente sobre a dinâmica processual, o que lhe trará não só mais assertividade, como maior segurança em sua rotina de trabalho.

Por isso o curso está denominado como definitivo! Sim, um curso que trará as premissas necessárias para a compreensão do Direito Previdenciário e para a aplicabilidade dos institutos processuais.

Mais Detalhes Compre agora