Fórum Jurídico
Categorias
Direito Imobiliário
Imobiliária quer cobrar por período antes da entre6das chaves, é correto?

Servidor público
Escreveu em 27/02/2023 09:02
Bom dia,
Recentemente assinei um contrato de aluguel onde sou o locatário.
A vigência do contrato é a partir de 27/01, contudo, durante a vistoria que a imobiliária fez no imóvel foi constatado algumas pendências que o locador deveria regularizar.
No dia 31/01 perguntei se as chaves já estavam disponíveis e fui informado que o locador só entregaria as chaves no dia 06/02.
No dia 06/02 fiz a solicitação de troca de titularidade das contas de água e energia elétrica e solocitei as chaves, contudo a imobiliária se recusou a entregar as chaves enquanto as contas de água e luz não estivessem de fato em meu nome.
A imobiliária me entregou as chaves apenas no dia 13/02.
O grande problema é que a imobiliária está me cobrando o aluguel desde o dia 31/01 mas só me entregou as chaves no dia 13/02. A imobiliária alega que eu quem atrasei para solicitar a mudança de titularidade.
Não estou concordando com a cobrança referente ao período que não pude usifruir do imóvel. Até mesmo porquê o locador ainda estava de posse das chaves após o período que estão querendo me cobrar e não está previsto em contrato que a entrega das chaves está condicionada à mudança de titularidade das contas de água e energia.
A pergunta é, realmente devo pagar o aluguel referente ao período que eu não possuía as chaves?
A imobiliária pode condiconar a entrega das chaves à mudança de titularidade das contas se não está previsto em contrato?
Desde já agradeço.
Abraços!