Simulados da OAB
Prova-OAB-BR/2013-XII-2-AMARELA - Estudos
Prova-OAB-BR/2013-XII-2-AMARELA - Sobre o desagravo público, assinale a afirmativa correta.
- a) O advogado poderá ser desagravado quando ofendido no exercício da profissão ou em razão dela, desde que faça o requerimento em petição dirigida ao Presidente do Conselho Seccional no prazo de seis meses, contados a partir da data da realização da ofensa.
- b) O desagravo público depende de concordância do advogado ofendido.
- c) O advogado não pode dispensar o desagravo público quando o Conselho Seccional decidir promovê-lo. (Resposta Correta)
- d) O advogado tem direito a ser desagravado, mesmo que a ofensa por ele sofrida não guarde relação com o exercício da profissão ou de cargo ou função na OAB.
Prova-OAB-BR/2013-XII-2-AMARELA - Joel é Conselheiro do Tribunal de Contas do Município J, sendo proprietário de diversos imóveis. Em um deles, por força de contrato de locação residencial, verifica a falta de pagamentos dos alugueres devidos. O Conselheiro é Bacharel em Direito, tendo exercido a advocacia por vários anos na área imobiliária.
Nesse caso, nos termos do Estatuto da Advocacia, o Conselheiro
Nesse caso, nos termos do Estatuto da Advocacia, o Conselheiro
- a) poderia atuar como advogado em causa própria.
- b) deverá contratar advogado para a causa diante da situação de incompatibilidade. (Resposta Correta)
- c) poderia advogar; recomenda-se, contudo, a contratação de advogado.
- d) está com a sua inscrição como advogado suspensa.
Prova-OAB-BR/2013-XII-2-AMARELA - Isabela é advogada prestigiada, tendo organizado, com o correr dos anos, um escritório de advocacia especializado em Direito Ambiental, com vários advogados associados. Por sugestão de um deles, edita um atualizado boletim de notícias, com informações jurisprudenciais, doutrinárias, legais e internacionais sobre o tema, considerado uma publicação de altíssima qualidade, que é distribuído somente aos profissionais do escritório. Sabedor da publicação, Eusébio, jovem estudante de Direito, que busca direcionar seus estudos para a área ambiental, solicita acesso ao referido boletim.
Nos termos do Código de Ética da Advocacia, o boletim de notícias
Nos termos do Código de Ética da Advocacia, o boletim de notícias
- a) deve circular restritivamente entre os profissionais do escritório.
- b) pode ser enviado a qualquer pessoa como forma de propaganda.
- c) pode ser remetido a quem o requerer. (Resposta Correta)
- d) é considerado como publicidade abusiva e vedado ao advogado.
Prova-OAB-BR/2013-XII-2-AMARELA - O advogado João foi contratado por José para atuar em determinada ação indenizatória. Ao ter vista dos autos em cartório, percebeu que José já estava representado por outro advogado na causa. Mesmo assim, considerando que já havia celebrado contrato com José, mas sem contatar o advogado que se encontrava até então constituído, apresentou petição requerendo juntada da procuração pela qual José lhe outorgara poderes para atuar na causa, bem como a retirada dos autos em carga, para que pudesse examiná-los com profundidade em seu escritório.
Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
- a) O advogado João não cometeu infração disciplinar, pois apenas requereu a juntada de procuração e realizou carga dos autos do processo, sem apresentar petição com conteúdo relevante para o deslinde da controvérsia.
- b) O advogado João cometeu infração disciplinar, não por ter requerido a juntada de procuração nos autos, mas sim por ter realizado carga dos autos do processo em que já havia advogado constituído.
- c) O advogado João não cometeu infração disciplinar, pois, ao requerer a juntada da procuração nos autos, já havia celebrado contrato com José.
- d) O advogado João cometeu infração disciplinar prevista no Código de Ética e Disciplina da OAB, pois não pode aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento do mesmo. (Resposta Correta)
Prova-OAB-BR/2013-XII-2-AMARELA - Eugênio é advogado contratado pela empresa Ônibus e Ônibus Ltda. Na empresa ele é responsável pelas defesas em ações que pleiteiam o reconhecimento da responsabilidade civil da sua cliente e dos seus prepostos. O contrato de honorários venceu em 2010 e não foi renovado. Em dificuldades financeiras, a empresa não pagou os honorários devidos.
O termo inicial para a contagem do prazo para a prescrição da pretensão de cobrança dos honorários advocatícios, observado o disposto no Estatuto da Advocacia, ocorre a partir da
O termo inicial para a contagem do prazo para a prescrição da pretensão de cobrança dos honorários advocatícios, observado o disposto no Estatuto da Advocacia, ocorre a partir da
- a) última tentativa de conciliação.
- b) data fixada pelo Juiz.
- c) última prestação de serviço.
- d) data do vencimento do contrato. (Resposta Correta)