Precedentes Abrir aqui1

Doc. LEGJUR 363.0719.0547.4805

1 - TJRJ EMENTA. APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO DO CONSUMIDOR. AÇÃO OBRIGACIONAL CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. REFRIGERADOR ENTREGUE COM AMASSADOS. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. SOLIDARIEDADE. DANO MORAL. CARACTERIZAÇÃO. PERDA DO TEMPO ÚTIL. PARCIAL PROVIMENTO. CASO EM EXAME SENTENÇA (INDEXADOR 133167361) QUE JULGOU PROCEDENTE EM PARTE O PEDIDO E CONDENOU AS RÉS, SOLIDARIAMENTE, A REALIZAREM A SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO POR OUTRO DA MESMA ESPÉCIE. QUESTÃO EM DISCUSSÃO RECURSO DA DEMANDANTE REQUERENDO COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. RAZÕES DE DECIDIR

Cuida-se de demanda na qual Consumidora reclamou de geladeira adquirida junto à Primeira Ré e entregue com vício, contendo amassados na parte interior do gabinete, inclusive impossibilitando a vedação da porta. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 535.3585.3427.4026

2 - TJRJ APELAÇÃO. ART. 157, CAPUT, DO C.PENAL. CRIME DE ROUBO DE APARELHO DE TELEFONIA CELULAR. AUTORIA E MATERIALIDADE INCONTROVERSAS. RECURSO DEFENSIVO, PLEITEANDO: 1) A DESCLASSIFICAÇÃO DA CONDUTA PARA O DELITO DE FURTO, ANTE A SUPOSTA AUSÊNCIA DA ELEMENTAR GRAVE AMEAÇA; 2) A REDUÇÃO DA PENA INTERMEDIÁRIA PARA ABAIXO DO MÍNIMO LEGAL, ANTE A PRESENÇA DA ATENUANTE GENÉRICA DA CONFISSÃO ESPONTÂNEA; 3) A APLICAÇÃO DA ATENUANTE GENÉRICA PREVISTA NO ART. 66 DO C.P; 4) A SUBSTITUIÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE POR RESTRITIVAS DE DIREITOS OU A CONCESSÃO DO SURSIS; 5) A DETRAÇÃO PENAL. POR FIM, PREQUESTIONA A MATÉRIA RECURSAL. CONHECIMENTO E DESPROVIMENTO DO RECURSO.

Recurso de apelação, interposto pelo réu, Jeferson da Silva Arantes, no index 107626419, representado por órgão da Defensoria Pública, contra a sentença de index 84478406, prolatada pelo Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Itaperuna, o qual condenou o acusado nomeado, como incurso nas sanções do CP, art. 157, caput, aplicando-lhe as penas de 04 (quatro) anos de reclusão e pagamento de 10 (dez) dias-multa, à razão unitária mínima, a ser cumprida no regime inicial aberto, condenando-o, ainda, ao pagamento das despesas processuais. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 942.7896.7613.9903

3 - TJRJ APELAÇÃO CRIMINAL. CRIME DO art. 157, §2º, VII, DO CÓDIGO PENAL. DECRETO CONDENATÓRIO. RECURSO DA DEFESA. PLEITO DE ABSOLVIÇÃO POR INSUFICIÊNCIA DE PROVAS DA AUTORIA DELITIVA. PLEITO DE RECONHECIMENTO DA QUEBRA DA CADEIA DE CUSTÓDIA, CONDUZINDO À ABSOLVIÇÃO DO RÉU. PEDIDOS SUBSIDIÁRIOS CONSISTENTES NO AFASTAMENTO DA MAJORANTE E IMPOSIÇÃO DO REGIME ABERTO. 1.

Questão Preliminar. Da quebra da cadeia de custódia. O instituto da quebra da cadeia de custódia diz respeito à idoneidade do caminho que deve ser percorrido pela prova até sua análise pelo juízo competente, sendo certo que qualquer interferência durante o trâmite pode resultar na sua imprestabilidade. Na hipótese, a defesa não apresentou qualquer argumento hábil a demonstrar de que maneira teria ocorrido a quebra da cadeia de custódia e a consequente mácula a ensejar a exclusão dos elementos de prova juntados pela vítima aos autos, ou seja, não há qualquer dado concreto, ou mesmo indício, ainda que mínimo, de adulterações, supressões, fraude etc. no transporte da prova desde sua produção até sua valoração. Ao que se infere, pretende a defesa, sem qualquer fundamento, tornar uma suposição de irregularidade em uma verdade absoluta, tornando imprestável a prova, o que não se pode acolher. Demais disso, ainda que as fotografias das lesões não tenham sido submetidas a exame pericial, a condenação não se baseou nelas única e exclusivamente, sendo certo que além dos seguros depoimentos prestados sob o crivo do contraditório e da ampla defesa, a vítima compareceu ao IML para realização de AECD, tendo o expert respondido positivamente ao quesito acerca da existência de vestígio de lesão à integridade corporal causada por ação cortante, com nexo causal e temporal ao evento mencionado. Preliminar, portanto, rejeitada. ... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 618.5686.8787.3588

4 - TJRJ APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO.

Autoria e materialidade comprovadas. Apesar das teses Defensivas, a Defesa não trouxe aos autos nenhuma prova do alegado. Em contrapartida, os depoimentos judiciais prestados pelas testemunhas, em relação à materialidade e à autoria do crime de tráfico de drogas praticado pelo Réu, estão em total harmonia com o apurado em sede policial, onde reportam fatos coincidentes. Juízo de reprovação mantido. NEGO PROVIMENTO AO APELO.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 293.6678.5371.3237

5 - TJRJ APELAÇÃO CRIMINAL. LEI 11.343/06, art. 33. SENTENÇA CONDENATÓRIA. PRELIMINAR ACOLHIDA. ASSISTE RAZÃO À APELANTE QUANDO MENCIONA A OCORRÊNCIA DE NULIDADE PROCESSUAL PELA BUSCA PESSOAL SEM FUNDADAS SUSPEITAS E INGRESSO DOMICILIAR SEM A DEVIDA E NECESSÁRIA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL. É DE SALIENTAR QUE OS AGENTES ESTATAIS, EMBORA DETENTORES DE INFORMAÇÃO ANÔNIMA, A QUAL APONTA PARA O ENVOLVIMENTO DA ACUSADA COM O TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES E DA POSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE DROGAS NA RESIDÊNCIA DELA, TEM-SE QUE ESSE FATO, POR SI SÓ, NÃO PERMITE QUE SE TENHA UMA ATUAÇÃO EM TOTAL DESRESPEITO ÀS NORMAS CONSTITUCIONAIS E PROCESSUAIS. DE CERTO QUE, CONFORME EXAME REALIZADO NAS CÂMERAS CORPORAIS DOS POLICIAIS MILITARES, A APREENSÃO DAS DROGAS FORA REALIZADO SEM O DEVIDO RESPEITO ÀS NORMAS LEGAIS, CARACTERIZANDO VIOLAÇÕES DE DOMICÍLIO E DO AVISO DE MIRANDA. O QUE SE OBSERVA É QUE OS AGENTES POLICIAIS APENAS ABORDARAM A ACUSADA EM VIRTUDE DE INFORMAÇÃO ANÔNIMA DE SUPOSTO ENVOLVIMENTO DELA COM O TRÁFICO DE DROGAS, SEM, NO ENTANTO, PROCEDER-SE COM UMA INVESTIGAÇÃO PRÉVIA E, MAIS, NÃO TENDO SIDO ENCONTRADO NADA DE ILÍCITO COM ELA QUANDO DE SUA ABORDAGEM PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA, A QUAL JÁ HAVIA SIDO INGRESSADA POR ELES SEM QUALQUER TIPO DE AUTORIZAÇÃO, OU DE EFETIVA SUSPEITA DE QUE NAQUELE LOCAL HAVIA ENTORPECENTES. COMO SE SABE, A BUSCA PESSOAL E DOMICILIAR POR SE TRATAR DE UMA MEDIDA QUE INTERFERE NA LIBERDADE INDIVIDUAL, DEVE SER REALIZADA COM BASE EM FUNDAMENTOS CONSISTENTES, EVITANDO-SE ABUSOS E, MAIS, GARANTINDO-SE OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DOS CIDADÃOS. A NORMA DO CODIGO DE PROCESSO PENAL, art. 240 ENFATIZA QUE A MERA SUSPEITA DECORRENTE DE UMA INFORMAÇÃO ANÔNIMA E DO FATO DE QUE A ACUSADA É CONHECIDA PELO SUPOSTO ENVOLVIMENTO NO TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS, DE MANEIRA ALGUMA, AUTORIZA A REVISTA PESSOAL DELA, PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA, SEM NENHUM FATO CRIMINOSO E, AINDA, O INGRESSO DOS POLICIAIS MILITARES NO DOMICÍLIO, SEM QUALQUER TIPO DE CONSENTIMENTO. NESSE PASSO, SENDO AS PROVAS MATERIAIS INEGAVELMENTE NULAS, TODAS AS QUE DELA DERIVAREM TAMBÉM SOFREM DA MESMA CONTAMINAÇÃO, NOS TERMOS DO art. 157, CAPUT, E PARÁGRAFO 1º, DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, APLICANDO-SE A TEORIA DOS FRUTOS DA ÁRVORE ENVENENADA. SOB ESSES ASPECTOS, ABSOLVE-SE A ACUSADA MEIRY RIBEIRO DE CARVALHO, ANTE A VIOLAÇÃO NA OBTENÇÃO DAS PROVAS, COM FULCRO NO art. 386, II, DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. PROVIMENTO DO RECURSO DEFENSIVO.

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 159.9028.0452.1045

6 - TJRJ APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM REPETITÓRIA E INDENIZATÓRIA. TOI. CANCELAMENTO. SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDÊNCIA. DANO MORAL AFASTADO. INCONFORMISMO DO AUTOR. APELO DESPROVIDO. 1.

Demanda em que buscou o autor o cancelamento de TOI e das cobranças a ele referentes, restituição em dobro dos valores cobrados a esse título e indenização por dano moral. 2. Sentença de procedência parcial, afastado o dano moral. 3. Pretensão recursal de procedência do pleito indenizatório. 4. Entendimento desta Câmara julgadora no sentido de que, não tendo havido corte de energia ou negativação do nome do consumidor nos cadastros restritivos de crédito, não há que se falar em dano moral. 5. Sentença escorreita, que não merece reparo. 6. Desprovimento do apelo.... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF

Doc. LEGJUR 756.5432.0855.3263

7 - TJRJ APELAÇÕES CÍVEIS. DIREITO ADMINISTRATIVO.

Autor que postula averbação do tempo de serviço como celetista, qual seja, de 06/03/1989 até 31/05/2000, para fins de adicional por tempo de serviço. Sentença de parcial procedência. Irresignação de ambas as Partes. Impugnação ao valor da causa que não se acolhe, porque o objeto da demanda não se restringe apenas à obrigação de reconhecer o tempo de serviço, mas também ao pagamento da diferença dos triênios não recebidos. Autor que demonstrou a correção do valor por ele atribuído à causa. Estatuto do Servidor Público do Município de Rio das Flores instituiu o adicional por tempo de serviço, fazendo o jus o Autor ao seu recebimento. Devida a condenação do Município ao pagamento da taxa judiciária. Incidência do verbete sumular 145 do TJRJ. Não há que falar em prescrição de fundo de direito, tendo em vista que, no caso dos autos, a relação jurídica é de trato sucessivo, mas, tão somente, das parcelas vencidas nos cinco (05) anos anteriores ao ajuizamento da demanda, nos termos do Decreto 20.910/1932, art. 1º, e do enunciado da Súmula 85, do C. STJ. RECURSOS DESPROVIDOS.... ()

(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote

ÍNTEGRA PDF