1 - TJRSAÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. RESPONSABILIDADE CIVIL. AGRESSÃO FÍSICA. DANOS MORAIS IN RE IPSA. QUANTUM INDENIZATÓRIO. MANUTENÇÃO. HONORÁRIOS RECURSAIS.
I. CUIDA-SE DE AÇÃO EM QUE A AUTORA POSTULA INDENIZAÇÃO A TÍTULO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS EM RAZÃO DAS AGRESSÕES FÍSICAS PRATICADAS PELAS RÉS, EM FRENTE AO LOCAL DE TRABALHO DA PRIMEIRA, A QUAL SOFREU DIVERSAS LESÕES EM SEU ROSTO E PASSOU POR HUMILHAÇÃO.
... ()
2 - TJRSAGRAVO DE INSTRUMENTO. PRIMEIRA TURMA RECURSAL DA FAZENDA PÚBLICA. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. DIREITO À SAÚDE. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. TEMA 1234 DO STF. NOVA DIRETRIZES ESTABELECIDAS. AUSÊNCIA DE PROVA TÉCNICA. DECISÃO DE ORIGEM MANTIDA.
3 - TJRSEMBARGOS DE DECLARAÇÃO. INEXISTÊNCIA DE AFRONTA AOS REQUISITOS DOS arts. 48 DA LEI 9.099/95 E 1.022 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. REDISCUSSÃO DE MÉRITO. DESCABIMENTO.
4 - TJRSAPELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS. SENTENÇA DESCLASSIFICATÓRIA PARA POSSE DE DROGAS PARA USO PESSOAL SEM EMISSÃO DE JUÍZO DE MÉRITO. AUSÊNCIA DE INTERESSE RECURSAL.
A sentença que desclassifica o crime de tráfico de drogas para o de posse para uso pessoal não ostenta natureza condenatória, tão somente modificando a competência para exame do fato, o que afasta o interesse recursal, até mesmo porque, mesmo que sendo meramente desclassificatória, o foi para delito de menor potencial ofensivo, portanto é mais benéfica ao recorrente. Eventual pronunciamento judicial de mérito implicaria supressão de instância.
5 - TJRSDIREITO DO CONSUMIDOR E ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO CÍVEL. SUSPENSÃO PROLONGADA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA. DEMORA NO RESTABELECIMENTO DO SERVIÇO. INOCORRÊNCIA DE FORÇA MAIOR. RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA. DANO MORAL CONFIGURADO. MANUTENÇÃO DO QUANTUM QUANTUM INDENIZATÓRIO. NÃO PROVIMENTO.
6 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL EM ACIDENTE DE TRÂNSITO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO/REPARAÇÃO DE DANOS. CULPA EXCLUSIVA DO REQUERIDO. MANUTENÇÃO PARCIAL DA SENTENÇA.
7 - TJRSDIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS, INSERÇÃO DE APARELHOS ELETRÔNICOS EM ESTABELECIMENTO PRISIONAL E DISPARO DE ARMA DE FOGO. RECURSOS DEFENSIVO E MINISTERIAL. RECONHECIMENTO DA AUTORIA DELITIVA. PLEITO DESCLASSIFICATÓRIO PARA a Lei 11.343/06, art. 28. RECONHECIMENTO DA CONSUNÇÃO ENTRE OS CRIMES DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO. REVISÃO DA APLICAÇÃO DO TRÁFICO PRIVILEGIADO E RECONHECIMENTO DA AGRAVANTE DA REINCIDÊNCIA. MAJORAÇÃO DA PENA. DECISÃO PARCIALMENTE REFORMADA.
I. CASO EM EXAME: Apelações criminais interpostas contra a sentença condenatória que reconheceu a prática dos crimes de tráfico de drogas, inserção de aparelhos eletrônicos em estabelecimento prisional e disparo de arma de fogo, imputados aos réus. O réu Felipe pleiteia a sua absolvição em relação a todos os crimes e, subsidiariamente, a desclassificação do tráfico para o delito previsto na Lei 11.343/06, art. 28, bem como a revogação de sua prisão preventiva e a concessão de assistência judiciária gratuita. O Ministério Público requer a reforma da sentença para afastar o reconhecimento da minorante do tráfico privilegiado e o reconhecimento da consunção entre os crimes de tráfico e disparo de arma de fogo, com o consequente redimensionamento das sanções.... ()
8 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. CONTRATO VERBAL DE EMPREITADA. ALEGAÇÃO DE INADIMPLEMENTO CONTRATUAL. INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. AUSÊNCIA DE PROVA DO FATO CONSTITUTIVO DO DIREITO. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA.
9 - TJRSEMBARGOS DE DECLARAÇÃO. NEGÓCIOS JURÍDICOS BANCÁRIOS. AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. EMBARGOS À EXECUÇÃO REJEITADOS. AUSÊNCIA DE OMISSÃO, OBSCURIDADE OU CONTRADIÇÃO.
NÃO EXISTE QUALQUER OMISSÃO, CONTRADIÇÃO OU OBSCURIDADE NO ACÓRDÃO QUE JUSTIFIQUE O ACOLHIMENTO DOS EMBARGOS DECLARATÓRIOS. CPC, art. 1022.
12 - TJRSDIREITO CIVIL. APELAÇÕES CÍVEIS. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. COBRANÇA INDEVIDA. INSCRIÇÃO EM CADASTRO DE INADIMPLENTES. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. DESPROVIMENTO DOS RECURSOS.
I. CASO EM EXAME:1. Apelações cíveis interpostas por Autor e Réu contra sentença que declarou a inexistência de débito superior a R$ 57,96, determinando o cancelamento da inscrição negativa e condenando a ré ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 5.000,00.
... ()
14 - TJRSAGRAVO INTERNO. APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PÚBLICO NÃO ESPECIFICADO. SAÚDE. NEOPLASIA MALIGNA DE MAMA - CID 10 C50.9. ABEMACICLIBE. INCORPORAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. TEMA 1234 DO E. STF. AJUIZAMENTO ANTERIOR. APLICAÇÃO DA TUTELA PROVISÓRIA INCIDENTAL. LITISCONSÓRCIO PASSIVO NECESSÁRIO COM A UNIÃO EVIDENCIADO.
I - Denota-se a motivação da decisão monocrática agravada, no sentido do litisconsórcio passivo com a União, haja vista a pretensão de fornecimento do medicamento Abemaciclibe, para o tratamento da neoplasia maligna de mama - Cid C50.9.... ()
15 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS. RESPONSABILIDADE SUBJETIVA PELA NEGLIGÊNCIA COM OS INTERESSES DO MANDANTE, QUE ENTREGOU VALORES PARA PAGAMENTO DE HONORÁRIOS E CUSTAS PROCESSUAIS. FALTA DE ELEMENTOS PROBATÓRIOS PARA CARACTERIZAR CONDUTA NEGLIGENTE DOS MANDATÁRIOS. AUSÊNCIA DO DEVER DE INDENIZAR.
16 - TJRSEMBARGOS DE DECLARAÇÃO. IRRESIGNAÇÃO MINISTERIAL. TRÁFICO DE DROGAS. INEXISTÊNCIA DE SITUAÇÃO DE FLAGRANTE ANTERIOR AO INGRESSO NO DOMICÍLIO. OBJETIVO DE REDISCUSSÃO DA MATÉRIA. IMPOSSIBILIDADE. AUSÊNCIA DE OMISSÃO, OBSCURIDADE OU CONTRADIÇÃO A SER SANADA.
17 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL EM ACIDENTE DE TRÂNSITO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO DE DANOS MATERIAIS, MORAIS E ESTÉTICOS E LUCROS CESSANTES/PENSÃO DECORRENTES DE ACIDENTE DE TRÂNSITO.
1. RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL E SUBJETIVA. RECONHECENDO-SE O NEXO DE CAUSALIDADE ENTRE A AÇÃO OU OMISSÃO DE UM, BEM COMO O DANO EXPERIMENTADO POR OUTRO, EVIDENCIA-SE O DEVER DE INDENIZAR DAQUELE QUE CAUSOU O DANO, POR DOLO (COM INTENÇÃO DE PRATICAR ATO) OU CULPA (AGINDO COM IMPRUDÊNCIA: CONDUTA COMISSIVA, NEGLIGÊNCIA: CONDUTA OMISSIVA OU IMPERÍCIA: INOBSERVÂNCIA DE REGRA TÉCNICO-PROFISSIONAL).... ()