1 - TJMG
Ementa: DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. EXCESSO DE EXECUÇÃO. TESE QUE DEVERIA TER SIDO APRESENTADA NA FASE DE CONHECIMENTO. VIOLAÇÃO À COISA JULGADA. IMPOSSIBILIDADE. AUSÊNCIA DE PAGAMENTO VOLUNTÁRIO DO VALOR TOTAL. MULTA E HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS CABÍVEIS SOBRE O VALOR REMANESCENTE. RECURSO DESPROVIDO.
I. CASO EM EXAME
1. Agravo de instrumento visando a reforma da decisão que rejeitou a impugnação ao cumprimento de sentença.
II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO
2. A questão em discussão consiste em (i) saber se é cabível a revisão dos cálculos nos termos da impugnação por excesso na execução formulada pelo ora agravante; e (ii) se cabível a aplicação da multa e dos honorários advocatícios nos termos do art. 523, §1º do CPC.
III. RAZÕES DE DECIDIR
3. Transitada em julgada a sentença, as partes ficam impossibilitadas de reabrirem discussão que deveriam ter levantado na fase de conhecimento, a teor do que dispõe o CPC, art. 508.
4. Tendo ocorrido somente a quitação parcial do valor executado, são devidos sobre o valor remanescente o pagamento da multa e dos honorários previstos no art. 523, §1º, do CPC.
IV. DISPOSITIVO
5. Recurso desprovido.
_________
Dispositivos relevantes citados: CPC, art. 508 e CPC, art. 523, §1º.(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote