1 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. AÇÃO DECLARATÓRIA E INDENIZATÓRIA. DESCONTOS EM BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. EMPRÉSTIMO CONSIGNADO. CONTRATAÇÃO NÃO COMPROVADA. FALHA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. FRAUDE ATESTADA POR PERÍCIA. DEVER DE INDENIZAR. DANO MORAL IN RE IPSA. QUANTUM MANTIDO. REPETIÇÃO DO INDÉBITO EM DOBRO/ RESTITUIÇÃO NA FORMA DOBRADA, OBSERVADA A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DO EARESP Acórdão/STJ. CONSECTÁRIOS LEGAIS NOS TERMOS DOS CODIGO CIVIL, art. 398 e CODIGO CIVIL, art. 406.
1. Comprovada a fraude na assinatura do contrato através de perícia judicial, impõe-se a manutenção da sentença quanto à declaração de inexistência da dívida / quanto à determinação de cancelamento do contrato e dos respectivos descontos.
... ()
I. CASO EM EXAME: Ação penal na qual o réu foi acusado da prática de homicídio tentado contra cinco vítimas, mediante disparos de arma de fogo. O juízo da 1ª Vara Criminal (Especializada em Júri) da Comarca de Santa Maria impronunciou o acusado, com fundamento no CPP, art. 414, por ausência de indícios suficientes de autoria. O Ministério Público apelou, buscando a pronúncia do réu para julgamento pelo Tribunal do Júri.
... ()
3 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. FAMÍLIA. RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL POST MORTEM. CODIGO CIVIL, art. 1.723. COMPROVAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A UNIÃO ESTÁVEL. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA.
PARA CONFIGURAÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL, IMPRESCINDÍVEL O PRESSUPOSTO DA CONVIVÊNCIA PÚBLICA, CONTÍNUA E DURADOURA E ESTABELECIDA COM O OBJETIVO DE CONSTITUIÇÃO DE FAMÍLIA.
4 - TJRSDIREITO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. VIAS DE FATO E DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA. AFASTAMENTO DO DOLO DE DESOBEDIÊNCIA PELO CONSENTIMENTO DA VÍTIMA. PALAVRA DA VÍTIMA. DÚVIDA RAZOÁVEL. PRINCÍPIO DO IN DUBIO PRO REO. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. ABSOLVIÇÃO.
Os elementos de prova produzidos no curso da instrução demonstram a materialidade e a autoria do crime de furto qualificado, especialmente evidenciados pela prisão em flagrante do acusado, circunstância corroborada pela prova oral colhida em Juízo. Condenação mantida.
... ()
6 - TJRSEMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AGRAVO INTERNO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL. PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE (ART. 1.022 DO CPC). OMISSÃO, OBSCURIDADE, CONTRADIÇÃO OU ERRO MATERIAL. INEXISTÊNCIA. REDISCUSSÃO DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO. PREQUESTIONAMENTO. INVIABILIDADE.
1. NÃO SE ADMITE, NO ÂMBITO DOS EMBARGOS DECLARATÓRIOS, A REDISCUSSÃO DA MATÉRIA JULGADA, POIS RECURSO INÁBIL A SUBSTITUIR A DECISÃO PROLATADA. NO CASO CONCRETO, NADA HÁ A SER OBJETO DE INTEGRAÇÃO OU ESCLARECIMENTO.... ()
7 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. SEGUROS. DPVAT. AÇÃO DE COBRANÇA. PRESCRIÇÃO. INOCORRÊNCIA. O TERMO INICIAL DO PRAZO PRESCRICIONAL, NA AÇÃO DE INDENIZAÇÃO, É A DATA EM QUE O SEGURADO TEVE CIÊNCIA INEQUÍVOCA DO CARÁTER PERMANENTE DA INVALIDEZ. EXCETO NOS CASOS DE INVALIDEZ PERMANENTE NOTÓRIA, OU NAQUELES EM QUE O CONHECIMENTO ANTERIOR RESULTE COMPROVADO NA FASE DE INSTRUÇÃO, A CIÊNCIA INEQUÍVOCA DO CARÁTER PERMANENTE DA INVALIDEZ DEPENDE DE LAUDO MÉDICO. READEQUAÇÃO DOS TERMOS DA CONDENAÇÃO. APELO PARCIALMENTE PROVIDO.
8 - TJRSAPELAÇÃO. SEGUROS. DPVAT. AÇÃO DE COBRANÇA. IMPUGNAÇÃO DO LAUDO PERICIAL. PRETENSÃO DE COMPLEMENTAÇÃO DE INDENIZAÇÃO. GRADUAÇÃO DE ACORDO COM A PERÍCIA. SENTENÇA CORRETA. MAJORAÇÃO. INDEVIDA. VALOR DA REPARAÇÃO DEVE SER PROPORCIONAL AO GRAU DA LESÃO.
1) Trata-se de ação de cobrança relativa à complementação de indenização do seguro obrigatório previsto na lei 6.194/74 (DPVAT), com os acréscimos da lei 11.945/2009, julgada parcialmente procedente na origem.... ()
9 - TJRSDIREITO CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE LOCUPLETAMENTO ILÍCITO. CHEQUES DEVOLVIDOS POR DESACORDO COMERCIAL. AUSÊNCIA DE RELAÇÃO DIRETA ENTRE EMITENTE E BENEFICIÁRIO. INOPONIBILIDADE DAS EXCEÇÕES PESSOAIS. MÁ-FÉ NÃO COMPROVADA. NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO.
10 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. REINTEGRAÇÃO DE POSSE. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DO ESBULHO POSSESSÓRIO. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. RECURSO DESPROVIDO.
I. Caso em exame: Ação de reintegração de posse na qual os autores alegam ter sido expulsos do imóvel pelos réus, os quais teriam obstruído completamente sua entrada por meio da instalação de uma cerca com cadeado na porteira. Sustentam que a prova documental e testemunhal demonstrou a ocorrência do esbulho possessório. A sentença julgou improcedente o pedido, por entender que não foi demonstrado o exercício da posse pelos autores nem a prática de esbulho pelos réus, o que motivou a interposição do presente recurso.... ()
11 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. AUSÊNCIA DE PRÉVIA SOLICITAÇÃO ADMINISTRATIVA DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO(S). INEXISTÊNCIA DE PRETENSÃO RESISTIDA E DE INTERESSE PROCESSUAL.
TRATANDO-SE DE DEMANDA PROBATÓRIA AUTÔNOMA VISANDO À EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO(S), VERIFICA-SE QUE A PARTE AUTORA NÃO COMPROVOU HAVER POSTULADO PRÉVIA E ADMINISTRATIVAMENTE CÓPIA DO CONTRATO, E, DIANTE DISSO, EM INEXISTINDO PRETENSÃO RESISTIDA, RESTA CONFIGURADA A AUSÊNCIA DE INTERESSE PROCESSUAL DA AUTORA.
12 - TJRSDIREITO CIVIL. APELAÇÃO CIVEL. POSSE (BENS IMÓVEIS). AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. RECURSOS DE AMBAS AS PARTES. DESPROVIMENTO.
13 - TJRSDIREITO PENAL. RECURSOS EM SENTIDO ESTRITO. TENTATIVA DE HOMICÍDIO QUALIFICADA. MATERIALIDADE E INDÍCIOS SUFICIENTES DE AUTORIA. PRONÚNCIA MANTIDA. QUALIFICADORAS DO MOTIVO FÚTIL E DO RECURSO QUE DIFICULTOU A DEFESA DA VÍTIMA. COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI.
14 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL EM ACIDENTE DE TRÂNSITO. AÇÃO INDENIZATÓRIA. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE ATIVA REJEITADA. EXISTENTE FARTA PROVA NOS AUTOS QUE EVIDENCIA A UNIÃO ESTÁVEL DA APELADA COM A VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE DE TRÂNSITO. REJEITADA A PREFACIAL DE ILEGITIMIDADE PASSIVA. EMPRESA APELANTE PROPRIETÁRIA REGISTRAL DO VEÍCULO. PRECEDENTES DESTA CORTE. ACERVO FÁTICO PROBATÓRIO CARREADO AOS AUTOS QUE DEMONSTRA CULPA EXCLUSIVA DO MOTORISTA DA EMPRESA APELANTE PELO ACIDENTE OCORRIDO. MORTE DA VÍTIMA. DEVER DE INDENIZAR CONFIGURADO. MANTIDO O QUANTUM FIXADO A TÍTULO DE DANOS MORAIS E PENSIONAMENTO. DANOS MATERIAIS DEVIDAMENTE COMPROVADOS. CONEXÃO AFASTADA. ART. 55, §1º DO CPC. CONSECTÁRIOS LEGAIS SOBRE OS VALORES SEGURADOS. OS VALORES CONTRATADOS NA APÓLICE DEVERÃO SER CORRIGIDOS MONETARIAMENTE, DESDE A DATA DA CONTRATAÇÃO DO SEGURO, CONFORME SÚMULA 632/STJ E ACRESCIDOS DE JUROS DE MORA, A PARTIR DA CITAÇÃO.
RECURSO DA PRIMEIRA REQUERIDA DESPROVIDO E APELO DA SEGURADORA PARCIALMENTE PROVIDO
15 - TJRSEMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO INOMINADO. TERCEIRA TURMA RECURSAL DA FAZENDA PÚBLICA. INEXISTÊNCIA DE OBSCURIDADE, CONTRADIÇÃO, OMISSÃO OU ERRO MATERIAL NA DECISÃO EMBARGADA. PRETENSÃO DE REDISCUSSÃO DA MATÉRIA. IMPOSSIBILIDADE. TEMA 1234 DO STF INAPLICÁVEL AO CASO, POIS NÃO SE TRATA DE MEDICAMENTO. EMBARGOS DECLARATÓRIOS DESACOLHIDOS.
16 - TJRSAPELAÇÃO CÍVEL. USUCAPIÃO (BENS IMÓVEIS). AÇÃO DE USUCAPIÃO. DECLARAÇÃO DE DOMÍNIO. SUCESSÃO PROCESSUAL. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA.
I. CASO EM EXAME:1. Apelação cível interposta contra sentença que julgou procedente o pedido formulado pela parte autora, nos autos da ação de usucapião, para declarar o domínio do imóvel objeto da lide em nome do autor.
... ()
17 - TJRSDESAPROPRIAÇÃO INDIRETA. CONSTRUÇÃO DA RODOVIA ERS-324 (TRECHO ENTRONCAMENTO 9020 - GRAMADO LOUREIROS). JUSTA INDENIZAÇÃO. JUROS COMPENSATÓRIOS. ÍNDICE DE ATUALIZAÇÃO.
1. Caracterizado o apossamento administrativo por parte do réu, é devida a correspondente indenização com base no justo valor estabelecido em perícia, devidamente atualizado desde a data da realização desta. Responsabilidade pelo ato ilícito do Poder Público que prepondera na hipótese, diante do princípio constitucional da justa e prévia indenização em dinheiro para a desapropriação (art. 5º, XXIV, da CF-88).... ()
POSSIBILIDADE DE REVISÃO CONTRATUAL. A JURISPRUDÊNCIA SE CONSOLIDOU NO SENTIDO DE QUE O PRINCÍPIO DA PACTA SUNT SERVANDA ACEITA MITIGAÇÃO, HAJA VISTA A POSSIBILIDADE DE REVISÃO DOS CONTRATOS (OS FINDOS, INCLUSIVE), RESPALDADO NO DIREITO CONSUMERISTA.... ()