1 - TJSPDIREITO PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO. JUSTIÇA GRATUITA NÃO APRECIADA. INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL. CONDENAÇÃO AO PAGAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS. IMPOSSIBILIDADE.
I. CASO EM EXAME
1.
Recurso de Apelação interposto contra sentença que indeferiu a petição inicial por falta de apresentação de documentos indispensáveis à propositura da ação, condenando a autora ao pagamento das custas processuais. A apelante pleiteia o afastamento da condenação, alegando que solicitou os benefícios da justiça gratuita, os quais não foram apreciados, e que não houve citação da parte contrária.
... ()
2 - TJSPAPELAÇÃO. TRANSPORTE AÉREO INTERNACIONAL DE CARGA. AVARIAS. AÇÃO REGRESSIVA AJUIZADA POR SEGURADORA.
Ação julgada procedente e lide secundária julgada improcedente, com consequente apelo da ré. Alegação de nulidade ante «reformatio in pejus» e ilegitimidade ativa. Não ocorrências. Documentos a evidenciar avaria parcial da carga ocorrida durante o transporte. Nexo de causalidade demonstrado. Seguradora que indenizou a segurada, a sub-rogar-se nos seus direitos. Aplicação à hipótese da tese firmada pelo Plenário da Egrégia Suprema Corte, no AgReg nos EDv no AgReg nos Edcl no ARE Acórdão/STF, de relatoria do Ministro Gilmar Mendes, DJe de 02.04.2024. Aplicação das normas e convenções internacionais que regem a matéria, inclusive em relação às seguradoras em ação de regresso. Ausência de declaração especial de valor, nos moldes exigidos pelo art. 22.3 da Convenção de Montreal, a ensejar a imposição de indenização tarifada. Precedentes. Improcedência da denunciação da lide que não comporta reforma nos termos do CPC, art. 125. Recurso parcialmente provido... ()